TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento sustentável

Por:   •  25/9/2016  •  Resenha  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso: Arquitetura e Urbanismo – Campus Chapecó

Professor: Danny Elson Kufner

Aluno (a): Regina Aparecida Gonzatti

Data: 16/09/2016

  • Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é a relação entre crescimento econômico, preservação ambiental e desenvolvimento social, de tal forma que não prejudique o ecossistema para as presentes e futuras geração. Esse termo foi usado pela primeira vez em 1992, no Rio de Janeiro, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Essa preocupação iniciou-se quando, através de estudos, foi percebido que o crescimento populacional estava gerando uma produção elevada de lixo e de poluição no planeta a ponto de preocupar pesquisadores sobre o futuro do planeta. Estudos estimam que será necessário três planetas Terra para comportar tamanha produção de resíduos e poluição, em breve.

O crescimento populacional atrelado ao crescimento do consumo exagerado está entre os 12 maiores problemas ambientais da humanidade. Acredito que tal problema seja o pontapé para todos os outros que afetam nosso planeta. Pois se não houvesse crescimento populacional tão significativo, não seria necessário produzir energia em maior escala, não precisaria desmatar enormes áreas de florestas nativas para produção agrícola e tanto lixo não seria produzido. Em média, 240 mil toneladas de lixo são produzidas por dia no Brasil.

Para tentar amenizar os efeitos de tanta poluição, algumas empresas, e até mesmo órgãos governamentais, estão investindo no desenvolvimento sustentável. Numa produção mais limpa e na correta destinação de seus resíduos – tanto os gerados pela própria empresa quanto os resíduos resultantes das embalagens ou outros produtos-.

Outra solução proposta pelo desenvolvimento sustentável é a prevenção, já que pensar no destino correto dos resíduos antes de eles serem gerados é mais barato do que pensarmos nele quando já for uma realidade. Assim como uma casa, é mais barato pensar no projeto acessível e adequado a todos os públicos do que adaptá-los posteriormente.

Porém, não é dever apenas das empresas a preocupação com a sustentabilidade. A população também deve fazer sua parte dando a destinação correta aos resíduos, economizando água e energia, além de verificar a procedência dos produtos comprados e fiscalizar as instituições que não trabalham de acordo com o planeta. Só teremos resultados significativos se todos fizerem a nossa parte, mas não devemos esperar apenas pelos outros, devemos ser a mudança que queremos ver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (95.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com