TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico De Logistica

Casos: Diagnostico De Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O mundo esta se tornando cada vez mais um mercado global e a expectativa é de que as empresas devem estar mais preparadas e habilitadas para enfrentarem as realidades desse novo desafio, sendo forçado a desenvolver estratégias para projetar suas empresas rumo a um mercado global. O mercado exige das empresas, atuar com velocidade e flexibilidade sem por um segundo plano a oferta de produtos com preços reduzidos e elevados níveis de qualidade.

Neste cenário, a logística tem se revelado um recurso da maior importância, atribuindo diferenciais de qualidade e maior contribuição para a empresa. Em virtude de movimentar materiais e produtos em direção aos clientes e disponibilizalos de maneira oportuna, visando agregar um valor que não existia e foi criado para o cliente. Isso faz parte da missão da logística que esta relacionada à satisfação das necessidades dos clientes internos e externos, monitorando operações relevantes da manufatura.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é discutir a essência dos conceitos da logística, e a sua contribuição para melhoria do desempenho da Cerâmica Monte Cristo ltda. E ressaltar a importância da logística dentro de uma empresa.

METODOLOGIA

Para elaboração deste relatório, quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa ao mesmo tempo, bibliográfica, destinada a fundamentos teóricos e pesquisa de campo.

INDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA:

Nome: Cerâmica Monte Cristo Ltda.

Endereço: Avenida Dom Bosco

Bairro: Park Anchieta

CEP: 75180-000

Cidade: Silvânia – GO

ARÉA NA EMPRESA ONDE FOI DESENVOLVIDO O RELATORIO

Data de início: 05/04/2010

Data de término: 05/04/2010

Duração em horas: 05h00min horas

Departamento: De compras e Distribuição

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Cerâmica Monte Cristo, atua a mais de dez ano no mercado da cidade de Silvânia e fornece seus produtos para Silvânia e cidades circo vizinhas, conta atualmente com mais ou menos 48 (Quarenta e oito) funcionários trabalhando direto e indiretamente. A cerâmica é o processo construtivo mais antigo encontrado na historia das civilizações.

DIAGNÓSTICO LOGÍSTICO SINTÉTICO DA EMPRESA

Ao conhecer esta cerâmica tivemos a oportunidade de ver alguns processos logísticos, mais nada inovadores, com tecnologia de ponta. Porem a empresa utiliza alguns processos logísticos começado do recebimento da matéria-prima, o seu alojamento, até o processo de produção.

A empresa tem uma posição estratégica em relação à proximidade do local onde e retirado a matéria-prima, cuja e a argila que e retirada da sua própria chácara ao lado no qual o processo de retirada e feita por uma escavadeira e depois e colocada na caçamba de um caminhão, e ao longo de um (um) ano o local onde e retirado se torna em varias jazidas, onde estão aguando a liberação do IBAMA para ali ser feito um criatório de peixes. Foi-nos passado que já contrataram um profissional da área de tecnologia de informação também esta sendo criados uns softwares, exclusivo para a empresa.

Eles nos informaram que as suas cargas de tijolos vão para Brasília, no qual ele tem vários contrato com empreiteiras de construção civil, sendo sempre feita uma visita e na qual desenvolve um atendimento de pós-vendas.

O produto tem sim uma política de estoque, separada por lotes no qual e diferenciado por cada capacidade do caminhão que faz o transporte. E utilizado um operador logístico para esse processo de armazenagem.

Mais a empresa nos afirmou que os desperdícios encontrados no processo logístico não dependem muito deles, pois no transportes as estradas não ajuda muito, e isso acarreta uma quebra do produto no qual ainda não tem o trabalho de logística reserva.

A distribuição do produto e feita por um caminhão contendo nele um lote de 5.000mil tijolos, sendo que a empresa no ato do contrato já especifica qual a quantidade necessária para o consumo do dia, Sabemos que a própria cerâmica tem sua frota própria com três caminhões novos e dois mais velhos.

Para transportar o produto para o caminhão não e utilizado equipamentos e sim Mao de obra humana e braçal mesmo, sendo eles os conhecidos como chapas que faz também a descarga na obra.

EXTRAÇÃO E ESTOCAGEM

Extração da argila e realizada a céu aberto, o plano de extração normalmente prevê a remoção da vegetação e solo arável, a drenagem da água do local. em geral a extração e feita por um retro-escavadeira.

Transporte da argila, depois de retirada a argila ela e colocada em caminhão caçamba, que ira fazer o transporte da matéria-prima.

Estocagem da argila é depositada em camadas no pátio da indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com