TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal

Artigos Científicos: Desenvolvimento Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O presente texto se propõe a apresentar as discussões e dados preliminares de uma investigação que tem como preocupação compreender a função que a internet desempenha nas atividades lúdicas infantis e identificar o espaço que as crianças estão dando ao uso desta em suas brincadeiras.

Para muitos o brincar é tidos como mero passatempo, mas são atividades fundamentais para a construção de conhecimentos sobre o mundo. O lúdico é uma linguagem natural da criança, por isso torna-se importante sua presença na escola desde a educação infantil.

Mas por outro lado a internet tem sido uma presença crescente da infância contemporânea. Ela já faz parte do cotidiano das crianças e permeia suas atividades lúdicas propondo sua inserção.Desenvolvimento

O trabalho lúdico desenvolvido pela ONG Esperança deve ser visto como algo favorável e imprescindível à necessidade do ser humano, visto que o mesmo possibilita o conhecer, o desenvolver das potencialidades e limitações de cada criança. A interação dos educadores de diversas áreas com os alunos facilita a identificação e consequentemente a resolução do problema que a criança apresenta. Além disso, desenvolve na criança a capacidade emocional e motora.

Esse trabalho fortalece e incentiva a criança em ação, visto que elas de tempo em tempo passam de um estágio de desenvolvimento para outro, o que na maioria das vezes esta conectado com uma mudança acentuada nas motivações, tendências e incentivos.

Por isso, o trabalho realizado pela ONG Esperança é muito favorável ao desenvolvimento do aluno, já que é por meio, da sua cultura que podemos visualizar a linha de suas tradições, e desse modo, iniciar uma ligação ou laço de desenvolvimento e afetividade com a criança auxiliando em cada estágio do desenvolvimento da mesma.

O brinquedo ou a brincadeira estimula a criança com dificuldade de aprendizagem, além é claro de deixar mais descontraída e mais afetiva principalmente com a ausência de cobrança imposta por terceiros. A caracterização de um ambiente descontraído faz com que as crianças ou adolescentes manifestem suas capacidades mais rápido e também mais concretamente, visto que dessa maneira elas ficam mais leves e acabam se soltando mais.

Ao brincar em grupo, elas se organizam se socializam entre si, aprendem a respeitar regras, cumprir normas e respeitar os sentimentos dos outros colegas.

Sem contar que a criança passa pelo processo de crescimento, de maneira evolutiva respeitando as necessidades, curiosidades e interesses em cada faixa etária. È possível o professor trabalhar as disciplinas associando-as ao lúdico, de forma que o aluno perceba a importância de levar os estudos com maior prazer e motivação. Sem contar que as atividades lúdicas têm a função de educar com alegria e satisfação, e traz descontração e entretenimento motivando-as a aprender.

Por isso o trabalho desta ONG é muito importante para o desenvolvimento da criança, visto que ele tem a capacidade de ajudar no desenvolvimento e também possibilita um direcionamento na vida dessas crianças e adolescentes que ali frequentam. Essa troca de experiências entre alunos é de grande valia para o aprendizado de uma vida inteira.

Portanto, vários projetos existentes na ONG Esperança, oferecem suporte de acompanhamento, de formação familiar dentro dos mais variados níveis de constituição, respeitando a individualidade e os princípios de cada um, buscando assim a inserção do ser humano na família e na sociedade. Além de resgatar a auto estima e a importância de cada criança e adolescente para si mesmo e para a família.

Desse modo, fica claro a importância dessas atividades realizadas na ONG Esperança, pois o trabalho realizado nela, além de criar oportunidades para essas crianças e adolescentes, também demonstra um maior comprometimento da sociedade para com a cidadania, formando um ser humano consciente de suas responsabilidades como cidadão global, promovendo trabalhos de interesse público.

As atividades lúdicas e artísticas nessa instituição desenvolve a igualdade,o grau de interesse, de satisfação, a aquisição de competências e habilidades, contribuem para que os educandos desenvolvam as modificações desejadas, para resultar nas transformações adequadas.

Temos ciência que essas atividades são essenciais para trabalhar a questão da auto-estima, ou seja, ela faz com que as crianças e adolescentes se vejam como pessoas importantes e capazes, superando assim as limitações e dando espaço ao desenvolvimento de suas habilidades.

É muito importante salientar que, para que essas atividades contribuam efetivamente no processo educativo é indispensável conhecer e compreender, não apenas seus pressupostos, mas, principalmente, os propósitos, os fins que se visa em cada situação educativa onde o ensino de lúdico será aplicado. A adaptação espontânea de abordagens pedagógicas de um contexto educacional para outro, como, por exemplo, do ensino formal para o não formal, sem levar em conta as peculiaridades de cada um, corre o risco de se transformar em algo ineficaz ou desprovido de sentido. Esse aspecto é particularmente importante para os projetos político-pedagógicos das ONGs que empregam arte aspirando fortalecer a auto estima do seu público-alvo, com vistas a encorajá-los a buscar seus próprios meios de superar as barreiras que os excluem. O ensino da arte nesses espaços é uma questão bastante complexa, e como tal, não deve ser analisada de forma polarizada, assentada, unicamente, numa ou noutra categoria de pressupostos.

Sendo assim, um dos pontos básicos da educação não formal que merece nossa atenção, é salientar que o aprendizado se conquista por meio da prática social.

Portanto, com as atividades da ONG Esperança sendo realizadas em trabalhos coletivos enriquece ainda mais o aprendizado, visto que a educação não formal tem sempre um caráter coletivo, esse passar por um processo de ação grupal, é vivido com mais grandeza e absorção do aprender, ainda que o resultado do que se aprende seja absorvido individualmente.

Exemplo 1:

Curso: Curso de Hardware

Disponível em: http://www.cursou.com.br/informatica/curso-de-hardware/#ixzz32yZwphVV

Data de acesso: 28/05/2014

Justificativa da escolha do Curso:

Por conta do aumento do número de computadores vendidos no mundo inteiro todos os anos. Há alguns anos, este equipamento era considerado um artigo de luxo nas residências, mas agora é um artigo de primeira necessidade.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com