TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Das Decisões De Marketing

Casos: Desenvolvimento Das Decisões De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.934 Palavras (12 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 12

Anhanguera Educacional S/A

Faculdade Anhanguera de Anápolis.

Curso: Administração de Empresas

Disciplina: Administração Mercadológica II

Professora: Karina Farnezi

Aluna: Allyne Felipe de Morais

Elizânjela Pio de Oliveira

Período: 6º Turma: “A”

Anápolis, 17 de Setembro de 2009.

1) Com base nos dados informados e pesquisas faça uma análise sobre os energéticos levando em consideração o seu posicionamento e diferenciação por meio do ciclo de vida.

Red Bull → O energético Red Bull Foi criado em 1984 na Tailândia e somente em 1987 Mateschitz coseguiu a licença para a fabricação do produto na Áustria. A bebida lidera o ranking de energético mais vendido no mundo e é comercializada em mais de 146 países. Anualmente, o faturamento da empresa ascende aos 21 bilhões de euros, com a venda de mais de 3 bilhões de latas. Mateschitz inaugurou um novo capítulo na história do marketing empresarial. A Red Bull reserva cerca de 35% de seu faturamento para investimentos em marketing, o qual se caracteriza por ser muito inovador, criativo e agressivo. A marca do logotipo do touro vermelho, surgiu com o posicionamento "Red Bull revitaliza o corpo e a mente" e o famoso slogan "Red Bull dá-te asaaaas"!. Até hoje, a empresa possui apenas um produto no portfolio, o próprio Red Bull, cuja fórmula não está protegida por patentes. Apesar disso, a hegemonia da Red Bull parece não estar ameaçada.

Os jovens e o esporte foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem e veiculá-la em campanhas de marketing. Como nesses dois grandes universos se encontram perfis diferentes de consumidores, os assessores de marketing de Mateschitz sugeriram-lhe concentrar-se nos esportes radicais e nos jovens que se identificam com riscos e desafios. A ideia demonstrou ser uma combinação perfeita, a marca transmite um estilo de vida. A red bull é uma bebida muito cara, mas seu efeito diante o cansaço e o desgaste fisicos é extremamente evidente após degustá-la.

Mateschitz concebeu o produto com a ideia de que sua embalagem o diferenciaria de outras bebidas. Para tal, contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas de um tamanho pequeno mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras latas.

A boa distribuição faz igualmente parte dos ingredientes certos do sucesso. Dependendo do país, a empresa dispõe de carros pintados com o logo da bebida que circulam nos locais onde os jovens costumam se reunir, para promover e distribuir gratuitamente o produto. Nas faculdades, recrutam estudantes para representar a marca junto dos restantes jovens, são os chamados SBM (student brand manager), responsáveis por uma área específica do marketing da empresa chamada Consumer Collecting. A bebida pode ser encontrada também em bares e discotecas, o que não foi muito positivo para a publicidade do produto, com a sua associação ao álcool e às drogas. Trata-se de um fato que escapou completamente às empresas fabricantes de bebidas energéticas.

O Red Bull é um produto que, apesar de estar no estágio da maturidade em vários países, aqui no Brasil está no estágio de crescimento - período em que uma significativa parcela dos consumidores toma conhecimento da existência do produto o que eleva seu volume de vendas e favorece o surgimento da economia de escala. Começam a surgir os concorrentes, o que faz com que a empresa invista em diferenciação para não perder a parcela de mercado que já conquistou. Com o aumento da oferta, os preços caem. Nesta fase, a empresa recupera todos os investimentos e o lucro aumenta.

Burn → A Coca-Cola entra no segmento das bebidas energéticas com o lançamento de Burn, a bebida energética destinada aos jovens entre 25 e 39 anos, que gostam de agitar e curtir a noite. Lançado pela primeira vez na Austrália durante as Olimpíadas de 2000, Burn chegou ao Brasil em 2001. É um energy drink com efeito estimulante que aumenta o estado de alerta para a mente e para o corpo. Seu grande diferencial está na combinação de ingredientes como a taurina e o guaraná, além da cafeína. Burn é um produto com um estilo muito cuidado e diferente, com sabor a fruta e uma cor suave, capaz de satisfazer o gosto dos consumidores. Este produto apresenta-se no formato de lata de 250 ml. A bebida energética é produzida na Holanda e existe noutros países com cor, sabor e embalagem diferente, nomeadamente, Alemanha, Grécia e Inglaterra. A Coca-Cola introduz uma inovação no mercado de bebidas energéticas ao lançar sua Burn Energy Drink em embalagem de vidro. A aposta faz parte da estratégia da empresa de elevar o produto à categoria de bebida premium e se diferenciar dos concorrentes. Uma prova de que embalagens de vidro são utilizadas como ferramenta de marketing para agregar valor ao produto.

O Burn se encontra em estágio de maturidade, período caracterizado por baixa no crescimento das vendas, já que os consumidores potenciais já foram conquistados. Os lucros diminuem ou se estabilizam no final deste estágio em função do aumento da concorrência.

Flash Power → O Flash Power surgiu em 1994 na Áustria e foi lançado no Brasil em 1997. Até o início de 2003 era importado e a partir daí passou a ser fabricado no Brasil, sob licença e supervisão da Áustria e Tailândia. Flash Power Energy Drink foi o primeiro energético a chegar ao mercado brasileiro e por esse motivo foram realizadas várias pesquisa médico-científicas para liberar a sua venda. Flash Power Energy Drink é uma bebida funcional, com uma combinação exclusiva de ingredientes. Foi desenvolvida especialmente para circunstâncias que envolvem aumento do esforço físico e mental. Os efeitos do Flash Power

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com