TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática E Responsabilidade Social Meio Ambiente

Artigo: Didática E Responsabilidade Social Meio Ambiente. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO.

NOME :MARLENE SOARES PEREIRA

R.A.

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Psicologia da Educação” e “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação da Tutora EAD Edna Erler.

CIDADE: LUCÉLIA-SP/POLO SEMIPRESENCIAL

SETEMBRO /2014

PROJETO: TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS

Diante dos inúmeros benefícios que o contato animal e ser humano proporcionam será idealizado um projeto na Escola Municipal Maria Macarena visando trazer uma melhor forma de aprendizagem e melhoria de comportamentos de determinados alunos, pois a Terapia Assistida por Animais facilitam e expressão emoções, o que nem sempre ocorrem nas respectivas casas dos alunos que naquela escola frequentam.

É importante a implantação de tal projeto de aprendizagem para que estes tenham acesso a uma forma diferente de aprender, onde o professor e alunos constroem conhecimentos de forma coletiva e colaborativa.

Por se tratar de uma escola com poucos recursos e alunos com grandes dificuldades será de grande valia A implantação desse projeto Terapia Assistida por Animais, pois é um processo terapêutico que objetiva motivar e desenvolver interesses, conhecimentos e responsabilidades em alunos que demostram dificuldade de aprendizado, agressividade e timidez.

A Intervenção pedagógica com animais foi uma maneira que foi encontrada para melhor desenvolver um aluno em sua formação, fazendo com que ele aprenda sem ser cansativo, fazendo o aluno interagir em sala com a presença de um animal.

O aluno passa a ter um cuidado especial com animais, uma das características de se ter o uso de um animal em uma sala de aula é a interação social. Supõe se então, que o animal e o ser humano se desenvolvem na interação com demais componentes de seu meio ambiente social. Assim, o animal adquiriu um importante papel na sociedade, sendo o centro de fortes vínculos afetivos. Vamos ver neste desafio como é importante o uso de um animal na sala de aula e como eles ajudam sanar problemas que são normalmente vistos em uma sala regular do ensino Fundamental I.

O foco deste trabalho será o uso de cães com alunos da 3ª serie do Ensino Fundamental. O cão é um animal que podem estimular e devolver muitos valores positivos em qualquer ser humano e pode promover companhia, interação e uma melhoria na autoestima. São diversas oportunidades a serem trocadas entre ambos.

OBJETIVOS DO PROJETO

GERAIS:

 Implantação da Terapia Assistida por Animais visando melhores resultados na aprendizagem e no comportamento dos dois alunos em foco.

ESPECÍFICOS:

 Identificar causas prováveis que faz com que os alunos apresentem problemas no comportamento e de aprendizagem.

 Introduzir de forma interdisciplinar a Terapia Assistida por Animais através de atividades desenvolvidas em casa e na escola.

 Melhorar o desempenho escolar e social no aluno que apresenta dificuldade de aprendizado e de comportamento

 Analisar a realidade social de dois alunos do 3°ano do Ensino Fundamental da escola Maria Macarena

 Facilitar a expressão de emoções, a sensibilidade e o amor sem apego.

DESENVOLVIMETO DO PROJETO

Escola Municipal Maria Macarena

Turma do 3°Ano do Ensino Fundamental I, com crianças entre 08 a 09 anos divididos entre 05 meninos e 06 meninas.

CARACTERÍSITCAS DA TURMA

São muitas as dificuldades que a educadora enfrenta perante essa sala, mais dentre as inúmeras características podemos citar:

Problemas comportamentais tais como: O Uso constante de palavras de baixo calão, conversas paralelas com isso tendo que interromper a aula diversas vezes, furto constante de materiais de sala de aula e dos colegas.

Outro problema constante vivenciado são crianças com higiene pessoal precária, muita delas não possui nem água encanada em suas casas.

Muitas crianças apresentam comportamentos muito agressivos, pois convivem com familiares que constantemente fazem o uso de bebidas e drogas, outros os pais estão presos e são criados por outros familiares que na sua grande maioria muito falha na questão de dar uma boa educação.

Dentro da turma citada, destacam-se dois alunos que apresentam o maior grau de dificuldade comportamental e de aprendizagem:

Murilo Braúna, 09 anos apresenta bastante desempenho em diversas áreas, mas dentro da sala muda totalmente o seu comportamento, fica agressivo com seus colegas e também com o professor, não presta atenção nas aulas e não conclui com êxito suas atividades.

Marie Silva, 09 anos, é uma menina muito ativa e a todo tempo conversa em sala de aula e tira atenção dos colegas e do educador, o professor chama atenção da mesma o tempo todo. Ela bate de frente com o mesmo.

Na interação com esses alunos, será utilizado o cachorro que é um animal que tem maior facilidade de se lidar e relacionar. Ficará na responsabilidade dos mesmos a alimentação e outros cuidados necessários para com esse bicho durante uma semana. No final de cada semana eles terão que compartilhar com os demais colegas de sala suas experiências. Quando os dois alunos que apresentam mais problemas estiverem concluído, será a vez dos demais alunos da sala, pois Murilo e Marie servirão de monitores para orientar os demais colegas de sala quanto os cuidados necessários.

A proposta é fazer com que esses alunos se estimulem e se interajam com mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com