TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Social E Meio Ambiente

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Social E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem por objetivo auxiliar no planejamento de ações e mudanças para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, apresentando ideias socioambientais para a cidadania participativa do país.

O processo de emplementação de mudanças a favor do desenvolvimento sustentável do planeta pode ser dado tanto por iniciativa do poder publico quanto da sociedade civil, podendo ser desenvolvido pelas comunidades e em diferentes territorialidades, como em bairros, escolas, empresas, áreas protegidas e bacias hidrográficas.

Desde pequenos, aprendemos que precisamos cuidar do meio ambiente para podermos viver em equilíbrio às nossas necessidades humanas, e o quanto nossas atitudes perante ele poderão ser prejudiciais, ou, até mesmo, irrevogáveis. Por isso, evitar o desmatamento mantendo áreas verdes e favoráveis ao reflorestamento, nos permite o conforto térmico garantindo a biodiversidade de nossa flora e fauna.

Com a tecnologia e o desenvolvimento industrial, muitos poluentes são liberados a atmosfera. Devido a isso, foram criados automóveis mais econômicos e menos poluentes, e muitas pessoas optaram por alterar suas maneiras de locomoção, valorizando caminhadas e bicicletas.

Hoje, as crianças aprendem na escola como fazer a separação correta do lixo e o quanto sua reciclagem pode ajudar a diminuir a poluição do planeta, e levam para dentro de casa essa ideia. Aprendem que devemos economizar água, reduzindo o tempo no banho e escovando os dentes de forma correta, não deixando a torneira aberta sem estar sendo usada. Assim, elas conseguem mobilizar e conscientizar uma família da importância de agir do mesmo modo diariamente.

Algumas pessoas adotaram a ideia das cisternas, que são construídas para armazenamento da agua da chuva, nos permitindo um ótimo reaproveitamento da agua. Com ela podemos lavar calçadas, o carro e regar as plantas, evitando o desperdício da agua potável e o gasto desnecessário.

Muitas dessas mudanças podem e devem começar dentro da própria casa, tornando-se assim um habito comum entre a população. Esses hábitos nos trazem pequenas mudanças no dia-a-dia, mas ao longo do tempo percebemos o quanto é significativa e essencial a conscientização e colaboração de todos para a salvação do planeta.

Referências Bibliográficas:

https://www.youtube.com/watch?v=dX-tu2ODL5g

http://www.agrisustentavel.com/doc/cotidiano.html

http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com