TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TAGUATINGA/DF-FACNET

LUCIANO MAX DA FONSECA RA: 2855164824

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR: Glaucinei Dutra Galvão

BRASÍLIA / DF

2015


INTRODUÇÃO

Com o desenvolvimento da tecnologia, o meio educacional ganha novos meios de aprendizagem. Nesse sentido este trabalho pretende falar sobre o desenvolvimento tecnológico que ajuda a propiciar educação em nível profissionalizante. A tecnologia inserida nas salas de aula pode ser considerada como uma ferramenta de auxílio para o professor, além de ajudar os alunos a terem maior desejo pela educação. O trabalho irá apresentar o projeto de uma ONG que quer levar tecnologia aliada a educação para o espaço de suas atividades, terá uma ideia de curso de inglês com tecnologia, onde haverá a divisão em fases, cada fase terá aplicativos e softwares que ajudarão alunos a compreender de forma mais essa língua tão complexa. Esse trabalho dará exemplos de cursos, reportagens e vídeos sobre tecnologia na educação.

Passo 1

Ambiente/ Sala Temática: Curso de Inglês

Usuários: Professor e Alunos

Recursos

Tecnológicos

Justificativas e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Internet

Usada para romper as paredes da ONG, para que tanto professor como aluno possa conhecer o mundo, culturas diferentes.

Estudantes trabalharem  com alunos de outras culturas, podendo entender e perceber novas e diferentes visões de mundo, ampliando, assim, seu conhecimento.

Software que bloqueie o acesso a sites, que não esteja relacionada ao tema dado pelo professor.

Notebook/ Tablet

Mostrar ao aluno vídeos legendados.

Para que o aluno tenha uma forma de aprendizagem mais inovadora.

Software de filmes internacionais ou clipes musicais em inglês com legenda.

Passo 2

        A ONG Esperança foi fundada com o intuito de ajudar crianças, adolescentes e jovens carentes, tanto na educação como tirando da rua e da violência, a tecnologia vai ajudar bastante nesse critério. Nos últimos anos a tecnologia vem se tornando um meio essencial na educação, pois traz conhecimentos de culturas diferentes de modo simultâneo.

        A ONG entende que a utilização de outros meios que não sejam livros pode facilitar a aprendizagem de forma significativa. A Internet é uma tecnologia que motiva os alunos, pela novidade e diversas formas de pesquisa que oferece. Se o professor demonstra confiança e é cordial com os alunos, isso motivará ainda mais esses jovens. Ensinar é saber como fazer o jovem entender de diversas formas o que é explicado, sendo por meio de tecnologia, livros, som ou filmes. Mas o que ajuda mesmo nesse processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação do professor. É importante que os professores sejam educadores, e não apenas professores, mostrando que é importante aprender e passar o que foi aprendido, o trabalho em grupo, a troca de experiências.

Para a ONG ensinar com novas tecnologias, ajudaria a transformar a maneira convencional de ensino, onde o aluno vê apenas o professor como meio de aprendizado, sendo que o mesmo é mediador de aprendizagem. A Internet é o novo meio de aprendizado, mesmo assim não é realidade na maioria das escolas, em outras já está em fase de projeto.

“Mas observadores acreditam que se internet, tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas forem usadas para estimular a imaginação dos alunos e amparar o trabalho do professor, com objetivos claros, podem ter impactos positivos não apenas nas notas, mas no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos estudantes.”

( http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/12/dez-tendencias-da-tecnologia-na-educacao.html, 2014)

Essa mesma reportagem do site G1 cita dez tendências da tecnologia na educação, irei cita-las e explicar cada uma:

  1. Agregar valor ao trabalho do professor em vez de substituí-lo:

O professor irá de ser apenas transmissor e passa a ser um mediador, orientando os alunos e identificando qual o melhor dispositivo para cada aula.

  1. Melhorar processos, sem precisar mudá-los radicalmente:

Na parte de exatas é onde essa parte fica mais visível, onde alunos transformam equações e números em gráficos digitais.

  1. Tablets estão ganhando o espaço de laptops e desktops:

Para a UNESCO o tablete é uma tendência de médio prazo na educação, seja comprado pelos pais do aluno ou emprestado pelo governo.

  1. Pensar na internet além dos sites de buscas e das redes sociais:

Existe um projeto chamado GLOBE (www.globe.gov), que conecta mais de 4 mil escolas do mundo com cientistas. Nesse site os alunos coletam dados ambientais de suas regiões e os enviam aos especialistas, que ajudam a analisá-los e a sugerir soluções para problemas do meio ambiente local.

  1. Fazer conexões com o mundo real:

Facilitar a conexão da sala de aula com o mundo exterior, no Equador alunos simularam a abertura de um restaurante, durante as aulas, com ajuda de computadores.

  1. Estimular criação, cooperação e interação:

Avaliações indicam que a compreensão de conteúdos é maior em ambientes tecnológicos, do que se fossem usados apenas livros didáticos.

  1. Pensar em novas formas de avaliar os alunos:

"O melhor é buscar tarefas que estimulem a relação com o conteúdo e a reflexão – dar desafios maiores a alunos que estão armados de mais tecnologia", diz Pedró.

  1. Usar games em favor do aprendizado:

No Peru, alunos participaram da construção de um jogo em 3D baseado em um episódio da independência peruana (a rebelião de Cusco, de 1814). Ele foi usado como complemento às aulas e melhorou o rendimento da turma.

  1. Customização e personalização:

Algumas plataformas online permitem que o conteúdo seja personalizado pela região (atividades ligadas à história e ao costume locais, por exemplo) e até mesmo a cada aluno, de acordo com seus pontos fortes e fracos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com