TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Exames: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Como as mudanças pelas quais passamos atualmente influem no mundo do trabalho.

As profundas modificações que têm ocorrido no mundo do trabalho trazem novos desafios para a educação. O capitalismo vive um novo padrão de acumulação decorrente da globalização da economia e da reestruturação produtiva, que passa a determinar um novo projeto educativo para os trabalhadores, independentemente da área, das atribuições ou do nível hierárquico em que atuem.

Com a velocidade da informação e as novas tecnologias os trabalhadores estão se adequando com as novas formas de trabalho até porque quem não se adequar não ira conseguir muito espaço no trabalho de hoje.

As principais tendências e oportunidades que são consideradas positivas para os universitários de hoje, Com a modernização da industria muitas profissões desapareceram e outras surgiram, com isso houve a necessidade de surgimento de novas profissões com qualificações mais especificas o mercado de trabalho de hoje tende ser mais intelectual do que braçal e com ganhos maiores para quem tem mais tempo de ensino ou especialização em uma determinada área de atuação.

As características que identificam o mundo de hoje nem sempre são assumidas por aqueles que tem a responsabilidade de formar os futuros profissionais. Basta olhar para os nossos centros educativos: escolas, colégios, universidades e verificar o que se está fazendo em termos de preparação dos jovens para seu futuro. Vejamos a distância que existe entre os conteúdos estudados e a realidade fora da escola; a pouca relevância que os responsáveis pelas instituições de ensino dão à orientação vocacional ou profissional; o descaso no acompanhamento avaliativo que as instituições fazem sobre a eficácia do seu ensino e sua orientação a partir dos seus alunos egressos. Esses são alguns dos graves problemas com os quais nos defrontamos na área da orientação profissional.

O principal desafio para profissionais recém formados ainda é no meu ponto de vista a falta experiência exigida pela maioria das empresas, muitas delas exige experiência até para estagio. Umas das saídas são as instituições de ensino oferecer cursos de extensões, palestras e cursos extra-curriculares. Dessa maneira acho que os profissionais recém formatos tende a ter menos dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

Para que o universitário possa aproveitar as oportunidades que mercado de trabalho oferece o universitário deve investir na elaboração de um bom curriculum, se preparar bem para as entrevistas se vestindo adequadamente, se desempenhando bem nas avaliações de processo seletivo, ficar atento ao acontecimentos e as tendencias do mercado de trabalho. O universitário tem que analisar e estudar as novas tendencias para que se possa se adequar bem as novas tendências . Ter uma boa comunicação e utilizar os canais de comunicação: e-mail, redes sociais, vídeo conferencia entre outros. Saber fazer e receber críticas. Com isso e muita determinação acredito que o universitário possa se ingressar no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com