TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho técnico em relação ao desenho artístico

Tese: Desenho técnico em relação ao desenho artístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Tese  •  3.350 Palavras (14 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 14

Passo 2 (Equipe)

a)Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

O desenho técnico deve ser totalmente perceptível e sem causar dúvidas na forma como descreve determinado objeto, é destinado a explicar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado.

O desenho artístico pode ter, para diferentes pessoas, varias interpretações e significados do mesmo objeto, é destinado apenas a transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Perspectivas: Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão.

Vistas Múltiplas: Técnica de representação baseada no conceito de projeção ortogonal possui uma gama muito grande de informações referente ao objeto, Obedece a determinadas normas e convenções que, quando assimiladas, permitem visualizar imediatamente o objeto representado, sendo a principal vista utilizada nas engenharias.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

Norma ISO que serve de referencia para as outras normas de todos os países.

Passo 3 (Equipe)

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

Tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

Arestas visíveis: Tipo A: Continuo grosso

Arestas invisíveis: Tipo E ou F: Interrompido grosso e fino respectivamente.

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

Pois é a forma mais rápida e pratica de consultar e alterar o projeto no local de execução, por exemplo, canteiros de obras ou linhas de produção.

Também é muito importante para se ter um histórico de projeto caso ocorrer algum problema de sistema e o projeto no software for perdido terá o desenho em papel documentado.

d)Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja escala 1:1. Na prática , verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível.

Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos?

Usamos a escala de ampliação quando o produto é muito pequeno, assim em uma escala maior a visualização dos detalhes são mais precisas.

Utilizamos a escala de redução quando o produto a ser desenhado é muito grande tornando, assim inviável o custo de uma impressão, além do difícil o manuseio.

Passo 4 (Equipe)

Tipos de linhas Descrição Aplicações

A Contínuo grosso A1 Linhas de contorno visível

A2 Arestas visíveis

B Contínuo fino B1 Arestas fictícias

B2 Linhas de cota

B3 Linhas de chamada

B4 Linhas de referência

B5 Tracejado de corte

B6 Contorno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com