TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Detergente biodegradavel

Por:   •  18/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 5


[pic 1]

ENGENHARIA QUÍMICA

        

RONALDO DE ASSIS ANDRADE MACIEL

THALITA DIANE BARBOSA COUTO

DETERGENTE BIODEGRADÁVEL

Salvador

2014.2

RONALDO DE ASSIS ANDRADE MACIEL

THALITA DIANE BARBOSA COUTO

DETERGENTE BIODEGRADÁVEL

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de graduação em Engenharia Química da Universidade Salvador – UNIFACS em atendimento às exigências da disciplina Introdução ao Trabalho Científico.

Professoras Ana Cristina Farias e Giselia Evangelista de Sousa.

Salvador

2014.2

DETERGENTE BIODEGRADÁVEL

  1. TEMA

        Contribuição do detergente biodegradável para o uso doméstico e industrial como uma maneira de reduzir os impactos ambientais.

  1. HIPÓTESES

        Se o detergente biodegradável é mais benéfico ao meio ambiente do que o comum, por qual motivo não é utilizado em larga em casa?

Acredita-se que não existia um incentivo financeiro para a sua produção.

        Supõe-se que o detergente comum possua um menor custo de produção, e por isso não há uma divulgação ampla do biodegradável.

  1. OBJETIVOS

3.1 Objetivos Gerais

  • Enumerar os benefícios do produto;
  • Comparar as vantagens e desvantagens do detergente comum com o biodegradável;
  • Comprovar a eficiência do detergente biodegradável;

        

3.2 Objetivos específicos

        

        Analisar as etapas envolvidas, os custos e impactos.

  1. JUSTIFICATIVA

        O projeto é relevante pois poderá contribuir com a conscientização da população, para que atitudes sejam tomadas a favor do meio ambiente e das futuras gerações. Além disso, é importante também para incentivar o aprofundamento de pesquisas e desenvolvimento profissional.

  1. METODOLOGIA

        Este projeto de pesquisa será feito a partir da pesquisa bibliográfica, a qual tem por finalidade averiguar os conhecimentos existentes a respeito do assunto abordado.

        Inicialmente, serão investigadas fontes documentais como artigos científicos, pesquisas de mercado, publicações em geral, relatórios, entre outros. Em seguida, será feita uma pesquisa descritiva com o objetivo de relacionar as empresas que investem e desenvolvem essas tecnologias biodegradáveis e as que não. Com isso, será possível elaborar uma tabela de valores que auxiliará na compreensão da aquisição dos produtos.

        Também serão realizadas entrevistas de mercado para assim definir o motivo pelo qual as pessoas escolhem o seu detergente, se tem conhecimento sobre o termo biodegradável, e se levam em conta o impacto da sua escolha sobre o meio ambiente, e a partir destes dados, desenvolver um gráfico de barras múltiplas para definir o percentual de pessoas com escolhas sustentáveis considerando a faixa etária e o poder aquisitivo.

        Seguindo esses passos, será possível compreender a repercussão e a posição do detergente no mercado e como o mesmo está presente na vida da população.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Os detergentes podem ser produzidos de diferentes formas, contudo possuem uma característica em comum. Suas moléculas são anfipáticas, isso significa que são caracterizadas por uma cadeia apolar e uma cabeça polar. Devido a isso, ele é de suma importância, pois pode se misturar com água na parte polar e gordura na parte apolar. Assim, a espuma produzida mantém a sujeira em suspensão e evita que ela volte para a superfície.

Após ser utilizado nas diversas lavagens domésticas e industriais, o mesmo cai na rede de esgoto e vai para rios e lagos, sem antes passar por um tratamento específico. Com isso, sérios problemas são causados à fauna e flora. Muitas vezes provocam a formação de espumas brancas conhecidas como "cisnes-de-detergentes" que dificultam a penetração do oxigênio na água, afetando as formas aeróbicas aquáticas e removem a camada oleosa que impermeabiliza as penas das aves que buscam o seu alimento neste lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (127.6 Kb)   docx (309.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com