TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades E Problemas De Aprendizado

Monografias: Dificuldades E Problemas De Aprendizado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  4.927 Palavras (20 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

Módulo:

Dificuldades e Problemas de Aprendizagem DPA

UNIDADE 1

COMPREENDENDO AS DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGE

Questões obrigatórias para o dossiê

1. De acordo com as leituras realizadas e em outras fontes de pesquisa, como você definiria dificuldades de aprendizagem?

Resposta:

Definições oficiais

O termo "dificuldade de aprendizagem" (no original em língua inglesa, "learning disability") aparentemente foi usado pela primeira vez e definida por Kirk (1962, citado em Streissguth, Bookstein, Sampson, & Barr, 1993, p. 144). O autor referia-se a uma aparente discrepância entre a capacidade da criança em aprender e o seu nível de realização. Nos Estados Unidos da América uma análise das classificações de Dificuldades de Aprendizagem em 49 dos 50 estados revelou que 28 dos estados incluiram critérios de discrepância de QI/realização em suas diretrizes para Dificuldades de Aprendizagem (Ibid., citando Frankenberger & Harper, 1987). No entanto, o Joint National Committee for Learning Disabilities (NJCLD) (1981; 1985) preferiu uma definição ligeiramente diferente:

"Dificuldades de Aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Esses transtornos são intrínsecos ao indivíduo e presume-se que devido à disfunção do Sistema Nervoso Central. Apesar de que uma dificuldade de aprendizagem pode ocorrer concomitantemente com outras condições incapacitantes (por exemplo, deficiência sensorial, retardo mental, distúrbio social e emocional) ou influências ambientais (por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente/inadequada, fatores psicogênicos), não é o resultado direto dessas condições ou influências.

Ainda nos Estados Unidos, o "Individuals with Disabilities Education Act" (Lei de Educação das Pessoas Portadoras de Deficiência) define uma dificuldade de aprendizagem da seguinte forma:

"(...) [um] transtorno em um ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou na utilização de linguagem falada ou escrita, que pode manifestar-se em uma habilidade imperfeita para ouvir, pensar, falar, ler, escrever, soletrar, ou fazer cálculos matemáticos (...). Dificuldades de Aprendizagem incluem condições como deficiências perceptivas, lesão cerebral, disfunção cerebral mínima, dislexia e afasia de desenvolvimento."

2. Como as dificuldades de aprendizagem podem ser diagnosticadas? Explique.

Resposta: Dois pontos importantes a ter em atenção:

1. Há que saber determinar as causas por detrás dos problemas de aprendizagem.

2. Depois há que ter as ferramentas correta para corrigir essas causas.

É muito importante que os pais e professores fiquem atentos para os pequenos sinais de dificuldades de aprendizagem, que muitas vezes são confundidos com preguiça, relaxamento etc., sendo que estes dois fatores sempre acompanham uma dificuldade, porque nosso cérebro procura esconder atrás de uma preguiça ou de um relaxamento uma deficiência, ou atrás de aprender algo, ou quando alguém fala e reforça para uma criança, por exemplo, Pedro aprendeu e você ainda não conseguiu João, onde muitas vezes seguido de nomes e rótulos como dislexia, discalculia, para uma simples dificuldade em uma escrita ou em uma elaboração de conta matemática.

Identificar as dificuldades de aprendizagem requer observação do comportamento das crianças. O educador deve estar atento, o conjunto de sinais contínuos e frequentes que a criança apresenta.

Observar organização do espaço laboral, capacidade de executar planos, sequenciar coordenação motora, capacidade de recortar, de escrever, linguagem falada ou escrita, capacidade de responder perguntas, escrever historias ou textos, atenção e concentração, capacidade de agir de depois de pensar, manter-se a tento, memória, capacidade de recordar nomes e instruções, capacidade em aprender conceitos matemáticos, comportamento social, capacidade de interagir, trabalhar em cooperação,

3. Quais fatores influenciam as dificuldades de aprendizagem?

Resposta: É possível afirmar que a dificuldade de aprendizagem está inserida em uma cadeia de causas e consequências de problemas psicossociais na infância, que precisam receber a atenção necessária, pois ora funcionam como causa, ora como consequência de problemas comuns na idade escolar.

Assim tantos os Pais quanto os profissionais professores e educadores devem estar atentos a um conjunto de sinais, que a criança exiba, continua e frequentemente, uma vez que não existem fatores isolados para a identificação dos fatores que influenciam as Dificuldades de Aprendizagem, tais como:

-Atraso de Linguagem

- Atraso Global de Desenvolvimento

- Déficits cognitivos / Síndromes Neurológicas

- Déficits Perceptivos

- Emocionais

- Síndrome do Déficit de Atenção com Hiperatividade - DDAH

4. Que tipo de apoio por parte da escola e da família uma criança com dificuldades de aprendizagem precisa ter?

Resposta: o primeiro ponto a se preocupar é que toda criança que apresenta algum tipo de dificuldade de aprendizagem precisa ter a elevação da sua alto estima, ex: quando a criança diz que não sabe nada sobre matemática, o primeiro a que se tem que fazer é provar que esta criança sim que sabe e pode aprender, e não ser castigada como acontece muitas vezes pela família ou próprios professores. Esse acompanhamento jamais deve ser feito com o nível da turma, pois assim estaria provando a essa criança que ela não sabe e não consegue acompanhar a turma então a preocupação e atenção em demonstrar exemplos práticos e claros que já foram utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com