TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Pessoas

Artigos Científicos: Desenvolvimento De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.302 Palavras (10 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Em um mercado altamente competitivo há uma preocupação das organizações com o padrão dos serviços oferecidos, preços, e agilidade nos processos. Diante da instabilidade mundial observa-se a necessidade de algumas mudanças em relação ao que o cliente quer e o que a empresa pode fazer para fidelizá-lo. Utilizar estratégias que aumentam a vantagem competitiva será um diferencial que poderá definir a preferência do consumidor.

Investir em treinamento e desenvolvimento é uma das formas que as instituições encontram para trabalhar suas equipes de maneira a capacitá-las e consequentemente garantir o seu sucesso no ramo de atividade. Capacitar o grupo favorece a qualidade dos serviços prestados, além de padronizar e melhorar as tomadas de decisões.

Se o conhecimento se revela como o combustível essencial para todas as organizações em nossos dias, não é mais possível empregar pessoas que não saibam zelar do saber tão precioso, não dando também para deixar de preparar os colaboradores em ação para que aprendam a cuidar do conhecimento organizacional. Não se “gerencia” pessoas. a tarefa é liderar pessoas. a meta é tornar produtiva as forças e o conhecimento específicos de cada pessoa. Gestão do conhecimento é uma viagem e não um ponto de chegada. é uma conquista e não uma aquisição. é mais ser do que ter.

Podemos afirmar que a economia do conhecimento segue uma nova lógica econômica. O conhecimento difere radicalmente de todas as outras commodities, porque não segue a teoria da escassez. Ao contrário, segue a teoria da abundância. se vendemos alguma coisa, por exemplo, um livro, não o possuímos mais, já o conhecimento, se passarmos a diante só iremos multiplicar. Ratada como um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, a gestão do conhecimento é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional. Atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas estão no conhecimento.

2 DESENVOLVIMENTO

Presentes e Cia, é uma micro empresa individual iniciada há seis meses na cidade de Caatiba-Ba, localizada na rua: Augusto Astério a sócia tem a experiência de dois anos como vendedora, a empresa atua no ramo de comercio varejista de artigos para presentes, possui um empregado. É uma empresa iniciante que ainda não possui um programa de Treinamento e Desenvolvimento formalizado.

Os principais problemas encontrados na empresa são: a pouca experiência da sócia da gestão dos negócios, a falta de sintonia com os avanços tecnológicos, a perda da motivação na busca de novos conhecimentos e gastos inúteis de materiais, o que poderá ser solucionado por meio de um bom programa de treinamento e desenvolvimento. As estratégias do programa seria um projeto de Treinamento e Desenvolvimento que vise identificar as falhas e criar alternativas que proporcionem melhorias nos processos. Para o sucesso do projeto é importante contar com uma equipe capacitada e aberta para algumas mudanças. O treinamento deverá ser uma ferramenta efetiva e eficaz que contribuirá significativamente na melhoria e qualidade dos serviços prestados satisfazendo assim as expectativas internas e externas dos atuais e futuros clientes. O treinamento deverá ocorrer de imediato, na própria empresa, com a participação da proprietária e do colaborador.

Como sugestão de implementação do projeto de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, segue como base a colocação de métodos de socialização seguido de um manual com boas práticas e código de conduta. Deverá ser utilizadas técnicas no programa de socialização tanto para a sócia e o colaborador que já fazem parte da empresa quanto para os novos colaboradores. Dentre as técnicas, utilizando temas relacionados a assuntos organizacionais, benefícios oferecidos, relacionamentos entre colaboradores e superiores, direitos e deveres. O objetivo dessa abordagem está relacionado com a integração do colaborador com temas ligados à missão e os objetivos da organização, às políticas e diretrizes da organização, à estrutura da organização, produtos e serviços oferecidos, regras e procedimentos internos, procedimentos de segurança no trabalho, espaço físico e instalações que os membros utilizarão, abordagens relacionadas a horário de trabalho, de descanso e de refeições, dias de pagamento e de adiantamentos salariais, programas de benefícios sociais oferecidos pela organização.

Jogos e vivências poderão ser utilizados, pois, é uma ferramenta onde sua principal função é de simular uma situação onde o grupo recebe e aceita um desafio que representa uma ou diversas funções da organização. O que mais importará para a organização é estar ciente do tipo de retorno que o programa de treinamento irá trazer para a empresa. Portanto, ao terminar um treinamento dever avalia-lo junto com os treinandos e checar posteriormente se ele trouxe realmente benefícios para a empresa. Ao se investir em treinamento espera-se que haja “aumento de produtividade, mudanças de comportamento, melhoria do clima humano da empresa, redução de custos e de acidentes, rotação de pessoal, além de outros resultados”.

A empresa também não possui um programa de Qualidade de Vida e de segurança no trabalho, embora não apresente grandes riscos inerentes as atividades executadas poderá utilizar de ações preventivas de Promoção a saúde, encorajando e apoiando hábitos e estilos de vida que promovam saúde e bem estar entre colaborador e família durante toda a sua vida profissional. Um programa de Qualidade de Vida existe para gerar estratégias com o intuito de criar um ambiente que estimule e dê suporte ao indivíduo e à empresa, conscientizando sobre como sua saúde está diretamente relacionada à sua qualidade e produtividade.

A missão estratégica de um programa de Qualidade de Vida canaliza seus esforços para alcançar os seguintes resultados: aumentar os níveis de satisfação e saúde do colaborador/família, melhorar o clima organizacional, Afetar beneficamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com