TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação da qualidade

Tese: Determinação da qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Tese  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

Definição de Qualidade.

No começo o conceito de qualidade era de acordo com as especificações. Mas então seu principal conceito passou a ser voltado para a visão de satisfação do cliente, tanto como as especificações técnicas quanto prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, entre outros. Com isso percebeu-se que este conceito de Qualidade aplicava-se também na relação das empresas perante o Mercado, sendo uma estratégia das empresas. Mas pouco tempo depois se percebeu que isto não era o suficiente para o sucesso dos negócios, transformando o termo Qualidade Total na busca da satisfação dos clientes e de todos "stakeholders" (entidades significativas na existência da empresa) e também da excelência organizacional da empresa. Ou seja a Qualidade era relativa e estava voltada para a inspeção (correção) e então passou a ser voltada para aspectos estratégicos (prevenção).

A Escola Japonesa.

O começo do controle estatístico da qualidade no Japão começou em maio de 1945, quando as forças de ocupação desembarcaram no pais, assim percebendo a grande falha no funcionamento do sistema telefônico, tornando-o inconfiável. Tomando conhecimento disso as forças americanas ordenaram as indústrias de telecomunicação do Japão que começassem a se dedicar mais para o melhoramento deste meio de comunicação.

Pelo fato do Japão ser um país com poucos recursos naturais a nação começou a focar bastante na Qualidade, tornando isso uma obsessão nacional. Engenheiros e industriais começaram a pesquisar sobre como deveriam fazer para melhorar a qualidade de seus produtos para ajudar o país a se recuperar.

Na década de 1970 houve a expansão da economia do Japão e penetração nos mercados ocidentais, isso foi graças a um americano chamado Deming.

Em 1946 foi criada a JUSE, (Sindicato dos Cientistas e Engenheiros do Japão), uma entidade privada sem fins lucrativos, criada somente para o controle de qualidade no país. Em 1950, a entidade fez um convite para William Edwards Deming para que ele visitasse o Japão, o mesmo administrou o mesmo curso padrão em que havia ajudado a criar, a principio, sua platéia eram técnicos e engenheiros e percebeu que se a alta administração não se empenhasse no esforço do aprimoramento da qualidade em pouco tempo a qualidade tornasse ia o mecanismo apenas para separar produtos bons dos defeituosos, sem nada fazer para que os defeitos não ocorressem ou por falta de apoio da alta administração o interesse pelo controle estatístico cairia no vazio. Com apoio da JUSE, Deming conseguiu ser ouvido pela alta administração e dirigiu seu esforço, então, para a sensibilização dos altos dirigentes de um grupo das principais empresas do Japão, que haviam sido reunidos pela JUSE. Deming orientou para essas pessoas que a melhoria da qualidade era o caminho para o desenvolvimento, através do aumento da produtividade, da redução de custos, da conquista de mercados e da expansão do emprego. Deming também ajudou com a responsabilidade da alta administração, que começava na identificação das necessidades dos clientes ou consumidor e seguia pelos diversos estágios da transformação de insumos, até chegar como produtos ou serviços ao mesmo cliente, introduzindo a ideia da corrente de clientes: em cada estágio do processo, o estagio precedente é o fornecedor e o estagio seguinte é o cliente.

Em 1954, Josep M. Juran foi ao Japão, também a convite da JUSE, lá ele deu cursos e seminários, de controle da qualidade, para a alta e média gerencia. Nesta época foi ampliado os horizontes destes gerentes, mostrando que o controle da qualidade não girava em torno somente à manufatura e inspeção, mas a todas as áreas funcionais e todas as operações. Em 1955 a JUSE criou o curso de controle de qualidade para a alta administração de acordo com as orientações de Juran.

Os 14 pontos de Deming

- Sempre manter a qualidade dos produtos e atendimento aos clientes com o propósito de fazer a empresa crescer e mantê-la no mercado;

-Adotar a nova filosofia: “Em uma nova era econômica, a administração deve despertar para o desafio, assumir suas responsabilidades e assumir a liderança da mudança.”;

- Acabar com a dependência de inspeção em massa, construindo a qualidade junto com o produto desde o início;

- Cessar a pratica de comprar apenas com base no preço. Em vez disso, deve-se diminuir o custo total. É preciso desenvolver um fornecedor único para cada item, num relacionamento de longo prazo fundado na lealdade e na confiança;

- Melhorar sempre o sistema de produção e serviço para melhorar a qualidade e produtividade, e, dessa forma diminuir os custos;

- Estabelecer o treinamento no serviço;

- Determinar a liderança;

- Afastar o medo, para que todos possam trabalhar eficazmente pela empresa;

- Eliminar as barreiras entra os departamentos. Todos devem agir como equipe, principalmente quem trabalha nas áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com