TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descriçao Da Empresa

Trabalho Universitário: Descriçao Da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 10

ESCRIÇÃO GERAL DA EMPRESA

Razão Social: José Oliveira Gomes Neto

Nome Fantasia: Vidrogomes

Localização: Localizado à rua: Aristides Brito ,n° 310, Centro

1.1 Histórico da Empresa

A Empresa citada atua no ramo de vidraçaria, atendendo toda a região de Salinas e cidades vizinhas, a empresa foi fundada em 27 de Junho no ano de 1996.

É uma empresa com faturamento anual reduzido cujo pagamento de impostos pode ser realizado de forma simplificada, por isso é considerada uma micro empresa.

A empresa tem como ramo de atividade o comércio varejista, o tipo de negócio é comércio varejista de vidros, sendo eles comuns, temperados, esmaltados, lapidados, entre outros.

Também trabalha com espelhos, Forro PVC, esquadrias em alumínio, persianas, e diversos perfis em geral.

O proprietário o senhor José teve várias desafios enfrentados no levantamento da empresa, já que se trata de uma herança de família, que teve falência decretada quando estava em poder de seu pai.

Ele confessa que pegou a empresa , do nada, investiu e entrou com a cara e a coragem de erguer o que sustentou a família durante anos.

A empresa hoje conta 13 profissionais, sendo 02 secretarias, 05 na área de vidros temperados em geral, 03 na área de alumínio e perfis, e 03 Funcionários na área de Forro PVC, sendo que a divisão dos outros trabalhos são divididos entre si, ou seja, os mesmos profissionais da área de temperados presta outros serviços como instalação de persianas e medições de obras.

2 A MISSÃO DA EMPRESA

Oferecer vidros com elevado padrão de qualidade e tecnologia de ponta;

Satisfazer e superar as necessidades dos clientes proporcionando condições de requinte e beleza;

Vender e instalar produtos de procedência garantida, com a máxima qualidade, a fim de proporcionar conforto e segurança ao cliente, combinando sofisticação e elegância.

2.1 CÓDIGO DE ÉTICA

2.1.1 Valores

Acima de tudo, valorizamos nossos princípios éticos, para que, possamos trabalhar com transparência, seriedade e naturalidade com o cliente.

3 VISÃO E OBJETIVOS DA EMPRESA

3.1 Visão

Sermos reconhecidos em nosso ramo de atuação como referência em atendimento, proporcionando as reais necessidades dos clientes.

3.2 Objetivos

3.2.1 Objetivo Geral

Apresentar através de um diagnóstico organizacional as dificuldades enfrentadas por uma empresa de pequeno porte, assim como as estratégias utilizadas para se manter no mercado atual.

3.2.2Objetivos Específicos

Analisar o funcionamento do setor financeiro da organização;

Analisar as estratégias utilizadas pelos gestores para manter a competitividade no mercado de vidros;

Avaliar a estrutura geral da organização, identificando as possibilidades de expansão da atividade para o mercado externo.

4 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Reformas, construções ou mesmo pequenos reparos são fatos comuns na maioria das residências. Os vidros estão presentes em algumas situações necessárias à manutenção e à conservação de um imóvel, independentemente de padrão ou localização.

A construção civil e os demais empreendimentos ligados a ela não são sazonais, mas se retraem perante as oscilações da economia. É um mercado relativamente estável e que aquece com o aumento das construções populares em todo o país.

Esta atividade permite uma variada linha de produtos, desde os mais comuns, como vidros temperados, vidros para automóveis, laminados, cristais, de controle solar, até os mais sofisticados, como os de segurança e blindados.

Normalmente, as encomendas de uma vidraçaria são feitas pelo telefone, com posterior visita ao local onde serão feitas as medições, desenhos e definição do que será executado.

Para se diferenciar dos concorrentes e evitar a estagnação do mercado, o proprietário utiliza a criatividade e não tem medo de inventar soluções inusitadas que se aproximem da arte.

O público consumidor é bastante abrangente, podendo ser dividido em dois grupos: o varejista (pessoas físicas proprietárias de imóveis) e o de atacado (pessoas jurídicas – construtoras e empreiteiras).

Definir o alvo é importantíssimo para o empreendimento. Conhecer a faixa etária, hábitos de consumo e faixas salariais são alguns dos itens necessários para esta definição. Sem dúvida alguma, a diferenciação é conseguida pela qualidade e variedade dos produtos comercializados e pelo atendimento aos clientes.

A localização é ideal para este empreendimento, localizada no centro da cidade, com boa concentração de pessoas, é uma área comercial, só que não dispõe de estacionamento, é um tanto problemático, já que a rua é estreita demais.

O empreendedor analisa os imóveis disponíveis no bairro, o poder aquisitivo da população local, o número de concorrentes, a qualidade dos produtos oferecidos por eles e opta pelo imóvel que possua as características básicas para instalação e proporcione futura ampliação.

E no momento está com um novo projeto de sede, situada no centro, onde terá um número maior de concentração de pessoas, e um amplo espaço já que a sede atual se trata de um lugarzinho muito apertado e tumultuado.

A estrutura básica da nova vidraçaria será dividida em:

Área para exposição dos produtos;

Área de vendas (considerando o caixa, o empacotamento e a entrega dos produtos);

Administração (escritório);

Estoque (depósito);

Criação / projeto;

Processamento.

Os itens básicos são:

Balcões;

Prateleiras;

Vitrinas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com