TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Pessoas

Trabalho Universitário: Desenvolvimento De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O alicerce da cultura organizacional de uma empresa está baseado no fundador de uma organização. É ele quem estabelece e determina a visão, missão e valores do seu negocio.

Este estudo de caso tende observar e avaliar a influência das relações humanas no ambiente de trabalho como um fator de extrema importância vincula do relacionamento profissional baseado na ética, no respeito e no reconhecimento das diferenças de cada indivíduo no ambiente de trabalho, além de nos proporcionar uma melhor reflexão sobre o tema abordado para que no futuro possamos tomar posições e melhorias no ambiente de trabalho como gestores públicos criando estratégias que façam gerar em clima organizacional que estimule desafios, reconhecimentos compreendendo os sentimentos dos outros,além de reconhecer que a mulher é também um ser social que merece respeito e reconhecimento de todos.

2.0 Desenvolvimento

2.1 Liderança

As relações humanas têm grande influência na produtividade na vida do ser humano, principalmente nas organizações, mas ainda existem muitas deficiências pessoais que precisou ser orientadas e melhoradas e até mesmo julgadas.

Atualmente a sociedade vive num ritmo acelerado e neste contexto é preciso avaliar no que isso pode interferir na qualidade e profissionalismo do trabalho dentro do espaço profissional. Esse deve ser um aspecto de reflexão que as empresas devem dar atenção porque elas existem para serem gerenciadas e operantes. Para isso, as empresas devem fazer uma reavaliação das competências, valores e afinidades com seus colaboradores no que eles realmente sabem fazer, é preciso que tanto empresas de pequeno ou grande porte saibam ter essa visão; ou melhor deve haver mudanças.

A motivação por exemplo é um dos fatores de grande importância na vida do funcionário, pois ela é como uma endrenagem que faz a organização funcionar e uma vez conhecendo essas necessidades, a empresa, visando a realização das mesmas, consegue fazer com que cada integrante consiga exercer o seu papel com eficiência e eficácia, fazendo com que o colaborador execute bem o seu trabalho com vontade e que seja cada vez mais bem feito.

No estudo de caso de Gestão Pública a história se passa numa empresa que trabalha na área de Orçamentos, Finanças e Controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas e Estratégicas. Neste departamento trabalha Fernando, ele é o chefe titular da empresa e além disso ele tem o apoio de Carla que por sua vez é especialista em Perícia Judicial de Cálculo Trabalhista; é muito profissional no que faz, pois tem uma competência técnica e tem a capacidade de gerir eventuais problemas. A empresa dispõe também de outro funcionário, Ricardo. Ele é promoter da área de Orçamentos; sua atribuição é organizar os eventos sociais internos e externos do setor; além disso, ele é um profissional atencioso, brincalhão e expansivo da empresa.

Devido a um problema de saúde; Fernando tomou algumas decisões para não deixar a empresa sem líder, então nomeou Carla, por ser a servidora da empresa mais antiga do setor e é a única além de ser graduada, tem especialização em Perícia Judicial de Cálculo Trabalhista. Esse diferencial foi que possibilitou ocupar o cargo de chefe substituta da empresa que tem o desafio de manter as atividades do setor em dia, principalmente os relatórios de fechamento do mês, que não é uma tarefa fácil para Carla executar sozinha, então ela convoca uma reunião com os outros colaboradores para expandir as horas de trabalho para que os relatórios fiquem prontos no praso. Como Ricardo tem muita habilidade de utilizar os recursos de informática, no final do expediente; ele fica com Carla para dar andamento dos relatórios.

Com o passar do tempo Ricardo começa elogiar sua chefe, trazer doces, dar presentes e ate mesmo convidá-la para sair, mas porém Carla sempre recusa por mais que Ricardo insista, mesmo ela recusando todas as suas propostas, os olhares e elogios continuam e ela por sua vez fica constrangida e desconfortável com a situação, então Carla começa a evitá-lo. Na noite de concluir os relatórios, Ricardo continua insistindo com seus elogios e parece que a atitude que a atitude de Carla deixa-o mais entusiasmado, então, o mesmo puxa-a pelo braço e dá-lhe um beijo a força, Carla fica sem ação e quando ele a solta começa a discussão entre ambos, e ainda afronta dizendo-lhe que ela queria o beijo e ele mente dizendo que outras pessoas já haviam notado o seu comportamento. Com toda essa situação Carla se mantém neutra e discreta na empresa. Porém como Ricardo se sentiu rejeitado por Carla, resolveu difamar para os colegas de seu setor, até mesmo de outros setores dizendo que ela não é competente para assumir o cargo de chefia, e que só conseguiu concluir os relatórios por mérito dele, o fez praticamente sozinho, pois ele inventou que ela haveria tido um caso com Fernando, sendo esta a razão do qual ela foi nomeada chefe.

Isso gera com todos da empresa um tipo de distanciamento e rejeição por parte dos colegas; evitando-a nos encontros informais, ou seja, tudo isso não só gera um conflito pessoal e sim, o envolvimento com sua equipe dentro da organização da qual ela gerencia. Com o passar do tempo, decepcionada com a situação ou com o ambiente de trabalho, Carla passa a ter crises nervosas e desânimo para executar suas tarefas rotineiras. E a partir daí cada dia notava as mudanças de comportamento de Carla. Ao retornar ao trabalho, Fernando percebe que o clima organizacional entre Carla e o restante da equipe não está nada bem, ou seja, ele encontra um grupo completamente desestabilizado e aos poucos ele vai descobrindo o que ocasionou essa situação pelos comentários gerados pela sua equipe.

Diante dos fatos apresentados, cabe ressaltar que Fernando como chefe da equipe tinha um estilo de liderança democrático. Como mostra no caso, sua equipe era bastante entrosada e durante a sua a sua ausência atingiram o objetivo em relação as tarefas da empresa. Isso serviu para a soma de valores e crescimento profissional entre ambos os funcionários. Da mesma forma Carla adotou o mesmo ela procurou ser como um membro normal do grupo, exercendo suas atividades e responsabilidades na ausência do chefe titular. Mas acredito que as atitudes de Carla diante do conflito com o seu colega de trabalho não foi correta, pois ela se limitou-se diante de um problema e deixou a situação se expandir por todo o seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com