TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.183 Palavras (13 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 13

Liderança

Desenvolvimento Organizacional

Dimensão Humana na Governança Corporativa

“O Sucesso de um sonhador”

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................................03

RESUMO DO FILME : “O MESTRE DOS MARES”.....................................................04

ANÁLISE E RELATÓRIO DA PESQUISA......................................................................05

CONCLUSÃO.......................................................................................................................13                                                          

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................15

Introdução.

O presente trabalho  foi elaborado com os estudos das matérias: Liderança, Desenvolvimento Organizacional e Dimensão Humana na Governança com informações adquiridas da Empresa pesquisada Coca Cola FEMSA com o filme “Jobs”.

A Empresa Coca Cola FEMSA, localizada na Rod. Gabriel Paulino Bueno Couto, Km 65 na cidade de Jundiaí, São Paulo. A sua produção abastece cerca de 50 milhões de pessoas nas regiões da grande São Paulo, interior e litoral paulista, além de parte do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. A empresa é uma das maiores multinacional do mundo, de grande porte e de origem Mexicana, onde o  grupo de Acionista investem o seu capital visando obter lucros nos seus negócios.

No desafio profissional foi comparado o filme Jobs com a Empresa pesquisada Coca Cola FEMSA, observamos que a organização sempre se preocupa em reter os colaboradores para o mercado e aos seus concorrentes e sempre se preocupa em investimentos com treinamentos a seus colaboradores.

O filme “Jobs” narra a história e a trajetória de sucesso de Steve Jobs um jovem com comportamento rebelde, estudante de arte, tinha um amigo que sempre estava sempre ao seu lado. Jobs começou trabalhar na Empresa Atari, onde tinha dificuldade em se relacionar com os colegas de trabalho, e em uma das discussões com um companheiro de trabalho pede para ser dispensado pelo seu chefe e pede para poder desenvolver em sua casa o projeto do jogo que estava em andamento. Neste novo desafio Jobs terá ajuda de seu amigo Oz que esta desenvolvendo placas de computador onde irão ocupar o mesmo espaço para o desenvolvimento dos projetos. Seu amigo através de um hobby desenvolveu um sistema operacional de grande tecnologia da época. Jobs convence seu amigo apresentar a novidade  com o nome Apple, significando o fruto da criação, no clube de criação de computadores no auditório da universidade. Na apresentação aparentemente parecia ser um fracasso, mais no final Jobs foi procurado por Paul dono de uma loja de computadores onde teve interesse pelo projeto do seu amigo Oz. Jobs no dia seguinte vai ao encontro de Paul onde negociaram a criação de 50 máquinas, onde Jobs prometeu entregar em 60 dias, surpreendendo Paul que tinha dado um prazo de 90 dias.

Jobs era uma pessoa sonhadora e já tinha planos de criar um novo modelo que iria revolucionar o mundo da informática, em determinado momento Jobbs é procurado por Maykel indicado por um amigo depois de muita insistência através de suas ligações, o empresário mostrou seu interesse de assumir um risco e investir valores no projeto.

                              Liderança

Falhas no filme.

Jobs no inicio de sua carreira profissional tinha um amigo chamado Oz, que sempre esteve ao seu lado apoiando e dando forças nos momentos de maiores dificuldades. Jobs e seu amigo tinha um pequeno espaço cedido  pelo seu pai para projetarem e darem andamento a suas ideias e porem em prática seus sonhos e seus objetivos, com um pedido de 50 peças e com um prazo de 60 dias, eles conseguiram ajuda de mais 3 jovens voluntários que se empenharam para entregar no prazo estipulado. Ao passar alguns anos e com o sucesso da sua Empresa Apple  adquiridos através do trabalho em equipe, observamos que as atitudes de Jobs foi se alterando e resolve dispensar os amigos que sempre esteve ao seu lado e começa a se aliar a empresários interessados em ações e sucesso, e seu melhor amigo percebendo as atitudes de Jobs resolve se afastar de todo aquele sonho que estava se realizando mais que Jobs não reconheceu o empenho e a ajuda que tinha recebido no inicio da sua carreira. Jobs não quis assumir a gravidez de sua namorada e rompe o relacionamento, e rejeita a paternidade de sua filha alegando a falta de tempo à família.

Liderança na Empresa Coca Cola FEMSA.

Na Coca Cola FEMSA há maior preocupação é com o nível de engajamento dos colaboradores, pois para a organização ser competitiva elas precisam de pessoas que se comprometam com os resultados e buscam soluções para os problemas e usam a criatividade, são pessoas que vestem a camisa, mais para manter o alto nível de engajamento da equipe tem como chave o papel da liderança, pois o líder faz a diferença no engajamento e na motivação da equipe.

Técnicas que funcionaram através das falhas.

Na Coca Cola foi observado por membros de Recursos Humanos através de uma pesquisa, que um determinado setor da Empresa, os colaboradores estavam todos desmotivados, pois o líder do setor tinha perdido totalmente o controle de sua equipe, pois nas reclamações foi relatadas um líder autoritário que desmotivava a equipe com ameaças e excesso de poder no cargo. A partir destas denuncias foram feitas uma auditória em toda a Organização para não levantar suspeitas e preservar os denunciantes.

Técnicas que funcionaram

E foram comprovadas as denúncias do setor e por decisão da diretoria este líder foi demitido de forma secreta para preservar a sua imagem.

A Empresa promoveu um dos colaboradores da Organização e em determinado momento foram observados uma equipe motivada e engajada onde a Empresa, a equipe e o setor era o mesmo o que mudou foi a liderança, pois toda a motivação e sucesso da equipe é de total responsabilidade do líder.

Desenvolvimento Organizacional.

Técnicas que funcionaram no Filme.

Com este novo projeto os amigos tiveram que adquirir um espaço cedido pelo pai de Jobs e para projetar e produzir as peças no prazo prometido tiveram que selecionar mais 3 jovens amigos. Com o reforço da equipe Jobs consegue entregar o pedido no prazo combinado, pra sua surpresa o dono da loja cobra o restante das peças como os monitores e teclados e Jobs convence o comerciante a vender as placas de computador em separados para os seus clientes. Jobs tentar vender sem sucesso a novidade por telefone, e em determinado momento Jobs cobra um dos membros da equipe tentando jogar a responsabilidade do fracasso do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com