TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional_RDR

Artigos Científicos: Desenvolvimento Pessoal E Profissional_RDR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Nesta ATPS- Atividades Práticas supervisionadas, falaremos sobre a Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia - a- dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo precípuo de máxima eficácia e eficiência gerando produtividade e lucro.

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.

Passo 1°

Filme Tempos modernos O filme consiste em uma narrativa bem elaborada sobre como o mundo se encontrava devido às mudanças que vinham ocorrendo desde a Revolução Industrial em que a ascensão das máquinas fez com que milhares de trabalhadores perdessem seu emprego, vendo-se em condições de aceitar qualquer posto de trabalho, como no caso do personagem Carlitos, que durante toda sua trajetória na história está em constante mudança de atividade profissional. A obra conta a história de um jovem e uma órfã que, por consequências da crise, passam por muitas dificuldades e enfrentam muitos obstáculos em busca de uma vida melhor.

No estudo da Revolução Industrial, vários historiadores salientam que tal experiência foi responsável por uma profunda transformação nas formas de se organizar as relações de trabalho. Em linhas gerais, procura-se destacar que a figura do artesão foi substituída pela do operário, que vendia a sua força de trabalho em troca de uma determinada compensação monetária.

Nessa nova configuração, o trabalhador fabril não tinha mais noção de quanto era o valor da riqueza produzida por sua força de trabalho. Segundo a teoria dos pensadores Karl Marx e Friendrich Engels, o operário recebia um salário que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho. Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração sistemática.

Para que tal desconhecimento fosse viável, segundo estes dois mesmos teóricos, a especialização do trabalho era um pressuposto indispensável. Sob tal vigência, o operário desconhecia o valor do seu trabalho no momento em que desempenhava uma função isolada do processo global de fabricação de um determinado bem material. Com isso, ele não sabia quantificar em dinheiro o valor que sua contribuição influía na concepção de uma mercadoria industrializada.

as várias críticas que o criativo Chaplin mostrou em Tempos Modernos, ele trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas, além de mostrar também que a mesma sociedade capitalista que explora os trabalhadores, alimenta todo conforto e diversão da burguesia. Cenas como a que Carlitos e a jovem órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e a mesma jovem encontram-se numa loja de departamentos, ilustram bem essas questões. A alienação do operário é outra crítica muito enfatizada dentro do filme, o exemplo seria nas cenas em que Carlitos faz o movimento repetitivo de apertar o equipamento, mesmo não estando em serviço, além da representação de grandes máquinas na fábrica, ou seja, mostrando uma maior importância e magnitude das máquinas contra o trabalhador.

O filme tempos modernos aponta bastante para as situações reais do mundo em que vivemos este filme não é diferente. Ele mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho, produção apenas aumentando, e as condições sub-humanas a que essas pessoas eram expostas nos seus locais de trabalho, em um retrato das condições da força operária no final do século XIX. Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário e boas condições para trabalhar.

O filme salienta bastante que a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes nem sequer podia pagar o preço do produto que produziam, o que sem dúvida podia ser considerado como algo bem injusto. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho.

O filme nos mostra uma realidade que não é tão diferente dos dias de hoje, no Brasil ainda tem muito trabalho escravo escondido por ai precisando ser descoberto para que haja justiça com as pessoas que trabalham em péssimas condições, e são submetidas a péssimos salários.

Passo 2°

1° Refletir com sua equipe a respeito do filme Tempos modernos comparando o stress do personagem da época com o stress que nós vivemos hoje nas empresas. Apontar diferenças e semelhanças

Diferenças:

- Não tinham qualidade no trabalho

- Não tinham segurança

- Não tinham oportunidades dentro da empresa

Semelhanças:

- As cobranças no serviço e funcionários

- Serviços repetitivos

-Responsabilidade de funcionários (horário, presença, serviço)

Passo 3° (Equipe)

Aplicar na padaria Q Pão os Princípios da Escola Clássica da Administração a fim de ajudar a organização estrutural da empresa:

1. Demonstrar como pode ser aplicado o princípio da divisão do trabalho de Taylor a fim de se atingir a eficiência na Q Pão e reduzir custos de produção.

Acho que o ideal seria começar reduzindo a jornada de trabalho, e também contratar pessoas especializadas para o cargo na parte administrativa, os princípios de Taylor que devem ser aplicados, são: planejamento, preparo, controle e execução.

2. Preparar um estudo de tempos e métodos visando melhorar a produção da padaria.

As melhorias seriam layout da loja (planejamento arquitetônico do interior e exterior), excelência no atendimento, degustação e controles e pessoas especializadas em sua área. O layout da padaria, sempre será o fluxo do cliente, permitira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com