TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS (TAA): UMA ABORDAGEM EM CRIANÇAS COM DIFICULDADE NO APRENDIZADO ESCOLAR E SOCIABILIZAÇÃO

Por:   •  19/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO LICENCIATURA EM HISTORIA

Disciplinas: Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação

PHABLO

RA:

Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Historia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação das Disciplinas de Fundamentos Filosóficos da Educação, e contribuições da Psicologia a Educação, ata obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa, sob orientação do professor-tutor Bruna Cristiane de Sá.

Angra dos Reis - RJ

2014

Universidade Anhanguera-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS (TAA): UMA ABORDAGEM EM CRIANÇAS COM DIFICULDADE NO APRENDIZADO ESCOLAR E SOCIABILIZAÇÃO

INTRODUÇÃO

Há muito tempo os animais são usados em benefício dos seres-humanos, os felinos, por exemplo, tinha a função de controlar a população de ratos que atacavam as plantações, e da mesma forma outros animais eram utilizados como as vacas, cabras, ovelhas, raposas, porcos e veados (VIGNE et al., 2004). Os animais sempre tiveram grande importância para o homem, o cavalo, por exemplo, foi utilizado como um animal doméstico, mas também foi um importante instrumento de guerra sendo ele o principal meio de transporte na antiguidade, era o mais rápido e confiável antes da invenção da máquina a vapor (LEVINE, 1999).

Segundo (DOTTI, 2005), apesar de parecer algo recente ou novo existem registros onde animais foram utilizados em procedimentos terapêuticos desde o século IX na Bélgica em pessoas com deficiências, e no Brasil as primeiras tentativas com uso de animais para tratamentos foram no Rio de Janeiro pela Dra. Nise da Silveira no hospital psiquiátrico Dom Pedro II. E apesar de pouco conhecida aqui no Brasil tem sido uma importante aliada para profissionais de diversas áreas em seus tratamentos (AMORIM. ET AL, 2003).

Ainda segundo (DOTTI, 2005) a Terapia Assistida por Animais (TAA) tem o objetivo de desenvolver o inicio de um relacionamento, gerando entretenimento, motivação e promovendo melhor qualidade de vida. Na equoterapia, por exemplo, os benefícios são adquiridos, pois impulsiona o indivíduo pelo desejo e prazer, conseguindo atrair a atenção, concentração e autocontrole, o que favorece a aprendizagem (MARCELINO e MELO, 2006; ANDE-BRASIL, 2010).

Segundo (RUTTER, 1987; ERIKSON, 1971), as dificuldade de aprendizagem representam uma condição onde há uma vulnerabilidade psicossocial, o que pode gerar sentimentos de baixa autoestima e inferioridade, podendo também desencadear déficits em habilidades sociais e problemas emocionais bem como de comportamento.

Neste estudo abordaremos a TAA em três situações diferentes em que o aprendizado não é satisfatório em crianças na alfabetização, sendo a primeira em um paciente com baixa autoestima e dificuldade de Socialização, outro com Déficit de atenção ou Hiperatividade e o ultimo com Dislexia, ambos da mesma turma.

Segundo (CONSTANTINO E MAYAUTE, 2006; OKANO E COLABORADORES, 2004) explicam que quando uma criança não consegue desenvolver suas capacidades produtivas começam a surgir dificuldade de aprendizagem acarretando em baixa autoestima o que pode gerar o sentimento de incapacidade, reforçando ainda mais o pobre desempenho na escola (Cia e BARHAM, 2008; OKANO et al., 2004).

Segundo (GUARDIOLA, 1990; E REBOLLO; 1972), a Hiperatividade é caracterizada por alterações dos sistemas perceptivos, cognitivos, motores e de comportamento, prejudicando o aprendizado de crianças com potencial intelectual adequado devido à desatenção persistente.

A Dislexia é caracterizada como uma dificuldade específica de leitura gerando problemas significativos no reconhecimento de palavras em crianças que apresentam inteligência média, fluência na língua materna, nenhum déficit sensorial primário ou problemas emocionais (WISE, RING & OLSON, 1999).

JUSTIFICATIVA DA IMPORTÂNCIA

Estudos tem comprovado cada dia mais a importância e eficácia do uso da terapia com animais em pessoas com desordens físicas e mentais, e seu trabalho pode ser feito de forma multidisciplinar, inclusive na área pedagógica. Os animais mais utilizados são principalmente os cães e cavalos, pois ambos possuem um dom especial de se relacionar sobretudo com crianças, fazendo-as reagir positivamente a estímulos físicos e psicológicos.

PERFIL DA TURMA

Nome da Escola: Escola Municipal Patinho Complicado

Serie: 2º / ano: 3º

Numero de Alunos: 20

Meninas: 12

Meninos: 8

A turma do 2º ano é composta por 20 alunos atualmente. A maioria já está compartilhando saberes e aprendizagens desde o ano passado, possuem boa frequência nas aulas, é uma turma disciplinada com bom desenvolvimento educacional, porém existem três alunos que precisam de um pouco mais de atenção devido o seu comportamento e dificuldade de aprendizagem.

ALUNOS EM OBSERVAÇÃO

Bruno e Caio, estes alunos tem a mesma idade oito anos, porém ambos apresentam problemas comportamentais diferentes. Já Kyra com idade de nove anos apresenta dificuldade de aprendizagem.

Características do aluno 1

Bruno: tem sete anos, é um aluno bem tímido, com baixa autoestima e dificuldade de se socializar com o restante da turma, gosta de se sentar nas ultimas fileiras, e evita qualquer contato com outros alunos. Quando outra criança tenta fazer contato, ele logo toma uma posição de agressividade, apresenta uma linguagem restrita vista como infantil considerando sua idade e às vezes usando até palavras vulgares como modo de agressão, a mãe relata que ele não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com