TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades De Aprendizagem

Trabalho Escolar: Dificuldades De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Educacional da Lapa – FAEL

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Turma: 2008 Período: 4°

Disciplina: Dificuldades de Aprendizagem

Tipo: Avaliação Discursiva

Professor (a): Walquiria O. Gomes

Aluno (a): Fátima Vasconcelos Login: 263343

Polo Presencial/ Centro Associado: _____________________

Cidade: Itanhomi Estado: Minas Gerais

Segundo Vygotsky, o processo ensino e aprendizagem, não começa na escola; sim, ocorre desde o nascimento da criança. Assim, aprendizado e desenvolvimento encontram-se interligados, apresentando-se em nível real e potencial. No nível real, a criança consegue resolver sozinha os problemas que lhe são propostos, enquanto, no segundo aspecto, elas somente são capazes de alcançar uma resposta com o auxílio de alguém.. Entre esses dois níveis, para Vygotsky, há a zona de desenvolvimento proximal que indica até onde o aprendiz pode chegar, de acordo com sua etapa atual de crescimento.

Portanto, para atingir o nível em que se encontra o aluno, no desenvolvimento da prática docente, o professor /educador deve estar atento, a todos os seus educandos, observando-lhes dificuldades e deficiências de aprendizagem, avaliando-lhes as condições de crescimento do nível cognitivo, conforme é especificado pela zona de desenvolvimento proximal ou potencial, podendo, assim, orientar o aprendizado no sentido de alcançar o desenvolvimento da criança, de forma real.

Reconhecer os transtornos que interferem na aprendizagem e os diversos fatores que os ocasionam, bem como aplicar processos didáticos adequados para saná-los, por meio de atividades relevantes, é tarefa primordial do professor/educador que, assim, estará auxiliando o aluno a alcançar êxito em sua trajetória escolar.

Cabe, pois, ao professor, mediar a relação dos alunos com o processo ensino e aprendizagem, aplicar metodologias de intervenção adequadas e interagir com os educandos, para que sejam abertos novos caminhos de aprendizagem e a superação das dificuldades.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »