TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

1° BIMESTRE

ELISIANE ISRAEL DA SILVA        RA 9978022140

TUTOR EaD: PROFESSOR JOÃO PAULO SASSIOTO 

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I Prointer _ I  2015/01

Relatório Parcial

POLO DE APOIO PRESENCIAL: SANTA MARIA-RS

ABRIL/2015

ELISIANE ISRAEL DA SILVA: RA:9978022140

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I Prointer _ I  2015/01

Relatório Parcial

Trabalho apresentado como requisito para conclusão do Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Logística, do Curso de Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do Tutor EaD JOÃO PAULO SASSIOTO

POLO DE APOIO PRESENCIAL: SANTA MARIA-RS

Abril/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................04

ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR....................................................05

EMPREENDIMENTO.........................................................................................08

ANÁLISE SWOT (ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES, AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS ................................................................................................09

CONSIDERAÇÕS FINAIS.................................................................................11

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre as disciplinas Técnicas de Negociação; Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional., mais concretamente a elaboração de um relatório parcial para a elaboração de um plano de negócios.

O objetivo desse Relatório Parcial é apresentar a ideia de empreendimento, bem como fazer uma análise das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas através da coleta de informações da entrevista realizada com o empreendedor Alba Valeria Rosa de Oliveira, da empresa Mini Mercado Otaviano.

Está organizado em quatro partes: na parte um será a entrevista com o empreendedor, na parte dois o empreendimento, na parte tres a analise das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, na parte quatro as considerações finais.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com páginas da internet.

ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR

Questionário

Nome da Empresa: MINI MERCADO OTAVIANO

Endereço: Avenida dos Imigrantes, 293

 Cidade: Cachoeira do  Sul

Estado: Rio Grande do Sul

Ramo de Atividades: Produtos e/ou serviços: Alimentício, conto com serviço de pagamento de contas, vendo gás, frango e carne assada aos domingos.

Data de Inicio das atividades: 04 de janeiro de 2000

 Entrevistado: Alba Valeria Rosa de Oliveira

 1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? Na verdade foi a oportunidade de comprar o estabelecimento.

2) Existem outros empreendedores em sua família? Não

3) Sua idéia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? Como eu tinha filhas pequenos decidi não trabalhar fora.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio? Tenho faculdade de pedagogia não concluída e não foi relevante para o negócio.

5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? Porque nos dias de hoje a situação está muito difícil, é muito imposto, muita cobrança do governo, se manter no mercado hoje está sendo um desafio.

 6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? Hoje eu não saberia te dizer, porque cada dia é um desafio, a busca por novos produtos, preços e qualidade no atendimento é isso que procuro para poder superar.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? Não fazendo um julgamento, aprendendo a ouvir a necessidade do cliente, atendendo também o fornecedor.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender? Não me considero empreendedora ainda estou aprendendo, mas oportunidade a gente vai encontrando ao longo do trabalho.

9) Como você avaliou esta oportunidade? Sempre que surge algo novo tento achar uma saída confiável para tal.

 10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. Não tinha plano de negócio a oportunidade foi aparecendo, fiz curso, busco dicas, ou seja orientações pela internet no portal do Sebrae.

 11)Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? Nenhuma era vendedora de porta em porta, sou professora, fui doméstica e babá.

12)Quais são suas forças e fraquezas? Força: acho que a vontade de buscar algo novo, de ajudar pessoas de contribuir de alguma forma para melhorara vida; Fraquezas: as incompreensões das pessoas de não poder ajudar, não saber lidar com pressões do dia a dia.

13)Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? Não tenho sócio mas tenho um esposo, amigo, companheiro que sempre que pode me ajuda, me orienta.

14)O que significa ter ética nos negócios para você? Muito é tudo, fundamental por lidar com pessoas.

15)Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio? No início só a vontade, mais a necessidade de inovar nos exigiu trabalhar mais, fazer financiamentos, parcelamentos.

 16)Onde e quando obteve estes recursos? Através de balanço, somente no início.

17)Quando e como obteve o primeiro cliente? Era um boteco e já exisita este estabelecimento pegamos ele em pleno funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com