TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Segundo Bimestre

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE (São Paulo – VM – Vila Mariana)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

GUILHERME PETIT DA SILVA

9497543790

DESAFIO PROFISSIONAL DO 2º BIMESTRE

Disciplinas:

Direito Empresarial

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Tecnologias de Gestão

TUTORA EaD Marley Casagranda

CIDADE / ESTADO

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

2.2. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

2.3. LEGALIDADE NA TERCEIRIZAÇÃO

2.4. PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO

3. RECOMENDAÇÕES FINAIS

4. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

Verificaremos, a seguir, os processos envolvidos em um sistema de gestão de qualidade utilizado em empresas, baseando-se em conceitos teóricos desenvolvidos por especialistas reconhecidos e conceituados, além de exemplos de aplicação prática e efetiva da teoria estudada.

O caso abordado para a pesquisa será o da empresa INOXEL, caldeiraria industrial, fruto da fusão da RER – Caldeiraria com a MHI – Estruturas Metálicas. Com quase 10 anos de atuação no mercado, a empresa conta com uma cartela de clientes de porte extremamente significante, como é o caso de Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota e Ford Motors.

Por princípio, a INOXEL sempre prezou por qualidade no atendimento, além do aprimoramento constante em seus serviços prestados, assim como na parte de relacionamento, tanto com clientes, quanto com fornecedores e parceiros. Dentro deste contexto de crescimento, aumentam as cobranças dos clientes de grande porte, que por sua vez, exigem um grau de qualificação maior da INOXEL, para que esta continue como fornecedor. Uma das exigências é que a organização adquira os certificados ISO. Este artigo visa esclarecer quais aspectos deverão ser aprimorados e de que maneira dar-se-á este processo, considerando o âmbito de modelo de excelência de gestão, sustentabilidade ambiental e questões jurídicas relacionadas à terceirização. Os esclarecimentos serão prestados em relação a questionamentos prepostos sobre o que pode ser usado na Inoxel, quais os critérios a serem trabalhados e quais as ferramentas de gestão mais adequadas a serem utilizadas na referida situação, dentro do modelo de excelência de gestão.

2. DESENVOLVIMENTO

Findo este primeiro bloco de esclarecimentos, avançamos dentro do estudo analisando as ações necessárias referentes à sustentabilidade ambiental, elucidando quais impactos podem ser causados pela atividade da organização, que medidas devem ser sugeridas para adequar este impacto e qual relação custo-benefício envolvida na situação.

Serão averiguados os aspectos jurídicos relativos à terceirização e de que forma eles devem ser tratados para que a empresa esteja em plena conformidade com a lei. Concluindo o estudo, um relatório com as soluções para as questões analisadas será elaborado e apresentado em uma reunião aos sócios-diretores como proposta de implantação.

2.1. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

O “Modelo de Excelência da Gestão” foi criado para estimular e apoiar as organizações, para que estas possam se desenvolver e evoluir sua gestão através dos fundamentos e critérios de excelência. Trazendo-os ao conhecimento geral, analisá-los-emos inicialmente, enumerando-os. Os fundamentos são “pensamentos sistêmicos”, “atuação em rede”, “aprendizado organizacional”, “inovação”, “agilidade”, “liderança transformadora”, “olhar para o futuro”, “conhecimentos sobre clientes e mercados”, “responsabilidade social”, “valorização das pessoas e da cultura”, “decisões fundamentadas”, “orientação por processos” e “geração de valor”, totalizando uma quantidade de 13 fundamentos. Oito são os critérios de excelência, iniciando-os por “pessoas”, “liderança”, “estratégias e planos”, “clientes”, “sociedade”, “processos”, “resultado” e finalizando a sequência de critérios “informações e conhecimento”.

Um modelo de gestão que, indubitavelmente, teve sua eficácia comprovada é o TQM, (Total Quality Management), que em português significa Gestão de Qualidade Total. Ele possibilita a penetração em todos os níveis hierárquicos da instituição, não deixando de lado os fornecedores, distribuidores e parceiros de negócio. A finalidade do TQM é oferecer produtos e serviços, alcançando a total satisfação dos consumidores com o máximo aproveitamento econômico. A Toyota, que inclusive é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com