TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas para um projeto de pesquisa

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO 1º BIMESTRE

INTRODUÇÃO

        Neste documento será apresentado o Planejamento Estratégico da loja Livrarias Curitiba, filial do Garten Shopping Joinville, com seus planos de ações para os próximos 5 anos, buscando alinhar os objetivos a longo prazo com a missão, visão e valores da empresa.

  1. A EMPRESA

        O Grupo Livrarias Curitiba atua no mercado a mais de 50 anos, tendo seu início no ramo de livros jurídicos, com seu fundador Valentim Pedri na cidade de Curitiba, onde foi aberta a primeira loja da rede. Hoje o Grupo conta com 22 lojas, uma distribuidora, um setor de vendas por atacado, uma editora e ampliou os segmentos de produtos para informática, áudio e vídeo, papelaria, presentes, livros didáticos e literatura geral. A filial estudada neste documento é a do Garten Shopping em Joinville, que está aberta desde o início do mesmo em abril de 2010. O endereço fica na Avenida Rolf Wiest, nº 333 Bairro: Bom Retiro.

        

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

De acordo com Chiavenato (p. 39), o planejamento de estratégias numa empresa precisa ter essencialmente uma visão holística, ou seja, olhar a organização num todo e não em setores específicos. A função de ter um planejamento é pensar o futuro da empresa a longo prazo, e ter em mente tudo o que será feito e como será feito para os melhores rendimentos possíveis para a empresa. Além disso, nos planos da organização é importante que se leve em conta todos os agentes que circundam a mesma, sejam clientes, colaboradores ou fornecedores, todos precisam ser pensados antes de formalizar um planejamento estratégico.

        O autor propõe ainda que o futuro da empresa depende de fatores externos, de demanda de mercado, que pode ter mudança ao longo dos anos. Por isso, o planejamento estratégico tem que ser constantemente reajustado às necessidades do ambiente, levando sempre em consideração a missão e visão da empresa. Por fim a estratégia tem que ser colocada em prática e cobrada de todos na empresa, verificando metas e resultados atingidos e baseados no que a mesma apresenta em seu planejamento.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico. 12 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 39 p.

  1. DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do planejamento estratégico, porque é nele onde estarão apontadas as qualidades e pontos a desenvolver da empresa, levando em conta uma análise dos cenários interno e externo da organização. É importante a gestão realizar uma análise de cenários para ter a noção do que o ambiente pede da empresa, e o que já não mais tem demanda (produtos obsoletos). Para um diagnóstico estratégico completo, os autores sugerem a prática constante do benchmarking, ou seja, aprender com outras empresas, trocar conhecimentos a analisar os produtos dos concorrentes. (Matos, Matos & Almeida, 2007 p. 105).

MATOS, José Gilvomar R.; MATOSS, Rosa Maria B,; ALMEIDA, Josimar Ribeiro. Análise do Ambiente Corporativo: Do caos organizado ao planejamento estratégico das empresas. Rio de Janeiro: E-papers. 2007. 105 p.

3.1.ANÀLISE EXTERNA

Uma análise externa bem sucedida, de acordo com Chiavenato (2003, p. 238) tem  de levar em conta diversos fatores  como os mercados que a empresa atende e qual a tendência desses mercados nos próximos anos. A situação de empresas concorrentes é fundamental para verificar pontos a desenvolver dentro da organização. Os fatores políticos e econômicos gerais do país são itens importantes porque trazem uma ideia de como o mercado está se comportando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com