TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico

Projeto de pesquisa: Diagnostico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas adequadas para a atuação do serviço social. Sendo assim este trabalho busca discutirsobre a importância dos indicadores sociais.

Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que, em conjunto retratam o estado social dessa nação e permite conhecer o nível de desenvolvimento social.

A discussão sobre a utilização dos indicadores sociais toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma na busca pela garantia de direitos sociais.

A atualização profissional é imprescindível para sua atuação e esta atualização deve estar articulada com o compromisso ético-político da profissão e com a real intenção de oferecer seus serviços sociais com qualidade, orientados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social.

DESENVOLVIMENTO

Os Indicadores Sociais são estatísticas sobre os aspectos da vida de uma nação que em conjunto retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social. Os Indicadores constituem um sistema, isto é, para que tenham sentido é preciso que sejam vistos como elementos de um mesmo conjunto.

A escolha dos aspectos que retratam o estado social de uma nação é uma tarefa difícil, pois isto depende de acordo entre o governo, políticos em geral e a sociedade organizada sobre os critérios mais importantes para se fazer esta escolha. Por exemplo, podemos achar que o mais importante para sedizer que um país está se desenvolvendo é a quantidade de exportações que ele realiza, já outra pessoa pode achar que o aumento do número de trabalhadores é que indica o progresso da nação.

Sendo assim hoje em dia já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto mínimo de Indicadores Sociais. Esse conjunto é composto por informações sobre as características da população, sobre a dinâmica demográfica, sobre trabalho e rendimento, sobre saúde, justiça e segurança pública, educação e condições de vida das famílias.

Os Indicadores Sociais permitem que avaliemos com mais cuidado as ações dos governos no que se refere à administração da vida das pessoas. Se um governo conseguiu melhorar os índices de educação em várias regiões.

Os indicadores sociais possibilitam fornecer informações importantes, que nos permite avaliar a aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados.

Um indicador social é uma medida quantitativa dotada de um significado social utilizado para quantificar, substituir, operacionalizar um conceito social abstrato. É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas. Ou seja, compõem a agenda da política social como um referencial indispensávelpara a definição de prioridades e alocação de recursos.

Um projeto social e em seu processo de gestão, o indicador social será tido apenas como um dado, um número, uma informação, se não compreendermos o conceito social a que ele se refere, pois o trunfo dos indicadores sociais é dar vida e visibilidade a um conceito abstrato e suas expressões.

O processo de gestão se caracteriza como um compromisso com os cidadãos, constituindo-se com informações e dados concretos para não comprometer a ação esperada. Não deve se resumir apenas em um simples sistema de gerenciamento, mas sim em supor novas formas de organização de serviços e idéias, que relaciona dialeticamente o político, o econômico e o social, com articulações diversas em um único objetivo que é dar respostas eficientes, eficazes e efetivas às necessidades sociais.

Muitos profissionais demonstram insegurança ao articular o indicador social juntamente com a gestão cotidiana

Os indicadores sociais são um dos elementos que contribuem para uma gestão democrática, peocupada com a construção de respostas profissionais que atendam às demandas sociais, sendo assim é um desafio para o assistente social tomar posse desse instrumento na dimensão ético-político profissional.

No Brasil a administração pública ainda não conseguiu reunir suas políticas de forma eficiente para garantir a tão falada dignidade da pessoa humana, pois tudo começa pela previsão das políticas e por seus objetivos, mesmo sendo a longo prazo.

Adesigualdade no Brasil é o grande problema e que não vem sendo enfrentado porque a classe política, que é os agentes públicos, não vem o problema como chave digna da sua origem.

O Brasil é um país de grandes diferenças de região para região no que diz respeito às facilidades e dificuldades ao acesso às escolas tende a deixar muita gente de fora dos programas sociais.

A Importância dos Indicadores Sociais para o Profissional de Serviço Social

A importância dos Indicadores Sociais para o profissional de Serviço Social é que este profissional consiga problematizar o objetivo proposto, onde podem ser selecionados alguns procedimentos e intrumentos considerados adequados para o desenvolvimento do trabalho no serviço social. Onde pode ser desenvolvidas pesquisas de campo através de mediações entre a realidade empírica e a pesquisa bibliográfica.

A pesquisa de campo pode ser delimitada a um tipo de público alvo que pode ser definido pelos seguintes segmentos: crianças e adolescentes e idosos. A escola por um desses temas se fundamente na prioridade dos serviços públicos prestados, e também pela proteção integral a um deles.

O Serviço Social dispõe de um caráter contraditório, ou seja, que não deriva dele próprio, mas que deriva das relações sociais numa sociedade capitalista. Sendo assim o Serviço Social se insere num campo com interesses opostos, ou seja, interesses de classes diferentes em luta por uma sociedade melhor.

O Assistente Social deve lutar para alcançar seu objetivo esua autonomia garantindo assim um melhor compromisso profissional.

A construção dos indicadores sociais não é feita a partir do entendimento de um conceito abstrato e da compreensão da realidade em que ela se insere, mas são considerados os dados e os números que se publicam na rotina do trabalho.

Sendo assim o Assistente Social deve estar sempre compromissado com sua categoria, com ele mesmo e com os usuários de seus serviços. Pois o caráter investigativo da profissão o impulsiona a buscar por atualizações de conhecimentos a fim de colocar em prática e em favor da qualidade dos serviços prestados.

CONCLUSÃO

A partir do estudo realizado podemos observar que as políticas públicas não podem ser elaboradas sem um devido embasamento teórico, ou seja, devem ser elaboradas com fundamentos concretos na realidade social de modo que o assistente social deve estar preparado para utilização de ferramentas necessárias para sua ação e conseqüentemente para a população a quem é destinada essas políticas sociais.

As ações interventivas em sua maioria fazem parte de serviços sociais prestados por meio de projetos e programas sociais, que devem ser dirigidos de forma a construir respostas profissionais às demandas da população.

Sabemos que o Brasil é um país marcado pela desigualdade social, onde cada dia surge novas demandas sociais. Também sabemos que a luta entre capital e trabalho e as pressões sociais por mudanças, estiveram presentes emtodo seu processo histórico. A força política de sujeitos coletivos inclusive dos profissionais que assumem compromissos com os direitos sociais que conseguem colocar as necessidades sociais na agenda pública, também fazem parte desta história de perdas e de raras conquistas.

A importância do indicador social no cotidiano do seviço social é uma questão colocada para a análise da realidade profissional de assistentes sociais que atuam em projetos ou programas sociais de atendimento à crianças, adolescentes e pessoas idosas.

Após a conceituação dos Indicadores Sociais torna-se fácil perceber a importância dos mesmos para o trabalho do Assistente Social. A dificuldade está em construir o compromisso dos profissionais com a superação de práticas espontâneas, assistemáticas ou reprodutivas.

Os Assistentes Sociais têm desafios constantes, portanto cabe aos mesmos estacionar perante a dificuldade que a própria realidade apresenta ou desafiarem a realidade a fim de transformá-la com o conhecimento que se busca.

BIBLIOGRAFIA

CABRAL, Eloísa H. de Souza. Espaço público e controle para a gestão social no terceiro setor. Serviço Social e Sociedade, SP: Ano XXVII, nº 86, jul. 2006. p. 30-55.

HERCULANO, Selene C. “A qualidade de vida e seus indicadores”. Ambiente & Sociedade. NEPAM, ano I, n.2, 1º semestre de 1998, p. 77-99.

...

Baixar como  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »