TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional logística

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera

Pedro Henrique Pinheiro Parente

RA: 8512878995

Gestão em marketing, Intermodais e Gestão de custos logísticos.

Professor Orientador: Davi Prado

Mogi das Cruzes/SP

2015

SUMARIO

APRESENTAÇÃO        

1.0 DESCRIÇÕES DA SITUAÇÃO PESQUISADA        

2.0 LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO        

3.0 GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS        

4.0 INTERMODAIS        

5.0 GESTÃO EM MARKETING        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APRESENTAÇÃO

Este trabalho tem como objetivo cumprir as competências e habilidades indicadas pelas diretrizes curriculares nacionais através da resolução de atividades na forma de um desafio que evolvam os conceitos e aplicações dos fundamentos mais modernos de gestão em marketing, intermodais e gestão de custos logísticos.                                                          .          .

O desafio é produzir um relatório baseado em dados reais de uma organização eleita por mim que se atente às modernas tecnologias do marketing, avaliaremos os intermodais que essa empresa utiliza, mostrando também, que uma empresa precisa se adequar aos custos logísticos, a fim de acabar com os gargalos e propor planos de melhorias.                                 .

O estudo nos ajudara na vida prática profissional, além de nos ajudar na nossa vida profissional, pois podemos por em pratica o que estamos aprendendo com nossa faculdade.  

                   Para realizar essa atividade prática serão utilizados e empregados os conceitos absorvidos nas aulas expositivas e serão utilizados os meios bibliográficos indicados no plano de ensino e aprendizagem, análise e pesquisa de campo na organização escolhida.

 

1.0 DESCRIÇÕES DA SITUAÇÃO PESQUISADA


            Essa pesquisa foi realizada na cooperativa de laticínios situada em Minas Gerais, mas decidiu expandir, abrindo filiais em Mogi das Cruzes SP: Empresa: Cooperativos Laticínios Vida Longa LTDA. Realizaremos a apresentação da empresa que criamos pra este trabalho. A Vida Longa é uma empresa de processamento do leite e derivados, localizados no Estado de São Paulo que esta localizada na Avenida Japão 286. É uma Empresa de capital Privado fundada no ano de 1999 e está concretizada a mais de 08 anos, sendo que essa é a expectativa média de vida para uma empresa no Brasil, e a mais de 05 anos que a expectativa média de vida para uma empresa no ramo de laticínio.

 A Cooperativa Vida Longa LTDA, conta hoje com 4 unidades espalhadas na região, alem da sua matriz em Minas Gerais. Hoje é o maior Laticínio da Região que fornece 05 tipos de leite além de outros derivados na onde atua como fabricante de laticínios e seus 11 derivados como:  iogurtes, leite consumidor (UHT + Pasteurizado),leite cru resfriado(spot), queijo minas, queijo mussarela, creme de leite, queijo prato, requeijão, creme de leite, industrial manteiga e queijo provolone. A cooperativa Vida Longa tem mais de quatro mil colaboradores, sendo um exemplo para muitas empresas na região.

Principais concorrentes

Temos vários concorrentes na região, dentre eles existem os; Parmaleite, LV laticínios.

Ambos são de ex-funcionários que abriram seus próprios negócios.

Como somos uma empresa que alem de fabricar laticínios variados, nós pegamos embalagens de outro fornecedor para haver mais rapidez na nossa entrega, nosso principal fornecedor é:

Embalagens LTDA

Nós fabricamos leite, requeijão, manteiga, pastas variadas e iogurtes, todos com um sabor bem natural.

Temos quatro galpões da grande porte, sendo matriz e três filiais, nossas maquinas são de ultima geração, fabricadas na Europa.

Temos nossa própria transportadora, com Carretas para cargas pesadas, até HR para cargas leves, para atendermos todos os clientes em diversos lugares e ruas.

E quando exportamos nós utilizamos modais aéreos e marítimos, pois nosso objetivo sempre é rapidez e segurança no transporte.

2.0 LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO

Como a Logística começou desde o passado, mostraremos a história do leite no Brasil de forma resumida e depois mostraremos algumas ferramentas da temática das Disciplinas de: Gestão de Custos Logísticos, Intermodais e Gestão em Marketing.


2.1 Histórico do Leite no Brasil

No Brasil, durante a Antiguidade e a Idade Média, o leite era muito difícil de conservar e, por isso era consumido fresco ou em forma de queijo. Mas com o passar do tempo, foram sendo desenvolvidos outros laticínios, como a manteiga.

Através da Revolução Industrial, por volta de 1830, veio também a possibilidade de transportar o leite fresco de zonas rurais para grandes cidades, muito por causa das melhorias no sistema de transportes. E com o passar do tempo, apareceram novos instrumentos nas indústrias de processamento do leite. Um dos mais conhecidos é o da pasteurização, criada em 1864 por Louis Pasteur e depois sugerida para ser usada no leite em 1886 pelo químico microbiologista alemão Franz von Soxhlet.

Com todas essas inovações o leite ganhou um aspecto mais saudável, tempos de conservação mais previsíveis e processamento mais higiênico.

Falaremos de todas as disciplinas norteadoras: de Gestão de Custos Logísticos; Intermodais e Gestão em Marketing.

3.0 GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS

O desafio tem como objetivo debater os Processos Logísticos; Logística Integrada; Gestão Econômico-financeira da Logística, visibilidade dos custos e métodos de custeio na Logística e para começarmos relataremos os conceitos da logística, na onde não poderemos esquecer-nos do autor Ballou que:
Em 2008 disse que a logística não tem o mesmo significado para todas as pessoas, inclusive para aqueles que estão ativamente engajadas no assunto. Até o momento, o campo ainda não tem um título único para identificá-lo, como fizeram os setores de Produção e Marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com