TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design de Interiores

Por:   •  20/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.998 Palavras (16 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA

Disciplina: Arte

Professor: Augusto

Turma: 2° “VF”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Design de Interiores

         

 

 

 

 

 

 

 

 

Bruno Gabriel  

Giovanni Rambo  

Leonardo Brito  

Sheyla Nunes

 

 

 

26/03/2014

SUMÁRIO

 

  1. O design
  1. Significado
  2. Origem
  3. Exemplificando 2. O design de interiores

                 2.1. O que é?

  1. Reunindo informações
  1. Mobiliários de época e de vanguarda
  2. Funcionalidade e estética
  3. Relação entre mobiliários vanguardistas e de época
  4. A evolução dos ambientes de interiores
  5. O eco design
  1. O design de interiores enquanto profissão
  1. A profissão designer
  2. Da formação
  3. Pós formação/Introdução no mercado de trabalho
  4. O mercado de trabalho
  5. As lutas da carreira
  6. Os tipos de cliente/atuação
  7. Associações de designers de interiores
  8. As feiras de design de interiores
  1. Casa Cor
  2. Morar Mais
  3. Ideal Home Show
  1. A renda
  1. ANEXOS

 

         

INTRODUÇÃO

 Design de interiores é uma técnica que está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e um dos fatores que contribuíram para isso sem dúvida foi o crescimento econômico da sociedade. Os designers de interiores são contratados para projetar o interior de residências ou estabelecimentos comerciais. Portanto, é interessante procurar conhecer as origens desta técnica, já que a tendência é que ela se torne cada vez mais difundida em nossas vidas.

 É com esse pensamento de conhecer, que traçamos nosso objetivo: desmembrar os conglomerados de informações que existem sobre o design de interiores para que possamos enfim compreender o como funciona tal técnica decorativa. Apesar da maioria das pessoas hoje terem a concepção básica do que é um design de interiores e o que ele faz, são poucas as que sabem a história por traz da técnica, ou seja, quais foram as condições históricas propícias para o surgimento, como se deu a evolução com o passar do tempo, e o que ela é hoje e por quê, além de ter perspectivas para o futuro de tal técnica.

Outro assunto que chama atenção em relação à este assunto é a profissão de designer de interiores, tal profissão hoje tem um mercado muito amplo e em crescimento, portanto é uma ótima oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Em vista disso procuraremos descrever “o ciclo de vida do designer de interiores” explicando os tipos de formação existentes hoje, como se dá a inserção no mercado de trabalho do profissional recém formado, e como geralmente são os primeiros anos pós formação.

Procuraremos abordar estes temas separadamente, porém de maneira interligada ao mesmo tempo, pois nenhum acontecimento é disjunto de outro, fazendo referências, sempre que possível à informações que possam complementar ou facilitar o entendimento do assunto em questão. Usando estas técnicas esperamos que possamos oferecer o máximo em aprendizagem e conteúdo em um espaço relativamente pequeno, em vista à extensão e à riqueza diversificada que este tema trás.

         

Design de Interiores

 

1. O Design

Antes de começarmos a estudar a origem do design de interiores em si, é interessante que saibamos o significado da palavra “design” e sua origem.

1.1. O Significado 

 

Design vem do latim “designare”, que não possui tradução literal para a língua portuguesa, mas em vias gerais podemos dizer que refere-se não apenas à estética aplicada a um objeto tendo em conta a sua funcionalidade, como também ao aspecto final do objeto em si (no caso do design de interiores, o objeto é o ambiente). Podemos dizer também que o termo design é associado à ideia de pesquisa, à capacidade de inovações, e à elaboração de um “estilo”.  

 

É importante lembrar que o design não é considerado uma forma de arte de acordo com o ponto de vista da arte moderna, pois o design visa atender à sociedade, diferentemente da arte que é uma produção individualista. Dessa maneira o design é como a moda e muda seus padrões periodicamente.

 

1.2. A Origem

O design em si já era praticado há muito tempo, tanto que é impossível dizer exatamente a época em que surgiu. Mas a profissão “design” surgiu em 1888, na Inglaterra, quando William Morris fundou a “Arts & Crafts”, que realizava trabalhos impressos em móveis e objetos.  

Neste século o contexto histórico era propício para que o design se desenvolvesse. Devido à padronização e à falta de diversidade proporcionadas pela produção de objetos industriais, havia anseio por objetos diferentes e customizados, de modo que vários movimentos surgiram com o intuito de adicionar a tradição artística artesanal como diferencial dos produtos manufaturados. Dentre estes movimentos podemos citar o “Arts and Crafts” que acarretaria o surgimento do “Art Nouveau” que presava por linhas sinuosas, assimetria e união de vários tipos de arte. Tais movimentos não influenciaram tão somente o design e todas suas subcategorias como também a arquitetura e outras linhas de manifestações artísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (501.4 Kb)   docx (122.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com