TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática E Responsabilidade Social Meio Ambiente

Por:   •  2/11/2014  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.

NOME :MARLENE SOARES PEREIRA

R.A.

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Psicologia da Educação” e “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação da Tutora EAD Edna Erler.

CIDADE: LUCÉLIA-SP/POLO SEMIPRESENCIAL

SETEMBRO /2014

PROJETO: TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Diante dos inúmeros benefícios que o contato animal e ser humano proporcionam será idealizado um projeto na Escola Municipal Maria Macarena visando trazer uma melhor forma de aprendizagem e melhoria de comportamentos de determinados alunos, pois a Terapia Assistida por Animais facilitam e expressão emoções, o que nem sempre ocorrem nas respectivas casas dos alunos que naquela escola frequentam.

É importante a implantação de tal projeto de aprendizagem para que estes tenham acesso a uma forma diferente de aprender, onde o professor e alunos constroem conhecimentos de forma coletiva e colaborativa.

Por se tratar de uma escola com poucos recursos e alunos com grandes dificuldades será de grande valia A implantação desse projeto Terapia Assistida por Animais, pois é um processo terapêutico que objetiva motivar e desenvolver interesses, conhecimentos e responsabilidades em alunos que demostram dificuldade de aprendizado, agressividade e timidez.

A Intervenção pedagógica com animais foi uma maneira que foi encontrada para melhor desenvolver um aluno em sua formação, fazendo com que ele aprenda sem ser cansativo, fazendo o aluno interagir em sala com a presença de um animal.

O aluno passa a ter um cuidado especial com animais, uma das características de se ter o uso de um animal em uma sala de aula é a interação social. Supõe se então, que o animal e o ser humano se desenvolvem na interação com demais componentes de seu meio ambiente social. Assim, o animal adquiriu um importante papel na sociedade, sendo o centro de fortes vínculos afetivos. Vamos ver neste desafio como é importante o uso de um animal na sala de aula e como eles ajudam sanar problemas que são normalmente vistos em uma sala regular do ensino Fundamental I.

O foco deste trabalho será o uso de cães com alunos da 3ª serie do Ensino Fundamental. O cão é um animal que podem estimular e devolver muitos valores positivos em qualquer ser humano e pode promover companhia, interação e uma melhoria na autoestima. São diversas oportunidades a serem trocadas entre ambos.

OBJETIVOS DO PROJETO

GERAIS:

 Implantação da Terapia Assistida por Animais visando melhores resultados na aprendizagem e no comportamento dos dois alunos em foco.

ESPECÍFICOS:

 Identificar causas prováveis que faz com que os alunos apresentem problemas no comportamento e de aprendizagem.

 Introduzir de forma interdisciplinar a Terapia Assistida por Animais através de atividades desenvolvidas em casa e na escola.

 Melhorar o desempenho escolar e social no aluno que apresenta dificuldade de aprendizado e de comportamento

 Analisar a realidade social de dois alunos do 3°ano do Ensino Fundamental da escola Maria Macarena

 Facilitar a expressão de emoções, a sensibilidade e o amor sem apego.

DESENVOLVIMETO DO PROJETO

Escola Municipal Maria Macarena

Turma do 3°Ano do Ensino Fundamental I, com crianças entre 08 a 09 anos divididos entre 05 meninos e 06 meninas.

CARACTERÍSITCAS DA TURMA

São muitas as dificuldades que a educadora enfrenta perante essa sala, mais dentre as inúmeras características podemos citar:

Problemas comportamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com