TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  26/5/2015  •  Abstract  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE Guarulhos

CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Alessandra Satrovas Siqueira        

 RA 9136936780                

 Desafio Profissional

Logística Empresarial

Planejamento, Programação e Controle de Produção

Professor Tutor ANTONIO JOÃO FERREIRA JUNIOR

GUARULHOS / SP

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo o levantamento de dados da cadeia de suprimentos da empresa foco no ramo industrial, com apresentação de relatórios da situação atual.

Identificação da empresa:

Nome: PH FIT Fitas e Inovações Têxteis Ltda

Localização: Estrada nova Odessa,2500 – Nova Odessa – SP

Segmento: Têxtil e demais produtos complementares utilizados no artesanato, em presentes, customização de roupas e acessórios, patchwork, arranjos florais, decoração e ornamentação, além de uma ampla gama de outras aplicações.

Porte: Grande

Missão: Inovar e produzir o melhor em fitas, com alta tecnologia, especializada no desenvolvimento técnico e no design que resultam no lançamento periódico de coleções altamente competitivas e diferenciadas.

Valores: Atender cada segmento de forma específica e customizada, contando com equipes e procedimentos independentes adaptados a cada mercado e cliente.

Produto Comercializado: Fitas Têxteis rígidas

Público Alvo: Atacadistas, Varejistas, floriculturas, papelarias, armarinhos, supermercados e hipermercados.

Nome: João Paulo Lopes – Cargo: Gerente de Logística

Introdução

O perfeito entendimento da cadeia de abastecimento integrado tem sido um fator de vantagem competitiva dentro da rede logística. Neste fluxo são encontrados  dois fluxos principais: fluxo de materiais, onde é realizada a movimentação de materiais e fluxo de informações, que acontece em qualquer sentido dentro de uma cadeia de suprimentos. O fluxo tem alguns fatores críticos que devem ser citados como: bons controles de entrada, processos mapeados, ciclos de tempo, sistemas de informação, rede de logística e relações colaborativas.

Desta forma, ao atender o simples fluxo físico percorrido pelos insumos e produtos ao longo de uma cadeia de comercialização para  uma visão mais abrangente de cadeia de valor, percebe-se que temos de considerar os relacionamentos que tornam esta cadeia mais competitiva e com menores custos para cada um dos elementos da mesma. O local do estoque que implica na armazenagem dos materiais semiacabados ou acabados demandam investimentos em infraestrutura e equipamento, além de custo de operação como funcionários, energia entre outros.

Outro aspecto a ser gerenciado com rigor é a obsolência do estoque, pois é comum encontrar em todas as fases da gestão dos estoques a existência de produtos obsoletos, fora de uso, ali com cobertura de estoque compreendendo longos períodos equivalentes de consumo. Portanto, além dos custos direto de infraestrutura e operação também tem como agravante o respectivo custo financeiro derivado da imobilização de caixa. Tudo que exige movimentação de material agrega custos, avaliar o fluxo, o aspecto, o trajeto inverso, o percurso percorrido em todas as etapas do processo.

Na prática, além da necessidade de se acompanhar todos os fluxos físicos entre os elementos da cadeia de suprimentos, necessita-se gerenciar outras informações que devem ser compartilhadas como demandas previstas e reais, negociações e ordens de fornecimento, dados técnicos e garantias, programas de produção e ordens de coleta de transportadoras, documentos fiscais e suas respectivas conferências.

Por esta relação de processos e fatos geradores de dados, é fácil perceber a necessidade imperiosa de se ter a máxima produtividade de uma rede logística dentro da empresa.

PRODUÇÃO  E TRANSPORTE

O fio vai direto para urideira fazendo os rolos de urdume, após os rolos urdidos são liçados e colocados nos teares. O produto saindo dos teares é dado à entrada e armazenado em uma área de estoque cru.

Após esse procedimento, os produtos selecionados através de ordem de produção são enviados para tingimento na tinturaria. Com o término do produto tingido, também são selecionados por ordem de produção e enviados para embalagem, o produto é embalado e entregue a expedição à mesma expede para os clientes através de frotas próprias, rastreados e com seguro de carga e gerenciamento de risco, diminuindo assim a sinistralidade.

RESUMO

O interesse pela Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos como algo importante na administração é relativamente recente, nos últimos anos, a logística vem sendo apontada como uma das principais ferramentas para o desenvolvimento competitivo nas empresas dos mais diversos setores, dos fornecedores, até a destinação final.

A logística se tornou nos últimos tempos uma ferramenta que oportuniza para as empresas, quando bem utilizada, vantagens e benefícios, levando as empresas a criarem departamentos específicos para se ter maior controle sobre fluxos de materiais, informações e recursos financeiros.

Com o passar do tempo as pequenas empresas vem se conscientizando de que a logística é importante não só nas grandes empresas automobilísticas, de informática ou de bebidas, mas que para o bom desempenho e alcance satisfatório dos objetivos da empresa se torna cada vez mais necessária a necessidade de utilização dessa ferramenta, sugerindo melhorias que poderão contribuir para o gerenciamento logístico e assim oferecer a logística do serviço ao cliente, um diferencial competitivo independente do porte da empresa, entretanto, as atividades que compõem o seu foco já são realizadas pelas organizações desde o início da produção até a distribuição física. A Logística proporciona a integração das atividades da empresa, desde os fornecedores de matérias primas ao consumidor final.

A demanda está aumentando velozmente, e em consequência disso o próprio processo produtivo necessitará de reformulação para melhorar o fluxo de trabalho e eliminar gargalos que estão surgindo em função desse crescimento que vem se desenvolvendo de forma desordenada. Por isso é tão importante que as pequenas empresas se conscientizem que a logística trata de atividades existentes em qualquer empresa e por isso pode ajuda-la a melhorar seus resultados e da importância da logística como ferramenta para melhoria do desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (104 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com