TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Pessoas

Casos: Desenvolvimento De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

O capital humano nas organizações passou a ser visto como algo vital para o sucesso de uma empresa. Ele é o diferencial competitivo das organizações bem sucedidas. Em um mundo estável e competitivo, em uma economia globalizada, estas organizações precisam estar constantemente preparadas para o desafio da inovação e concorrência.

Para ter sucesso as organizações precisam de profissionais bem preparados, empreendedoras e eficientes. São pessoas que fazem a teoria se tornarem efetivamente em praticas e para conseguir isso é impreencidivel o treinamento e desenvolvimento de pessoas.

É importante destacar que o departamento de Recursos Humanos de uma empresa deve ter destaque porque cabe a este, o papel fundamental dentro da organização de administrar, planejar, recrutar e selecionar pessoas, e principalmente treinar, objetivando o desenvolvimento das competências individuais e coletivas. Nesse caso, o treinamento deve ser voltado para a eficiência das pessoas no desempenho de suas atribuições.

Considerando o treinamento uma peça – chave no processo de desenvolvimento organizacional, o texto “Voo Seguro” vem ressaltar a importância de investir na capacitação continua dos colaboradores pois é o diferencial para se destacar no mercado.

2 DESENVOLVIMENTO

Treinamento significa desenvolver o potencial, aperfeiçoar o desempenho e aumentar, deste modo, a produtividade e as relações interpessoais. Mas necessário se faz preparar o potencial humano diante do exigente mercado de trabalho e das novas tecnologias, visando desenvolver habilidades e conhecimentos que viabilizem uma nova realidade, onde o desempenho profissional deve ser maximizado. É um recurso que alem de gerar um bom clima organizacional, é também o gerenciador do desenvolvimento de pessoal, apresentando um conjunto de atividades objetivando a aprendizagem e a capacidade produtiva.

O treinamento é visto como um meio de desenvolver competências nas pessoas com o objetivo de torná-las mais produtivas, criativas e inovadoras, para que contribuam cada vez mais para os objetivos organizacionais. Desta forma, o treinamento é uma maneira de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano da empresa e é também responsável pelo capital intelectual das organizações.

‘’Qualquer funcionário bem treinado vai ser um profissional aplicado, seguro e eficiente’’ – Comandante Lobato - Voo Seguro

De acordo com o comandante Lobato, Treinamento é o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos, para habilitá-los a serem mais produtivo, eficientes e por sua vez mais confiáveis afim de contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais

Percebe-se que o treinamento pode trazer um grande retorno para o profissional e para a empresa, pois um profissional bem mais qualificado terá uma motivação maior e o seu resultado na execução das tarefas será maior e mais produtivo, consequentemente a maior produtividade do empregado poderá contribuir efetivamente para os resultados da organização.

Treinar ainda é a melhor alternativa de desenvolvimento e aprimoramento de pessoas.

Ao se investir em treinamento espera-se que haja "aumento de produtividade, mudanças de comportamento, melhoria do clima humano na organização, redução de custos e de acidentes, rotação de pessoal, além de outros resultados.

3 TIPOS DE TREINAMENTO

Para que uma empresa sirva de modo eficiente os serviços que presta, investir no desenvolvimento de pessoas é investir, deste modo na própria qualidade. Mas, o investimento deve alcançar todos os colaboradores que participam da organização, visando os resultados, já que decorrem das atividades coletivas, do todo organizacional.

O treinamento deve ser priorizado quando uma nova realidade se apresentar a organização e deve preparar as pessoas para o enfrentamento e execução imediata das diversas tarefas peculiares, dando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas no cargo que ocupam naquele momento, mas também em outros que o colaborador possa vir a exercer. A mudança nas atitudes das pessoas cria entre elas clima satisfatório, dando-lhes satisfação e motivação, além de torná-las mais receptivas as técnicas de supervisão e gestão.

“Não medimos esforços nessa área. O alto investimento na qualificação permanente de 29 mil funcionários é estratégico para nossa companhia. Uma empresa que assume, todos os dias, o desafio de encantar e oferecer o melhor serviço ao cliente, em todo o mundo, só pode encarar treinamento como algo fundamental”, afirma Cláudio Costa, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Conhecimento da TAM Linhas Aéreas.

De acordo com o texto ‘’Voo seguro’’ a TAM possui um alto investimento na qualificação e treinamento de seus funcionários, segundo o texto o treinamento é realizado em duas partes: em sala de aula e em simulador.

Existem vários tipos de treinamento; a escolha do melhor deles depende dos objetivos que se pretende atingir. Podemos observar que a Academia de Serviços Cmte Rolim Adolfo Amaro conceitua se nos dois tipos de treinamentos:

Treinamento On the Job, são os tipos de treinamentos realizados dentro do local de trabalho, são treinamentos no próprio serviço, com conteúdos profissionalizantes.

“Treinar dentro da nossa casa é um beneficio enorme, na medida em que a capacitação é diretamente focada na operação da companhia” – Comandante Paulo Lobato

Esse tipo de treinamento possui a vantagem de permitir experiências praticas sobre condições de trabalho e proporciona a construção de melhor relacionamento entre funcionários.

Treinamentos Out the Job, são treinamentos realizados fora do ambiente de trabalho, são os mais formais realizados em sala de aula, laboratórios ou locais próprios para a realização. Dentre essas técnicas, as mais utilizadas na academia Serviços Cmte Rolim Adolfo Amaro são: as palestras e simulações, alem dos cursos exigidos pela Anac, são mesclados conteúdos presencias e on-line.

O objetivo da TAM é assegurar os níveis de excelência na formação de todos os seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com