TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Artigo: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

1 - ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL: FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.

Desde 20 de dezembro de 1996 a lei de nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é a que estabelece os direitos da educação no Brasil, como e por quem estes órgãos devem ser administrados, como deve ser organizadas entre outros princípios presentes na Constituição.

No nível federal os responsáveis pela educação são o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE).

No nível estadual são Secretaria Estadual da Educação (SEE), Conselho Estadual de Educação (CEE), temos também a Delegacia Regional de Educação (DRE) ou Subsecretaria de Educação.

No nível municipal temos dois órgãos responsáveis pela educação Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Conselho Municipal de Educação (CME).

O Brasil na educação básica se constitui do ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio. De acordo com art.21 da Lei nº 9.394/96 a educação escolar além das três citadas anteriormente, compõe-se também do nível superior entre outras modalidades de ensino como Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e técnica, Educação Especial e Educação a Distancia (EAD).

A educação infantil sendo para a faixa etária de 0 a 5 anos tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, em aspectos físicos, psicológico e social, junto com o convívio familiar e da comunidade.

Já a educação fundamental conforme a constituição sendo obrigatória atingindo a faixa etária de 6 a 14 anos que antes era 8 anos de ensino e hoje passa a ser 9 anos modificado recentemente pela lei de nº 11.114/05 o que mudou foi que ao invés das crianças entrarem no ensino fundamental aos 7 anos, hoje entra aos 6.

O ensino médio sendo a ultima etapa da educação básica atinge a faixa etária de 15 a 17 anos, consolida a aprofunda os objetivos adquiridos no ensino fundamental preparando o educando para o mercado do trabalho e para níveis superiores de ensino. O ensino superior conta hoje os cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e curso de extensão, todos como o objetivo de aperfeiçoar o educando para o mercado de trabalho.

Para toda essa base de ensino hoje contamos com quatro esferas administrativas para as instituições, são elas: União, Estados, Distrito Federal e Municípios que conforme artigos de 8º até o 20º da LDB cada esfera é responsável em organizar o seu sistema de ensino.

Sendo assim a União é responsável em organizar o sistema federal, com as instituições de ensino médio, técnico e de nível superior (públicos e privadas); Estados e Distrito Federal responsável pelo sistema estadual, com as instituições também de todos os níveis públicas e privadas; os Municípios abrange o sistema municipal de ensino, com instituições de educação infantil, incluindo as creches, e de ensino fundamental.

Sendo assim pelo estudo feito, sim o Brasil possui um sistema único de ensino na teoria, porém em prática isso deixa a desejar, segundo alguns autores como Savani contesta que o Brasil possui um sistema único de ensino, por falta de articulações entre vários sistemas de ensino existentes nos meios administrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com