TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Técnicas de Gestão

Por:   •  5/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.566 Palavras (11 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 11

DESAFIO PROFISSIONAL

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

ANHANGUERA EDUCACIONAL POLO DE CAXIAS DO SUL

[pic 1]

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

Tecnologias de Gestão;

Processos Gerenciais;

Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Nome: Simone Pitt da Costa

RA: 0139507397

Tutor à distância: Janaína Sanches Santos

SUMÁRIO:

  1. INTRODUÇÃO.............................................................3
  2. DESENVOLVIMENTO ............................4,5,6,7,8,9,10
  3. CONCLUSÃO,...........................................................11        

INTRODUÇÃO

 Sabemos que para qualquer tipo de organização empresarial é necessário uma administração, um controle dos processos e trabalhos realizados dentro da instituição e para isso contamos com a administração e seu processo de gerenciamento. O conceito de administração de acordo com CHIAVENATO é o processo de transformar recursos e competências em resultados tangíveis e extraordinários. Logo entendemos que o modo de gerir está diretamente ligado com os recursos humanos, materiais e financeiros de uma instituição, bem como, com o resultado destes recursos para a organização. Podemos dizer que é a administração, através do processo gerencial, que faz uma organização funcionar. O processo gerencial é justamente o ato contínuo, repetitivo, de planejar, organizar, dirigir e controlar.

        

COMUNICAÇÃO A BASE DE TUDO

         Desde os primórdios, a comunicação é uma das ferramentas mais utilizadas, pelo homem, seja no trabalho, com a família e em qualquer lugar, é a comunicação, e nas organizações, não é diferente, tudo se desenvolve a partir da mesma, e é imprescindível que esta funcione da melhor forma possível. Tem por objetivo, informar, integrar, passar conhecimento, e principalmente facilitar o trabalho e a convivência entre os colaboradores.

Para que a comunicação ocorra, são essenciais:

[pic 2][pic 3]

COMUNICADOR                 MENSAGEM              RECEPTOR

        A comunicação só ocorre quando o receptor compreende a mensagem enviada, pelo remetente, ou comunicador, não importa a forma, como a mensagem for enviada seja ela oral, escrita ou através de sinais.

        Existem dois tipos de comunicação, a verbal e a comunicação não verbal.

  • Comunicação Verbal: Ocorre de duas formas, oral e escrita.
  • Comunicação não verbal: Transmite a informação através dos fatores espaço físico, posição do corpo, postura, gestos, timbre de voz, vestuário, expressões.

       A finalidade da comunicação, é o relacionamento com os outros, entender o mundo, e modificar o que estiver ao nosso redor. Só sabemos se a finalidade da comunicação foi atingida, se a informação transmitida foi compreendida pelos interessados.

      E a comunicação, justamente em um hospital deve ter o mínimo de falhas possíveis, pois além de todos os objetivos que existem nas organizações, existe um objetivo maior, que é o de salvar vidas, curar doenças, e minimizar o sofrimento, quando  já não é mais  permitido eliminá-lo.  

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

         Atualmente as empresas necessitam, cada vez mais de processos que  auxiliem, a administrar, seus negócios, sendo estes dos ramos mais variados, uma das formas mais completas de fazer isso, é implantando SIGs, nas organizações.

         Mas afinal de contas, o que é um SIG?

SIG significa, SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL, são sistemas compostos de softwares, hardwares e redes, com o intuito de transformar dados em informações concretas, que auxiliem o trabalho de uma forma geral, dentro das empresas.

        Os SIGs, são  produzidos de acordo, com a necessidade de cada empresa, moldados de forma que atendam á toda organização, e individualmente conforme a necessidade de cada setor, isso significa que, cada departamento realiza seu trabalho, utilizando a parte do SIG que cabe a ele, mas que cada parte, complementa o trabalho da outra, com o objetivo maior que é juntar todas as informações necessárias para que se possa tomar as decisões cabíveis a cada setor de forma correta, utilizando-se dos dados fornecidos  pelo sistema, e que no fim das contas auxiliam a todos a alcançar um objetivo maior, que é o desejo de todas as organizações.

       Este é um dos métodos mais seguros de comunicação, para uma organização, pois os dados mostrados nestes sistemas, são muito confiáveis, e estão á disposição de todos os que tiveram necessidade de utilizá-los, proporcionando assim, uma maior certeza, de tomada de decisão, evitando perdas de tempo com verificação de relatórios manuais, consequentemente, arquivando assim menos papéis, e assim por diante.

        É a comunicação mais eficaz pois não há margem, para dúvidas, por não ter ouvido corretamente, ou a informação passada ter sido de forma equivocada, o sistema mostra as informações necessárias, armazena e processa conforme a necessidade de cada organização.

TECNOLOGIAS LIMPAS

       Hoje muito se fala em desenvolvimento sustentável e tecnologias limpas, isso em todos os ramos de negócios, e nos hospitais, não é diferente, fiz a pesquisa em um hospital ABC na serra gaúcha, que tem como principal objetivo, destinar corretamente, todos os resíduos, produzidos pelo mesmo. O lixo hospitalar é um dos mais perigosos, e que traz mais males, a nós e a natureza, com o passar do tempo, isso, por que o lixo proveniente dos hospitais tem várias formas de contaminação, dentre elas, a contaminação, química, biológica, e assim por diante. E para que todo esse problema seja evitado, o correto é dar o destino certo a cada resíduo produzido nestes locais. O primeiro passo para que isso ocorra, é a segregação, feita de forma correta, com o objetivo de facilitar, o processamento dos resíduos, de forma que não venham a prejudicar, o meio ambiente, e as gerações futuras.  Em todos os setores do hospital é feita a segregação dos resíduos e a mesma funciona da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (505.9 Kb)   docx (213.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com