TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de Isolamento Térmico Inovador

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.419 Palavras (34 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 34

Com este trabalho vamos apresentar possíveis polímeros que serão aplicados nos isolantes térmicos. O polímero é uma macromolécula natural ou sintética, de alto peso molecular, formada pelo encadeamento de unidades moleculares fundamentais chamadas monômeros. Os polímeros formam muitos dos materiais que compõem os organismos vivos, como as proteínas e celulose. Constitui também a base de materiais criados pelo homem, como concreto, vidro, papel, plástico e borrachas

2. CONCEITO DE INOVAÇÃO

Atualmente podemos nos deparar com inúmeros artigos de jornais ou revistas, ou até mesmo notícias em telejornais e afins, que falam sobre inovação; por se tratar de um assunto indispensável à tecnologia ambiental, faz-se necessário abordar sobre o mesmo, a fim de transparecer a importância de tal para a compreensão do objeto de estudo em questão, o desenvolvimento de um isolante térmico inovador.

Trata-se de um tema de suma importância para o contexto, segundo a Constituição Federativa Brasileira “Inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços” (Lei de inovação Federal 10.973/04).

Existem várias definições sobre inovação, tendo muitas vezes como principal foco suas finalidades, entretanto, segue o conceito de inovação segundo o Manual de Oslo, 1997:

Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. (MANUAL DE OSLO,1997).

A inovação, ainda que se apresente como um resultado, correlaciona-se diretamente com um processo inicial, a fagulha das grandes ideias, uma concepção inerente ao homem que é sua capacidade de criar e de ser inventivo.

A invenção é uma concepção resultante do exercício da capacidade de criação do homem, que represente uma solução para um problema técnico específico, dentro de um determinado campo tecnológico e que possa ser fabricada ou utilizada industrialmente. O certificado de adição de invenção é um aperfeiçoamento ou desenvolvimento introduzido no objeto de determinada invenção. (Agência USP de Inovação, s.d)

De acordo com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) a inovação pode ser entendida como a introdução, com êxito, no mercado de produtos, serviços, processos, métodos e sistemas que não existiam anteriormente, ou contendo alguma característica nova e diferente do padrão em vigor. Compreendendo diversas atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras, comerciais e mercadológicas. (GUIMARÃES, 2000.)

A CNI (Confederação Nacional das Indústrias), assume um compromisso pela inovação, e tem a “inovação como a capacidade de converter ideias em valor.” Todavia, a CNI considera que “o futuro de uma indústria depende da inovação”. (CNI, 2011).

Neste contexto a inovação significa a solução de um problema tecnológico, utilizada pela primeira vez, descrevendo o conjunto de fases que vão desde a pesquisa básica até o uso prático, compreendendo a introdução de um novo produto no mercado, em escala comercial tendo, em geral, fortes repercussões socioeconômicas.

O conceito de inovação varia de acordo com sua aplicação. Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem às inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais, ou até mesmo, novas fontes de suprimentos. Desta forma, as inovações podem ser:

Quadro I

INOVAÇÕES DESCRIÇÃO

de produto Quando há modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores.

de processo Quando ha mudanças no processo de produção do produto ou serviço, sem, necessariamente, gerar impacto no produto final, mas produzindo benefícios no processo de produção, aumentos de produtividade e redução de custos.

de modelo de negócio Que considera mudanças no modelo de negócio. Ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado.

incremental Reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modifica de forma expressiva a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio.

radical Representa uma mudança drástica na maneira que o produto ou serviço é consumido. Geralmente, traz um novo paradigma ao segmento de mercado, que modifica o modelo de negócios vigente.

Representa os tipos de inovação e suas definições.

Assim, para o objeto de estudo em questão, o desenvolvimento de um isolante térmico, utiliza-se a inovação de produto, pois juntamente ao material isolante introduz-se um resíduo sólido em sua composição dando-lhe assim um destino mais nobre e apropriado; além do potencial sustentável da ideia, realiza-se uma inovação tecnológica que, de acordo com suas características pode ser incremental ou até disruptiva.

Estas classificações são baseadas nas diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação do Manual de Oslo que define as inovações de acordo com sua natureza, conforme segue:

Quadro II

TIPO DE INOVAÇÃO DESCRIÇÃO

Processo tecnológico: É a adoção de métodos de produção novos ou significativamente melhorados, incluindo métodos de entrega dos produtos. Tais métodos podem envolver mudanças no equipamento ou na organização da produção, ou uma combinação dessas mudanças, e podem derivar do uso de novo conhecimento. Os métodos podem ter por objetivo produzir ou entregar produtos tecnologicamente novos ou aprimorados, que não possam ser produzidos ou entregues com os métodos convencionais de produção, ou pretender aumentar a produção ou eficiência na entrega de produtos existentes. Em algumas indústrias de serviço, a distinção entre processo e produto pode ser nebulosa. Por exemplo, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.8 Kb)   pdf (270.3 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com