TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem por objetivo auxiliar na implantação do setor de Recursos Humanos e a empresa escolhida foi a Fuzari Consultoria. Através das diversas técnicas de gestão e suas ferramentas foi possível realizar uma pesquisa de clima organizacional entre os colaboradores usando a sua própria metodologia para relatar os aspectos favoráveis e desfavoráveis dentro da empresa. 
Este processo de levantamento de dados foi realizado a partir de questionário onde foram avaliados dados quantitativos e qualitativos, a fim de identificar as causas dos problemas percebidos. Este diagnóstico permite conhecer os problemas e elaborar um programa de reorganização e medidas estratégicas para solução.
A Pesquisa de Clima Organizacional, enquanto ferramenta de gestão da Área de Recursos Humanos avalia o grau de satisfação dos colaboradores sobre os diferentes aspectos da realidade da organização como
: o modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional, relacionamento, identificação com a empresa, benefícios, salários e outros.

(CONTEÚDO DO RELATÓRIO PARCIAL)

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa escolhida para o desenvolvimento deste projeto foi a Fuzari Consultoria, que atua em empresas públicas e privadas nas áreas de Educação Coorporativa, Gestão de Pessoas e Estratégia Empresarial, promovendo o desenvolvimento e o fortalecimento das competências de líderes e equipes baseada em diretrizes práticas, modernas, sustentáveis e alinhadas à estratégia organizacional. A empresa está localizada na Rua Ubatuba, 69 – Parque Assunção– cidade de Santo André, Estado de São Paulo, e é constituída como sociedade de participação de capital limitado, com razão social de: TERATECH PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DA DOS LTDA-ME.
A Empresa é representada no mercado empresarial através do nome fantasia Fuzari Consultoria, porque também faz parte do grupo a Teratech informática. No mercado há quase 10 anos, a Teratech informática provê soluções tecnológicas que dão sustentação às metodologias desenvolvidas e trabalhadas pela Fuzari Consultoria,  que além de facilitarem o dia a dia das organizações, possibilitam tomadas de decisões embaladas em resultados concretos e mensuráveis. Partindo do princípio de oferecer facilidades aos clientes, a união das empresas ocorreu em 2008, promoveu a materialização de uma identidade única, com um portfólio amplo de soluções que contemplam as tecnologias de Gestão de Pessoas e as Modernas Práticas de Desenvolvimento Humano. (Esse trecho estava meio confuso porque se a razão social é Teratech Processamento, e a Fuzari Consultoria? Quanto tempo atuou no mercado antes de se juntar com a Teratech? Porque no texto fala que ela se uniu para dar sustentação a Fuzari. Vou escrever como eu acho que é depois vocês olham e mudem se eu estiver errada quanto a minha interpretação.)

A Fuzari Consultoria possui uma equipe de consultores altamente treinada e especializada em Desenvolvimento Humano e Gestão Estratégica de Pessoas. Proporciona aos clientes a segurança e conforto desejado durante todo o processo de implantação dos serviços. Promove o ambiente ideal para a avaliação, o desenvolvimento e o fortalecimento das competências de lideres e equipes, baseadas em diretrizes práticas, modernas, sustentáveis e alinhadas à estratégia organizacional. Oferece projetos inovadores, customizados e aculturados à realidade dos seus clientes, estruturados por um embasamento teórico consolidado nos mercados públicos e privado.

Com metodologias próprias e tecnologias de qualidade atestada a Fuzari Consultoria, está capacitada para gerir equipes e tomar decisões fundamentadas, trazendo resultados efetivos para o dia a dia, com redução da subjetividade e critérios sólidos para qualquer tomada de decisão.

Infelizmente a Empresa Fuzari Consultoria, está com dificuldades de implantar o que faz de melhor em outras empresas, dentro da sua própria organização, por causa da demanda. Com isso, eles estão perdendo grandes talentos, devido a fatores como: problemas de relacionamento interpessoal, valorização profissional, salários e benefícios, treinamentos e desenvolvimentos entre outros. Então o Diretor da empresa decidiu fazer um Planejamento Estratégico para visualizar o GAP dos colaboradores e da empresa e verificou-se os seguintes pontos abaixo onde eles estão errando:

(Aqui acho que é o relatório a partir das entrevistas junto com o projeto de implantação)

  1. Valorização Profissional: A empresa não oferece ao colaborador oportunidades de crescimento profissional. O recrutamento e seleção são feitos para cada área específica sendo que não existe plano de carreira. Assim, raramente o colaborador é promovido dentro da empresa. A comunicação é vertical, de cima para baixo, no que tange a relação entre o gestor e colaborador. Mesmo havendo transparência e eficiência na comunicação, esta se refere somente as obrigações, as ideias que partem dos colaboradores dificilmente são acolhidas já que este não tem oportunidade de se manifestar. Também não existe nenhum tipo de incentivo para as metas propostas pela empresa.

  • Sugere-se que seja criado o PC - Plano de Carreira;
  • Caixa de sugestões e pesquisas de satisfação periódicas entre os colaboradores;
  • Definição de metas individuais.

  1. Salários e Benefícios: Os salários pagos aos colaboradores são limitados ao piso salarial de cada categoria. O desempenho do colaborador não tem influência sobre o salário que recebe. A empresa não oferece nenhum benéfico adicional ao salário.
  • Sugere-se a implantação do Programa de Participação dos Resultados (PPR);
  • Auxílio Refeição;
  • Comissão sobre metas individuais de vendas;
  • Gratificação de função.
  1. Treinamento e Desenvolvimento: Não existe plano de treinamento para o colaborador. O aprendizado do colaborador iniciante vem do próprio colega de função. O autodesenvolvimento não é incentivado. Não existe treinamento de atualização dentro da função. Não são feitas reuniões de avaliação de necessidades dentro de cada função.
  • Sugere-se a criação de POPs (Procedimento Operacional Padrão);
  • Participação do colaborador em palestras motivacionais;
  • Cursos de atualizações para as distintas funções;
  • Reuniões de avaliações de necessidades.
  1. Qualidade de vida no trabalho: Mesmo com um ambiente confortável agradável e envolvente para os clientes, no que diz respeito ao colaborador, a empresa não tem o mesmo desempenho verificado. Não existe plano de saúde, não são promovidas confraternizações, não são avaliadas condições físicas e psicológicas.
  • Sugere-se plano de saúde;
  • Profissional para avaliação postural e momentos de ginástica laboral;
  • Dia de visita do familiar na empresa;
  • Confraternizações para entrosamento de equipe;
  • Convênio com ambientes de laser.

Através deste projeto, a Fuzari Consultoria decidiu desenvolver as sugestões propostas a fim de alinhar e estruturar os diferentes setores da empresa a partir da implantação do setor de Recursos Humanos.

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO

PERÍODO

IMPLEMENTAÇÃO

EXECUÇÃO

Adição de benefícios

Parceria em um clube de laser, cesta básica

Melhora na qualidade de vida

Reuniões mensais onde cada colaborador possa manifestar seu ponto de vista, com objetivo de melhoras na empresa

Cursos

Curso de aperfeiçoamento para o colaborador que mostrasse interesse e dedicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com