TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Matemática e Processos Gerenciais

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE NOVA IGUAÇU

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

FERNANDA NASCIMENTO DA SILVA

RA 8744163769

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

TUTORA EaD ROBERTA MATINC CIRIBELLO CHAVES

NOVA IGUAÇU / RIO DE JANEIRO

2014

INTRODUÇÃO

A introdução ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, não devendo antecipar as conclusões e recomendações decorrentes do estudo.

Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter das ideias e da matéria tratada. Em suma, apresente o que será apresentado no decorrer do Desafio e seus objetivos.

        Sugestão: 1 página

Todo o conteúdo do Desafio Profissional será baseado na leitura da apresentação da empresa (Hipermercado Hoterdan), que consta nas páginas 5, 6 e 7 do material de apoio. Este material de apoio você encontra acessando uma das disciplinas, clicando no tópico “desafio profissional”, depois novamente no subtópico “Desafio Profissional”, e você terá acesso ao link do arquivo, clique nele e salve com você. É este o arquivo “material de apoio”.  

Para que o desafio seja bem fundamentado, realize também as leituras conforme indicado nas páginas 8 e 9 do material de apoio.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional do Hipermercado é a funcional,ou seja,padrão,dividida em departamentos funcionais,inflexível,linha direta de comunicação,ênfase nas especificações,autoridade funcional,descentralização das decisões.

Abaixo está o organograma atual da empresa.

[pic 3]

(É o passo I que consta nas orientações da página 7 do material de apoio).

Você apresentará neste tópico a estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa. Para auxiliar, sugiro a leitura do capítulo 10 do PLT de Processos Gerenciais. Podem ser realizadas outras pesquisas na internet, apenas atente a sites confiáveis.

2. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

        

Sendo uma empresa regional que tem a ambição de se tornar estadual,as mudanças propostas são: a descentralização de departamentos com a abertura de novas filiais;a inclusão de supervisores/líder para conduzir e controlar o nível operacional em cada departamento de cada filial;ter um gerente geral na matriz para compras,finanças e operacional,e os gerentes regionais de cada uma das funções;a inclusão de um profissional de recursos humanos na matriz e filiais;e dois responsáveis pelas compras de toda a rede que será feita apenas na matriz,para que assim devido ao grande número de pedidos o preço de custo possa ser menor.E para que a distribuição entre as lojas seja feita será utilizada da economia feita pela única compra de tais mercadorias a compra de caminhos ou caminhonetes que por necessidade fará a entrega dos pedidos.A tesouraria será individual,porém a utilização do dinheiro será feita apenas para o pagamento de funcionários.

A cada 15 dias será feito um levantamento da(s) empresa(s) com toda a diretoria.

Uma vez por mês será feita uma auditoria com todos os funcionários para saber a opinião,as sugestões,reclamações e elogios de cada um.

Todos os diretores e gerentes precisaram ter conhecimento,habilidade e estarem ambientados com seu setor para que possam desenvolver com eficácia o seu trabalho e saberem liderar o grupo.

O trabalho em equipe será indispensável entre eles que precisam também trabalhar com motivação para serem exemplos e espelhos para os seus liderados.Não esquecendo que a comunicação precisa também conta pontos para o bom relacionamento entre pessoas.

A liderança mais aconselhável é a democrática por ser mais amiga,consultiva e orientadora.Para treinamento,cada líder deverá agir como se fosse a sua casa,seus filhos,seus bens,seu patrimônio,sua vida.Deverão fazer com e para o próximo o mesmo que gostariam de receber e da mesma maneira que gostariam de serem tratados.

Para o bom entendimento,progresso,rendimento,autorrealização e autoestima dos funcionários com o trabalho entre os diretores,gerentes e a base operacional,deverá ser utilizada a pirâmide de Maslow.A dedicação e atenção voltada para os funcionários operacionais é muito importante pois eles são o capital humano,que fazem todo o trabalho pesado e são a base da empresa.Logo,as necessidades fisiológicas,de segurança e sociais precisam ser atendidas para que se alcance o topo da pirâmide (a autoestima e a autorrealização), e haja motivação para o trabalho ser bem resolvido.

O estoque precisará ser analisado em um intervalo máximo de 60 dias para que possa ser feita a reposição de produtos que estão acabando,a exposição imediata de produtos que estão com a data de validade próxima,promoções com produtos com grandes quantidades,limpeza de produtos avariados e estragados,e principalmente o controle da entrada e saída de mercadorias.

Para que a construção de equipes de alto desempenho,os líderes precisaram estabelecer foco nos resultados,clareza,objetivo,produtividade controlada e planejada,metas e determinação.

A nível estratégico as medidas a empresa precisara tratar com os diretores e gerentes os objetivos empresariais a serem alcançados.Os lucros deverão ser maiores que os custos com a expansão da estrutura para a abrangência estadual e dar continuidade ao trabalho e autonomia.Estar sempre em equilíbrio em todas as áreas envolvidas: operacional,chefia,tático.

Precisa atentar para as suas forças e usa-las a seu favor.Como o reconhecimento e respeito pela sociedade.E enfrentar e contornar as suas fraquezas.Como a falta de retorno financeiro.Criar oportunidades (novos investimentos seja com mercadorias ou colaboradores) e banir as ameaças (falta de capital para a compra e, desistência de funcionários por falta de segurança e motivação profissional).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (207.1 Kb)   docx (109.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com