TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Artigo: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

Há pouco pensávamos que quanto mais tempo permanecíamos em uma empresa, menos seria a chance de ficarmos desempregados, o perfil dos trabalhadores era do sexo masculino, de baixa escolaridade, e que trabalhava nas indústrias.

Hoje vivemos outro momento no mercado de trabalho onde o trabalhador da indústria já não é mais dominante, não tem a garantia de emprego para toda a vida, busca novos conhecimentos, está se especializando, é cobrado por seu desempenho, criatividade, responsabilidade e conhecimento.

As informações que tínhamos sobre trabalho/emprego/segurança social sofreram mudanças devido à influência e evolução da sociedade e formas de produção.

Os fatores que contribuíram para esta nova realidade são: as inovações tecnológicas, globalização econômica, o papel dos Estados, o individualismo, e o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho.

A exigência de aperfeiçoamento dos empregados e de novas habilidades teve como consequência o desemprego, a informalização, porém as empresas oferecem cursos de capacitação para seus funcionários.

Trataremos neste artigo sobre alguns aspectos que influenciaram para que estas transformações ocorressem, sobre áreas que irão gerar mais empregos, o trabalhador da área de serviços, a participação feminina no mercado de trabalho.

Buscou-se averiguar as principais mudanças, as habilidades requeridas das pessoas, as características que as empresas procuram nos candidatos a vagas. Em se tratando dos procedimentos de pesquisa o estudo classifica-se como pesquisa bibliográfica.

As transformações e tendências do mercado de trabalho

A globalização econômica, informatização, inovações tecnológicas, individualismo, atuação dos Estados, participação das mulheres, a valorização do conhecimento, as novas tecnologias usadas para aumentar a produtividade, são alguns dos fatores que contribuíram para esta realidade do trabalho.

Porém teve como consequências o desemprego, a substituição de homens por máquinas, desaparecimento de algumas funções, mas ao mesmo tempo criou novas oportunidades de empregabilidade como a terceirização.

Alterações quanto à maneira de desempenhar o cargo, valorizando o empregado que tem ideias novas, eficazes que faça além do que lhe é designado, aumente os recursos, faça mais em menos tempo, e o empregador o incentivo a comunicação entre colaboradores, superiores, cliente e fornecedora efetiva, obtendo dessa forma melhores resultados tanto para a organização quanto para os clientes.

A exigência de novas habilidades, criatividade, experiências, ser audacioso, são algumas características observadas para a contratação de colaboradores. Algumas empresas oferecem cursos de capacitação para ter colaboradores entusiasmados em trabalhar e fazer o melhor e dessa forma manter a estrutura da empresa em equilíbrio.

É valorizado o trabalhador que tem disponibilidade para aprender contribuindo com conhecimento atualizado para o desenvolvimento de técnicas, de novas gestões.

A crescente atuação da mão-de-obra feminina vem ocorrendo devido a diversos fatores tais como: a conquista de cargos que antes somente os homens ocupavam, menor número de filhos, investimento em educação entre outras, porém enfrentaram e ainda veem enfrentando algumas barreiras como: as desigualdades sociais, o preconceito. Mas com iniciativas nos campos de comunicação, políticas para igualar os salários, a busca por seus direitos e deveres fez com que a mulher obtivesse progresso no mercado de trabalho, atuando em diversas áreas.

Referente à indústria e as perspectivas para o futuro com a reestruturação ocorre o desemprego, mas foi a partir deste declínio que a competitividade ganhou força. Entre pessoas e organizações uns por procurar uma empresa com boas condições de se trabalhar e crescer e outros por oferecer melhores empregos, salários e qualidade de vida.

O que pode ser visto no mercado de trabalho é o modelo de avaliação na contratação de funcionários, como a valorização do conhecimento, da criatividade, desempenho, conhecer a empresa no geral, como funcionam os outros departamentos, rotatividade de cargos, a transparência das informações sobre o que está ocorrendo internamente e externamente no trabalho, qualidade de atendimento, satisfação do cliente, logística e cada vez mais a interferência da tecnologia para melhorar os processos produtivos, influenciando o trabalhador a buscar maiores conhecimentos, capacitações e dessa forma poder interagir de forma construtiva para o campo que atua contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, de sua equipe e empresa.

Cada vez mais as mudanças são necessárias, devemos mudar as condutas de relacionamento, quebrar paradigmas, alterar a forma antiga de ser, experimentar o novo, sair da zona de conforto, buscar formas diferentes de gerenciar com melhor eficiência e praticidade.

A mudança atua de maneira que podemos ver o mercado de trabalho com outra visão, que somos capazes de melhorar nosso ambiente e a nós mesmos, com idéias, inovações que envolvam a todos na empresa, reorganização de princípios, valores, objetivos individuais e coletivos.

O contato entre Empresa x Trabalhador também tem se modificado ao longo do tempo, passando de um relacionamento de patrão e empregado para um contato menos distante e assim ter a oportunidade de discutirem suas ideias com os gerentes e supervisores da organização. Com esta conduta o trabalhador sente-se valorizado, não sendo apenas um operário que espera o salário no final do mês, e sim um colaborador comprometido com seu trabalho, e que a empresa não pense somente em lucratividade, mas também no bem estar do colaborador.

Grandes mudanças no mundo globalizado

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com