TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Matemática

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.604 Palavras (19 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

TANGARÁ DA SERRA – MT

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NOME

IVANI SOLANGE DOEBBER

RA

1798236190

ATIVIDADE AVALIATIVA - DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA

E PROCESSOS GERENCIAIS

TUTOR EAD:

TANGARÁ DA SERRA/MT

2015

[pic 2]

SUMÁRIO

1

Introdução

Página 03

2

Administração de Empresas, Teorias, Escolas, ênfases

Página 05

3

O papel do Administrador no contexto organizacional

Página 09

4

A dimensão tecnológica como estratégia empresarial

Página 10

5

A importância do desenho organizacional/departamental

Página 11

6

Controle da Ação e Estrutura organizacional da empresa

Página 13

7

Plano de capacitação gerencial

Página 15

8

Plano de capacitação operacional

Página 18

9

Considerações Finais

Página 20

10

Referências

Página 21

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo principal do presente projeto é ilustrar como é imprescindível ter a organização e a administração ativa e abrangente em qualquer empresa, e em qualquer projeto de vida.

No caso em tela, temos o Hotterdan Hipermercado, que possui mais de 20 anos na praça, atuando na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, detendo consigo 70% do mercado de sua cidade. O Hotterdan Hipermercado encontrou uma queda nos lucros consecutiva de quatro trimestres, que acionou os alarmes da diretoria e da presidência, buscando uma ajuda especializada em gerenciamento, para melhorar a estrutura interna da empresa.

Para iniciarmos, devemos ter basicamente a definição de administração. Chiavenato entende que “A Administração é o meio pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações e oferecer resultados estupendos ”

Todas as empresas, que visam otimização do lucro, buscam aprimorar não só os produtos e serviços ofertados em mercado, mas também sua estrutura organizacional interna, e essa estruturação não é fruto de sorte, mas de uma “série infindável e articulada de decisões, ações, aglutinação de recursos, competências, estratégias, e uma busca infindável de objetivos para alcançar resultados cada vez melhores”

Atualmente, a administração, que é forma como você organiza e planeja uma empresa, ou um trabalho, é considerada a fórmula do sucesso. Podemos dizer que a Administração é FAZER ACONTECER!

“Esse é o encanto da administração: transformar recursos e competências em resultados tangíveis e extraordinários. A administração é a maneira pela qual, as coisas acontecem nas organizações. (...) A administração significa a inteligência organizacional, isto é, a maneira pela qual a organização se articula, planeja, organiza, lidera e controla suas operações no sentido de alcançar objetivos e conseguir resultados esplendidos” (Chiavenato p. 6)

Desenvolvendo uma organização ampla, nos moldes e necessidades da empresa, obtemos otimização do lucro, melhoria no atendimento e até mesmo a satisfação interna dos colaboradores. Isso porque, ao valorizar o trabalho, a competência e importância de cada colaborador, a rotatividade laborativa diminui, sustentando melhor o plano de carreira. A minoração da rotatividade, a capacitação profissional e a melhoria na gestão são fatores positivos para o crescimento da empresa e sua amplitude.

Nesse projeto, vamos modelar a estrutura interna da empresa, e ao final veremos como a gestão interna reflete na lucratividade da empresa, demonstrando assim a importância de administrar.

Primeiramente, ilustraremos a organização da empresa, tal como está atualmente. Feito isso, buscaremos uma forma de aprimorar as habilidades dos gestores, diretores e gerentes da empresa, o ensinando a importância da liderança e a força do trabalho em equipe, que é a chave do sucesso das grandes empresas.

Os diretores terão a obrigação de, após a capacitação, desenvolver equipes para elevar o desempenho dos colaboradores, e maximizar o atendimento satisfatório dos clientes. Para que os colaboradores melhorem, também deverão passar por um processo de aprimoramento e motivação pessoal.

Administrar não é apenas gerir receitas e despesas. Deve-se criar recursos e melhorar os recursos já existentes, aperfeiçoando as qualidades e minimizando as fraquezas. Envolve todos os meios possíveis, para alcançar os objetivos pré-estabelecidos.

  1. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, TEORIAS, ESCOLAS

A Administração vem como sendo o conjunto harmônico de ações, planejamento, discussões, e outros recursos disponíveis, voltados para a gestão de uma empresa. Mas o que é uma empresa?

Empresa é um órgão com estrutura e dotado de personalidade, voltado para uma atividade lucrativa, onde fornece um produto ou um serviço, e que dependem de resultados para se consolidarem no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (296.1 Kb)   docx (60.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com