TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Pessoas

Trabalho Escolar: Desenvolvimento De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado na certeza de verificar os fatores que interferem diretamente na qualidade de vida e segurança no trabalho dentro de uma organização e quais são as causas decorrentes da insatisfação que assola grande parte dos profissionais. Quais os fatores motivadores para o ser humano e quais os incentivos que o tornam comprometido e satisfeito com a empresa em que trabalha. Ter um seguimento as normas e programas fazem a empresa ter um quadro profissional qualificado, profissionais comprometidos, e satisfeito com trabalho executado. A maneira de atuação do gestor e atualizar o panorama e fazer com que todos sejam adeptos para seu maior bem a qualidade e sua segurança no trabalho. Dessa forma a produtividade tende a aumentar e os benefícios serão visíveis na saúde, segurança, bem-estar e na qualidade de vida do trabalhador.

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

A área de Recursos Humanos é uma área multidisciplinar onde, sua aspiração maior é a de integrar percepções, sonhos e desejos. Quando nos referimos a integrar, estamos querendo esclarecer ao leigo que a área de Recursos Humanos não é uma área que treina pessoas, que recruta que avalia que remunera que contrata etc. Isto é o produto míope que ela oferece à organização.* A área de Recursos Humanos é muito mais que isto. Cabe a área de Recursos Humanos integrarem os desejos e as crenças dos executivos das empresas (e/ou dos donos), com também os desejos e vontades dos trabalhadores daquela empresa. Para tornar a empresa mais flexível, feliz, saudável e competitiva, entre outras.

As organizações do terceiro milênio se distinguirão através dos recursos humanos. E para tal eles deverão estar felizes, comprometidos e altamente preparados para as frequentes mudanças que com certeza acontecerão. Uma das grandes áreas que recebe a incumbência de administrar este desafio é a área de Treinamento e Desenvolvimento.

A Empresa PEPSICO deveriam ter tomado alguns cuidados como, por exemplo, alguns tipos de treinamentos que seguem abaixo:

 Preparar as pessoas para a execução de tarefas peculiares à sua organização;

 Mudar a atitudes das pessoas. Neste ponto esta mudança de atitude tem várias finalidades;

 Desenvolver novas habilidades, conceitos, etc.;

 Transmissão de informações;

 Desenvolvimento de conceitos;

 Aumento da produtividade;

 Melhorar a comunicação;

 Diminuir o retrabalho;

 Melhorar o relacionamento interpessoal;

 Preparar as pessoas e a organização no que diz respeito à substituição e a movimentação de pessoas;

O Treinamento é um processo cíclico e continuo composto de quatro etapas:

 Diagnóstico - É o levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas.

 Desenho - É a elaboração do programa de treinamento para atender às necessidades diagnosticadas.

 Implementação - É a aplicação e condução do programa de treinamento.

 Avaliação. É a verificação dos resultados obtidos com o treinamento.

PROCESSO DE TREINAMENTO

Selecionar, desenvolver, integrar, capacitar e aperfeiçoar uma equipe de trabalho, com objetivos definidos, fazendo com que cada um saiba a sua função, coopere com os demais e "vista a camisa da empresa" para gerar resultados positivos é responsabilidade não só dos administradores da área de Recursos Humanos como também da cúpula gerencial da organização. As organizações já se deram conta da importância e do valor inestimável da existência de colaboradores de bom nível de conhecimento, bem selecionados, treinados, integrados e que trabalhem como equipe.

“Não é coincidência que muitos programas bem sucedidos têm um gerente de treinamento como um dos principais impulsionadores. TQM é, pelo menos, em parte, uma mudança de atitude, de maneira que a tarefa de desenvolvimento é fundamental.”

Quanto ao planejamento do treinamento, para CHIAVENATO (2002) este é uma decorrência do diagnóstico das necessidades e que geralmente os recursos colocados à disposição, estão relacionados com a problemática diagnosticada .

QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO

É o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossional. “Representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa”.

As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. (Alteração dada pela Portaria nº. 06, de 09/03/83).

EXEMPLOS DE PROGRAMAS PARA QUALIDADE DE VIDA

 Ajudar os funcionários a identificar riscos potenciais de saúde.

 Educar os funcionários a respeito de riscos de saúde, como pressão sanguínea elevada, fumo, obesidade dieta pobre e estresse.

 Encorajar seus funcionários a mudar seus estilos de vida através de exercícios, boa alimentação e monitoramento da saúde.

GESTÃO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA.

Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com