TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico ATPS 1 Anhanhguera

Casos: Desenho Tecnico ATPS 1 Anhanhguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O presente estudo tem a finalidade de iniciar a aprendizagem em Desenho Técnico, visando diferenciar o desenho técnico do desenho artístico. Assim como apresentar as formas de representação deste, através das conceituações teóricas e suas respectivas normas, com a finalidade específica de normatizar os desenhos técnicos, para que qualquer profissional da área possa identificá-lo e interpretá-lo.

A atividade também referencia a prática de efetuar os desenhos técnicos.

Palavras Chaves: Desenho Técnico - conceituação; Vistas, Cortes; Perspectivas; Normatização.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1 – PASSO 02

Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico. Resposta:

O desenho técnico é mais explicativo, com mais detalhes, contendo informações importantes para a produção do objeto sem conter ambiguidades.

No desenho técnico a finalidade é demonstrar com rigor a forma e as dimensões de um objeto e seus aspectos relevantes.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Resposta:

Os modos de representação do desenho técnico são:

1. Em perspectiva: sendo uma representação vulgarmente chamada de em perspectiva é usada quando se quer uma visão espacial,rápida, de determinado objeto. Chegando a se assemelhar a uma fotografia do objeo desenhado.

2. Em Vistas Múltiplas: essa representação de um objeto é um dos tipos mais usados na Engenharia e se baseia no conceito de projeção octogonal. A quantidade de informação contida no desenho deste tipo é muito grande, desde o simples esquema até um desenho de produção completo. Essa representação, em geral, é mais fácil de executar do que a em perspectiva.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país. Resposta:

As normas ISO (International Organization for Standardization) – são as normas que servem de referência para a maioria das normas individuais de cada país, servindo como base para elaboração das normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

PASSO 3

Leia o capítulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo:

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico. Resposta:

Os objetivos básicos da escrita normalizada são: A uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. Tendo como principal objetivo a Uniformidade.

a) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível. Resposta:

Os tipos de linhas que utilizamos para representar arestas de contorno visível e invisível são:

Arestas Visíveis: Continua Grossa – Tipo A2

Arestas Invisíveis: Interrompida Grossa – Tipo E2

Interrompida Fina – Tipo F2

b) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido. Resposta:

O uso do desenho ainda não foi abolido levando-se em consideração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com