TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Do Pessoal

Ensaios: Desenvolvimento Do Pessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

O assunto aqui apresentado trata-se, de um empreendimento pequeno, mais não deixa a desejar as atribuições, como se fosse um grande negocio.

Será apresentado o sucesso de um empreendedor com uma empresa 100% familiar, onde a seriedade de todos, contribuem para um negócio estável e lucrativo.

2 EMPREENDIMENTO FAMÍLIAR

O pequeno empresário senhor Sidnei de Goiânia – GO comprou uma loja ferragista há três anos a traz. O antigo dono resolveu vender por motivos pessoais que envolviam a família.

A pequena empresa já estava por mais de quatro anos em funcionamento, já havia uma estabilidade comercial, isto foi percebido pelo investidor senhor Sidnei.

O então comerciante despertou a ideia para partir para esse ramo, por que já trabalhava e empreendia na área de construção civil (uma empreiteira de obras). Devido a um problema de saúde agravado (enfarto do coração), teve que deixar o ramo de obras, devido o desgaste físico excessivo.

Então vendeu alguns bens e resolveu comprar este negócio para o sustento próprio da família.

O bom conhecimento quanto aos produtos aos que iria trabalhar: ferramentas, materiais-elétricos, materiais-hidráulicas, tintas, parafusos e outros. Facilitou sua solidificação no negocio, o comerciante possui uma sócia (uma de suas filias), todos os dois só possui o ensino médio de escolaridade, mas mostram-se com o pé no chão, em entender muito bem o que fazem. Mesmo assim lamentam por não ter uma formação superior voltada para a área administrativa, por que isso enriqueceria o conhecimento junto com sua experiência.

Próximo ao entrar o segundo ano da empresa, o comerciante enxergou a necessidade de implantação do sistema informatizado, pois ate o momento tudo era manual. Após a implantação do sistema fiscal e gerenciamento financeiro se fez satisfeito com o controle total de toda a movimentação do seu comércio obtendo históricos: diário, mensais sempre disponíveis.

A loja conta hoje com a colaboração de três funcionários, além do proprietário senhor Sidnei e a sócia, que são: um caixa e gerente financeira (sua filha); dois vendedores (seu filho e sua atual esposa) totalizando cinco pessoas empenhadas. Apesar de todos serem da família, todos são assalariados e são preservados todos os direitos previstos na CLT, exemplo: horários de expedientes flexíveis, horário de almoço e lanche para todos, descanso semanal, contabilização de hora extra etc.(o proprietário já chegou a ter um outro funcionário que não era da família isso foi quando ele adquiri-o o negócio, manteve esse por um ano e o demitiu por motivos econômicos, pois entendeu que ele e sua família estavam bem conciliados no negócio e não havia a necessidade de um outro funcionário ( em questão do meio ambiente do trabalho dessa empresa, manter a organização dos produtos em exposição assim como a do estoque e essencial segundo o proprietário. O ambiente interno e bem arejado a um cuidado maior quanto ao matérias inflamáveis e quando necessário manusear material ou mercadoria que oferece risco a saúde e integridade física, sempre usam EPI (equipamento de proteção individual). O clima entre funcionário e patrão é pacifico, sempre que a uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com