TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Regional Sustentável

Por:   •  25/5/2014  •  4.786 Palavras (20 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO – RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (RSA) e DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (DRS)

1.CONTEXTUALIZAÇÃO

1. Evolução histórica do conceito de sustentabilidade.

Desde os tempos das cavernas, o homem vem transformando a natureza. No início, praticava a economia de subsistência: colhia, caçava e pescava. Em 8.000 a.C. iniciou agricultura e criação de animais, abandonando a vida nômade e fixando-se às margens de rios e lagos e construindo moradias. Surgiram as comunidades organizadas (aldeias).

Desde então, a humanidade vem influenciando o equilíbrio do ecossistema (conjunto de relacionamentos entre um determinado ambiente e os organismos que nele habitam).

O comercio surge quando há geração de excedentes na agricultura, na criação de animais e no trabalho artesanal , operando mediado pela moeda.

No século XV surgem os estados nacionais. O rei passa a governar com o suporte financeiro da burguesia. Portugal e Espanha buscam novas rotas para expansão comercial, estabelecendo colônias onde hoje temos a América do Sul.

Essa colonização baseou-se na exploração das reservas naturais e na extinção das civilizações nativas.

Na segunda metade do séc. XVIII, A Inglaterra introduziu garndes transformações no modo de produção, dando origem à Primeira Revolução Industrial, caracterizada pela substituição:

▪. Das ferramentas pelas máquinas;

▪. Da energia.humana pela energia motriz.–.inicialmente o vapor;

▪. Do modo de produção doméstico pela produção em fábricas.

No final do século XIX, a utilização da energia elétrica e do motor a combustão proporcionou a Segunda Revolução Industrial do mundo, aumentando a produtividade, ocasionando um forte impacto social e ambiental, alterando significativamente o ecossistema planetário.

No séc. XX surge a sociedade de consumo, com a diminuição da vida útil dos bens, que, com a rapidez do aparecimento de novas tecnologias, tornam-se rapidamente obsoletos.A conseqüência é um aumento expressivo da produção de resíduos se o tratamento adequado para reabsorção pela natureza.

Chegamos.ao.início.do.século.XXI.com.o.seguinte.cenário:

▪. avanço.econômico.expressivo;

▪. concentração.de.riquezas.nas.mãos.de.poucos;

▪ crescimento demográfco desmedido;

▪. destruição.do.patrimônio.ecológico.mundial;

▪ mudanças signifcativas nas relações de trabalho;

▪. estímulo.ao.consumo.inconseqüente;

▪. diminuição.da.mortalidade.infantil;

▪. aumento.da.expectativa.de.vida;

▪. avanços.tecnológicos;

▪. políticas.ambientais.de.preservação.do.planeta.

2. Conceito de desenvolvimento sustentável e Sustentabilidade

“Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. (*)

Sustentabilidade é a propriedade de um processo continuar existindo no tempo, conservando a qualidade e autonomia na sua manifestação, interagindo com todas as suas dimensões sem privilegiar uma em detrimento da outra. Na perspectiva do desenvolvimento, esse processo deve ocorrer sustentando a vida da espécie humana e das demais que habitam o planeta, desde que isso assegure à Terra continuar a sua trajetória com garantia da integridade planetária.

Movimentos que tiveram origem na necessidade de discutir os problemas ambientais

O Clube de Roma, fundado em 1968, por 30 especialistaas de diversas áreas, para debater a crise e o futuro da humanidade. Em 1972, publicou o estudo Os Limites do Crescimento, que concluía que “mantido os mesmos níveis de industrialização, poluição, produção de alimentos e exploração dos recursos naturais vigentes na época, o limite de desenvolvimento do planeta seria atingido em, no máximo, 100 anos, provocando uma repentina diminuição da população mundial e da capacidade industrial”.

Também em 1972, 113 paíse reuniram-se na Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente ou Conferência de Estocolmo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com