TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica E Filosofia

Casos: Didatica E Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 8

Didática e Filosofia

A palavra Educação tem sido utilizada, ao longo do tempo, com dois sentidos: social e individual.

É a ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta por meios de normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social.

Assim concebida, a educação é uma manifestação da cultura e depende do contexto histórico e social em que está inserida. Seus fins variam, portanto, com as épocas e as sociedades. Em resumo a educação, como fato social, possibilita que as aquisições culturais do grupo sejam transmitidas às novas gerações, contribuindo para a subsistência do grupo como tal.

Como na civilizações pré letradas, a educação se realiza assistematicamente. As crianças e os jovens participam das atividades do aluno e, aprendem as lendas, os mitos, as normas que regulam a conduta, as técnicas de trabalho, as formas de convívio e de recreação. Para garantir sua transmissão às novas gerações , em um certo espaço de tempo e dentro de uma determinada sistemática, surge então a escola instituição social, criada, especificamente para educar e ensinar. Portanto, a escola surgiu como instituição social à medida que a organização das sociedades foi se tornando mais complexa, a tecnologia mais avançada e as aquisições culturais mais vastas e sistematizadas.

A educação, refere-se, ao desenvolvimento de cada individuo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade. Nesse sentido, o termo educação se refere ao verbo latino educare, que significa fazer sair, nesse caso, a ideia de estimulação e liberação de forças latentes.

Ao falar da necessidade de conciliar os interesses de uma educação, é necessário verificar em que medida um sistema de ensino pode, conservar, em seu interior, elementos que permitam a solução dos problemas de adaptação individual, talves seja um dado fundamental ao qual os novos educadores devem dedicar maior atenção.

Enquanto a educação pode se processar tanto de forma sistemática como assistemática, o ensino é uma ação deliberada e organizada. Ensinar é a atividade pela qual o professor, orienta a aprendizagem dos alunos.

Conceito de Didática

A pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. A didática é uma seção ou ramo especifico da pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento.

Mauro Laeng diz que “ a pesquisa didática deve adaptar os métodos e as técnicas de maneira a obter o Maximo resultado com o mínimo de esforço tendo em conta os requisitos objetivos da matéria de ensino e da sua psicologia”.

Ensinar e aprender são como as duas faces de uma mesma moeda. A didática não pode tratar do ensino, por parte do professor, sem considerar a aprendizagem, por parte do aluno. O estudo da dinâmica da aprendizagem, é essencial para uma didática. Por isso, podemos afirmar a Didática é o estudo da situação instrucional e nesse sentido ela enfatiza a relação professor- aluno.

Todo sistema de educação está baseado numa concepção do homem e do mundo. A filosofia, sendo a reflexão sistemática sobre a concepção da vida, exexrce influencia direta e esta em estreita conexão a Pedagogia.

Uma doutrina pedagógica, fundamenta-se numa teoria filosófica. Dessa forma, toda pedagogia supõe uma filosofia.

A didática, por sua vez, sendo parte da pedagogia, também esta calcada numa concepção filosófica. Até o século XX a didática encontrava seus fundamentos exclusivamente na filosofia. Assim, a partir, do século XIX, a Didatica, passou a buscar seus fundamentos também nas ciências do comportamento, em especial na Biologia e na Psicologia através das pesquisar experimentais.

Evoluções histórica da Didática

Da antiguidade até o inicio do século XIX. Aprender era quase exclusivamente memorizar.

Esta forma de ensino baseava-se na concepção de que o ser humano era semelhante a um pedaço de cera ou argila úmida que podia ser modelada a vontade. Na ntiga Grécia, Aristoteles já professava essa teoria. A ideia difundida no século XVII era como se fosse uma tabua lisa, um papel branco sem nada escrito, onde tudo podia ser impresso.

Ensinava- se a ler e a escrever da mesma forma que ensinava um oficio manualou a tocar um instrumento musical. O discípulo passava a executar certos atos complexos, que aos poucos iam se tornando hábitos.

Os conhecimentos a serem adquiridos eram reduzido. E para que os alunos pudessem repeti-los correta e adequadamente.

O importante nessa forma de aprendizagem era que o aluno reproduzisse literalmente as palavras e frases decoradas. A compreensão do que se falava ou se escrevia ficava relegada a um segundo plano. Em consequência o aluno repetia as respostas mecanicamente , e não de forma inteligente, pois ele não participava de sua elaboração.

Embora esse ensino de caráter verbal, tenha predominado na pratica escolar por muito tempo, vários foram os filósofos e educadores a dar mais ênfase a compreensão do que a memorização. Com base nessas teorias do conhecimento, alguns princípios didáticos foram formulados.

Apresentamos a seguir alguns filósofos e educadores que refletiram sobre o ato de conhecer, que repercutiram no âmbito da pedagogia.

Sócrates ( sec V a C ). Para Sócrates o saber não é algom que alguém transmite a pessoa que aprende. O saber, o conhecimento, é uma descoberta que a própria pessoa realiza. O método socrático foi denominado de ironia e tem dois momentos: a refutação e a maiêutica.

Na refutação, Sócrates levantava objeções às opiniões que o discípulo tinha sobre algum assunto e que julgava ser a verdade. De objeção, aluno ia tentando responder as duvidas.

Para a sua época, esta ideia era um tanto inovadora, porque, na segunda metade do século XVIII, a concepção era de que as transformações revolucionarias seriam o remédio que curaria todos os males sociais. Portanto para Pestalozzi a educação era um instrumento de reforma social. Ele pregava a educação das massas e proclamava que toda criança deveria ter acesso à educação escolar, por mais pobre que fosse seu meio social e mesmo que suas condições fossem limitadas .

Na teoria educacional de Pestalozzi podemos encontrar as sementes da Pedagogia moderna.

Na concepção de Pestalozzi,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com