TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e adequação da empresa

Projeto de pesquisa: Desenvolvimento e adequação da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Atualmente com o mercado competitivo as empresas precisam se destacar e para isso é indispensável um vasto conhecimento para se chegar a excelência.

O presente estudo mostra a Contabilidade no desenvolvimento e idoneidade de uma empresa. Será destacada a importância do contador como instrumento que auxilia a entidade coletando informações, reunindo dados e elaborando relatórios para suporte nas tomadas de decisões.

Além de exercer suas funções rotineiras como lançamentos, escrituração, controle fiscais entre outras, o profissional contábil está cada dia mais presente em todas as áreas de uma empresa. Devido a participação direta ele precisa estar sempre atualizado e focado no objetivo da organização que visa o lucro.

2 DESENVOLVIMENTO

Organização é um conjunto de esforços individuais amparados por máquinas ou equipamentos que facilitam a atividade, recursos financeiros e outros com a finalidade de alcançar determinados objetivos, enfim, são as empresas, instituições, associações, etc.

Organizar é constituir, dispor em ordem, atribuir responsabilidades a indivíduos dentro de uma organização e para melhor atuação desse ato existem as funções administrativas.

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Para o sucesso de uma empresa sabemos que é preciso no mínimo de uma boa organização.

Para isso Henry Fayol, um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, foi o primeiro a definir as funções básicas de uma administração. Além de Fayol, também contribuíram para este conceito Henry Ford, Frederick Taylor e Max Weber.

Tais funções administrativas facilitam a visão e aplicação de procedimentos necessários para chegar a um objetivo dentro de uma empresa.

É necessário o administrador ter em mãos dados, informações e recursos para administrá-los de forma que possa atingir o propósito desejado. E para isso a colaboração de um profissional da área da contabilidade é de grande importância.

2.1.1 Planejamento

A melhor forma para chegar a um objetivo é planejar. Através do planejamento temos a possibilidade de traçar metas, avaliar e escolher os melhores procedimentos a serem empregados. Consiste em tomadas de decisões antecipadas com intenção de refletir no que deve ser feito a fim de minimizar erros.

É uma das principais funções administrativas, pois ao planejar definimos aonde chegar, o que deverá ser elaborado, de que maneira fazer e passos a serem seguidos.

2.1.2 Organização

Organizar é coordenar e reunir todos os recursos necessários para atingir um objetivo. Para melhor eficiência deverá seguir todo o planejamento inicialmente elaborado.

Cada organização deverá ter um organograma com os setores divididos, direcionando as responsabilidades aos indivíduos para melhor execução das tarefas.

2.1.3 Direção

Tendo o planejamento e os recursos organizados, é hora de direcionar o processo de trabalho através da ativação de pessoas ligadas ao processo com a finalidade de atingir o resultado final. Esse processo é a direção realizada através de comunicação, motivação, liderança, coordenação e ordem.

No decorrer dos tempos as funções de comandar e coordenar deram lugar para o termo dirigir no sentido de liderança, por estar associada a gestão de pessoas dentro de uma organização.

2.1.4 Controle

Controle é a vigilância sobre o que está sendo elaborado, mantendo um bom desempenho das pessoas e equipamentos. É observar o planejamento, a organização e o rumo do processo. Nesta etapa deve observar o sistema e verificar se segue conforme o planejado.

2.2 PATRIMÔNIO

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, seja ela pessoa física ou jurídica.

Temos diversas definições de Patrimônio que nos auxiliam. Para Padoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (2006, p. 19) o Patrimônio tem aspecto qualitativo e quantitativo. No aspecto qualitativo a natureza dos bens, direitos e obrigações são expressos em moeda enquanto no quantitativo tem-se a expressão em valores assumindo a posição do que seja valor.

Marion (2009 p. 37) define como conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa.

Bens são todos materiais tangíveis, intangíveis, móveis e imóveis que satisfazem a necessidade das pessoas e organizações. São itens indispensáveis do Patrimônio, pois através deles é possível vender, negociar, arrendar, etc.

Bens tangíveis são os materiais físicos que podemos ver e pegar como os computadores e equipamentos. Os intangíveis são intocáveis, impossível de ver e tocar como exemplo a marca de uma empresa.

Bens móveis são os que se movem, se deslocam, enquanto os imóveis como o próprio nome diz fica estabelecido no mesmo lugar como prédios e terrenos.

Direitos são todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros como duplicatas e aluguéis.

Constituem obrigações para uma entidade todos os valores que ela tiver a pagar para terceiros. Neste caso entram os pagamentos referentes às compras a prazo.

2.3 ORIGENS DE RECURSOS

2.3.1 Capital Social

Capital Social é o investimento inicial feito pelos sócios na abertura de uma empresa. Ele está previsto em contrato ou estatuto que forma a participação dos sócios ou acionistas na entidade e compõe o Patrimônio Líquido.

2.3.2 Capital de Terceiros

Representa recursos vindos de terceiros utilizados para aquisição de ativos de propriedade da empresa. O Capital de Terceiros se torna uma obrigação futura para a organização.

2.4 ANÁLISE DE MERCADO

Como vimos neste texto, para o sucesso de uma empresa é necessário uma boa organização. É preciso de uma base sólida para se iniciar e manter no mercado, visto que hoje em dia a concorrência é grande.

Não é somente nos concorrentes que o empreendedor deve ficar de olho, também no planejamento e pesquisa da clientela, da variedade de fornecedores, definição do custo e venda dos produtos ou serviços oferecidos, localização do negócio, conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com