TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinamica De Grupo

Dissertações: Dinamica De Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

1.– Tipos de Técnicas Alternativas

Psicometria

Testes psicométricos visam verificar a aptidão do candidato com o objetivo de avaliar o comportamento sob determinada forma de trabalho.

Psicotécnico

Avaliam a capacidade psicológica. Geralmente são aplicados um conjunto de exercícios para avaliação psicológica.

Testes de Conhecimento

Provas ou testes que visam avaliar conhecimento, habilidades adquiridas através do estudo, da pratica ou do exercício. Podem ser aplicados de forma Oral / Escrito / Pratico.

Simulação

Passa-se do tratamento individual para o contexto grupal ou para ação. Fornece uma expectativa mais realista acerca do comportamento do candidato, através de dinâmicas e dramatização.

Provas ou Testes de Conhecimentos ou Capacidade:

As provas de conhecimentos ou de capacidade são instrumentos que permitem medir o "grau de conhecimentos profissionais e técnicos exigidos pelo cargo" assim como o "grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas".

Estas provas podem ser classificadas quanto á forma como são aplicadas. Sendo assim,podem ser: a) provas orais, ou seja, são provas que se assemelham a uma entrevista mas com a especificidade de as perguntas verbais serem específicas tendo o objetivo de obter respostas verbais também específicas; b) provas escritas, que são as provas aplicadas com perguntas escritas sendo as respostas dadas também por escrito; c) provas de realização, que são provas em que o candidato terá de executar um trabalho ou tarefa uniformemente e com limite de tempo.

Uma segunda classificação das provas de conhecimentos ou capacidade diz reseito a área de conhecimentos abrangidos. Desta forma, as provas são classificadas  em gerais ou específicas. Por último, as provas de conhecimentos ou capacidade podem ainda ser 

classificadas quanto á forma como são elaboradas. Sendo assim, podem ser provas tradicionais, objetivas ou mistas.

Testes Psicométricos:

"Os testes psicométricos constituem uma medida objetiva e estandardizada de amostras do comportamento das pessoas".

Os testes psicométricos focalizam-se sobretudo em aptidões visando determinar em que quantidade elas existem em cada pessoa, baseando-se nas diferenças individuais a nível físico, intelectual ou de personalidade. Os resultados de cada pessoa vão ser posteriormente comparados com padrões de resultado de uma amostra representativa. Desta forma, os testes psicométricos permitem analisar a variância das aptidões de um determinado indivíduo comparando-o com um conjunto de indivíduos que constituem a amostra representativa. 

Testes de Personalidade:

Os testes de personalidade pretendem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com