TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Recursos Humanos

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.279 Palavras (14 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas: Direito Empresarial,

Responsabilidade Social e Meio Ambiente e

Tecnologias de Gestão

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Sorocaba/SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................................... 3

1.MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO.....................................................................4

2. IMPACTO AMBIENTAL....................................................................................................5

3. TERCEIRIZAÇÃO...............................................................................................................6

4. CONTEÚDO DESENVOLVIDO – 1º REUNIÃO..............................................................8

4.1. CONTEÚDO DESENVOLVIDO – 2º REUNIÃO.........................................................12

CONCLUSÃO........................................................................................................................16

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................. 17

        INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma consultoria na INOXEL, localizada na região de Jundiaí e que desenvolve produtos e serviços voltados na área de caldeiraria industrial.

Este estudo nos mostra que nos últimos anos a empresa tem perdido a competividade no mercado e o aumento consideráveis dos seus custos de operação, ocasionando assim a perda de seus clientes.

Esta consultoria tem o proposito de buscar o embasamento necessáriopara auxiliar nas possíveis melhorias do sistema produtivo recuperando os clientes perdidos por meio de redução dos custos de produção, utilizando assim os recursos e ferramentas disponíveis.

  1. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

A INOXEL atua no mercado há quase 10 anos, porem ainda não possui as certificações de qualidade para que possa cumprir as exigências de seus clientes ( que são empresas de grande porte), devido a isso implantaremos primeiramente a norma  ISO 9001 , que estipula que a empresa deverá atender as normas, leis e regulamentos do setor que atua, o básico exigido pela legislação brasileira ou seja ,ter um sistema de gestão da qualidade, onde a organização demonstra sua capacidade para fornecer produtos que atendam os requisitos regulamentares aplicáveis que tem como objetivo aumentar a satisfação dos clientes.

Para implantar a norma precisaremos do manual da qualidade, controle de documentos, controle de registros, auditoria interna, controle de produto não conforme, ação corretiva e ação preventiva.

Logo após que implantarmos o ISO 9001 implantaremos a norma ISO 14001 que visa a implementação de sistemas de gestão ambiental nas organizações. Para implantarmos o ISO 14001 compriremos os requisitos do sistema de gestão ambiental que são: requisitos gerais, politica ambiental, planejamento, implementação e operação, verificação e analise pela administração.

Para a implantação de ambas as normas, precisaremos contratar uma empresa de certificações.

Depois de implantadas as certificações a INOXEL estará mais competitiva no mercado, pois os clientes sempre buscam o que há de melhor.

  1. IMPACTO AMBIENTAL

Os impactos ambientais, suas medidas sugeridas para amenizar eles e o custo benefício que todos eles irão trazer a empresa INOXEL.

Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização

Medidas sugeridas para adequar esse impacto

Custo/Beneficio

Emissão de Dióxido de carbono.

A substituição de combustíveis poluentes, por energias renováveis.

Crédito de carbono

Contaminação do solo e água.

Instalação de redes de drenagem e sistemas de tratamento de efluentes.

Reutilização da agua tratada.

Esgotamento de recursos naturais.

Reutilização de material ferroso.

Economia de minérios e economia de energia.

  1. TERCEIRIZAÇÃO

Ao contratar uma determinada empresa para efetuar alguma atividade, deve-se ter certeza que essa empresa é habilitada e capacitada para tal atividade, pois qualquer falha, transtorno ou prejuízo que essa empresa causar, a INOXEL que será responsabilizada.

Para garantir que está fazendo a escolha certa na hora da terceirização, é fundamental a solicitação de alguns documentos básicos, qualquer empresa idônea e que cumpre as leis trabalhistas será fácil providenciar esses documentos.

  • Certidões Negativas de Débitos Municipais, Estaduais e Federais, especialmente as expedidas pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
  • Contrato Social, ou Documentação Societária, atualizado do prestador de serviços.
  • Certidões dos Distribuidores de Processos Federais, Cíveis, Criminais e Trabalhistas, tanto da pessoa jurídica como dos sócios ou proprietários das empresas de prestação de serviços.
  • Cópia do livro de registro do Ministério do Trabalho: obrigatório para todas as pessoas jurídicas e equiparadas que possuam funcionário(s). Só será utilizado por auditores fiscais em caso de vistorias na empresa.
  •  Cartão CNPJ: é um documento onde constam os dados da empresa.
  •  PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, documento ligado a área de segurança onde serão previstos todos os tipos de riscos existentes para todas as funções realizadas pelos colaboradores da empresa, também constando medidas preventivas e de melhorias em relação à saúde e segurança dos trabalhadores;
  • PCMSO: Programa de Condições Médicas de Saúde Ocupacional, documento ligado à área da medicina do trabalho, nele constarão os riscos existentes para cada função e seus respectivos exames e resultados.

Esses documentos listados são o mínimo a se exigir de uma empresa terceirizada, e para garantir sua segurança em relação a eventuais problemas, pode-se ainda solicitar documentos específicos de empregados como os seguintes:

  • Cópia do treinamento de Integração: onde o funcionário será informado dos procedimentos de sua empresa, incluindo questões de segurança no trabalho;
  • Cópia da ficha de registro do funcionário: Ficha onde será comprovada a existência daquele funcionário dentro da empresa.
  •  Ordem de Serviço: documentos previstos em lei que obriga o empregador emite-lo fornecendo ao empregado informações sobre condutas a seguir, de acordo com sua função dentro da empresa;
  • Cópia da ficha de EPI’s: Ficha preenchida pelo empregador que comprovará a disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual para seus empregados;
  • ASO: Atestado Médico de Saúde Ocupacional, documento que comprova as condições ocupacionais de um trabalhador estando ele apto ou não para exercer a atividade.

Após contratação deve-se também ter alguns cuidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (315.9 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com