TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Casos: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Atualmente vivemos em um mundo organizado por regras sociais, econômicas, políticas e culturais, e em função destas constantes faz se necessário a busca pela compreensão do mundo. Quanto maior a cultura e o conhecimento da pessoa, mais abrangente e clara é sua visão de mundo.

Neste trabalho iremos apresentar o profissional de pedagogia, demonstrando os desafios que o profissional encontra as dificuldades, ameaças e oportunidades presentes no cenário global da educação. Esta atividade está relacionada a disciplina de desenvolvimento pessoal e profissional e tem por objetivo demonstrar o contexto desta profissão.

Ameaças e oportunidades presentes no cenário global.

A situação atual da Educação analisada a seguir,levando em conta uma visão geral do setor, por níveis e modalidades de ensino, a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos presentes neste cenário, bem como suas ameaças e oportunidades.

A taxa de não alfabetizados na população verificada no Brasil é de 16,73% já em algumas capitais como em Teresina é de 16,85%, muito próxima da taxa verificada no Brasil (16,73%) e inferior ao nordestino, que é 28,93% e piauiense (33,09%). No entanto, capitais próximas como Fortaleza e São Luis exibem indicadores mais favoráveis: 14,59%

e 10,92% de não alfabetizados, respectivamente. A população em processo de escolarização é analisada a seguir por níveis e modalidade de ensino.

Ameaças

• As características do contexto sócio-econômico evidenciam acentuada

diferenciação na distribuição de renda, além do desemprego, subemprego,

condições de vida pessoal e familiar que comprometem o

acesso e o percurso escolar do aluno.

• A rapidez das mudanças tecnológicas, criando novas linguagens e

novos saberes, é um fator de exclusão para aqueles que a eles não

têm acesso.

• A migração e o conseqüente surgimento de núcleos populacionais

aonde não estão instalados ainda equipamentos urbanos, dentre eles

a escola, dificultam o planejamento da expansão da rede escolar.

• A desarticulação entre as diferentes políticas públicas na área social.

Oportunidades

• A existência de uma demanda de outros centros urbanos em busca do

setor educacional, especialmente para o ensino médio e superior

• A disseminação de novas tecnologias da comunicação e da informação

contribuindo para a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

• A existência de programas nacionais de financiamento para o setor

educacional(FUNDEF, PDE, etc).

O profissional de pedagogia e sua relação com os outros

O profissional de pedagogia pode atuar em áreas como:

• Editoras – Em editoras podem trabalhar na elaboração de materiais didáticos, para o ensino fundamental e até mesmo em livros infantis.

• Pedagogia Empresarial – O profissional pode atuar ministrando aulas, elaborando atividades e projetos educacionais.

• Recursos Humanos – Podem atuar em organizações de provas de recrutamento e seleção de candidatos, nas realizações de testes psicológicos e até mesmo em dinâmicas de grupo.

Desta forma ele pode interagir com outras áreas sem deixar de agir como pedagogo.

O profissional de pedagogia segundo a CBO.

Segundo a CBO o código de ocupação do pedagogo é 239415. Dentre a sua função está implementar, avaliar, coordenar e planejar o desenvolvimento de projetos pedagógicos/institucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

A profissão de Pedagogia no mercado de trabalho

Ao pensar o pedagogo e seus saberes, é importante identificar onde se situa o cotidiano desse processo de formação. É muito importante perceber a dimensão teórica e prática que lhe dá sustentação e que faz o seu acontecer. O pedagogo concebe seu trabalho no seu fazer cotidiano voltado para as praticas emancipatórias profissionais e humanas dos sujeitos, num processo constante de construção e conseqüentemente numa práxis transformadora que busca a relação teoria-prática e o constante repensar da prática.

Como pedagogo, o educador necessita provocar mudanças significativas em sua maneira de pensar e agir e para isso é fundamental repensar seu papel, enquanto profissional criativo, para tornar-se investigador reflexivo no trabalho pedagógico e na gestão educacional. Como Pedagogo, a postura diferenciada interdisciplinar pressupõe um profissional que incorpora e revela determinados saberes histórico - políticos e sociais, capaz de realizar a articulação e as relações na sociedade e na realidade onde estão inseridas. Nesse sentido, é um profissional reflexivo capaz de ir se construindo e colaborando na constituição de seus pares numa ação colaborativa de valores, crenças, contradições, considerando o sujeito cultural e a sua realidade enquanto construtor da sua própria história, valorizando seus saberes, sua linguagem, suas relações sociais no e com o mundo, mediada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com