TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinamica De Grupo

Ensaios: Dinamica De Grupo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  1.475 Palavras (6 Páginas)  •  924 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Surgimento da Dinâmica dos Grupos

Por volta de 1912, Jacob Levy Moreno, um jovem estudante de medicina começou a observar crianças brincando nos jardins de Viena. Acabava de opor-se a Sigmund Freud e começou a combater a Psicanálise: era contra o distanciamento do terapeuta, a ausência de relação face a face com o paciente, que ficava no divã, alheio, caracterizando a palpável diferença de status.

Moreno volta-se para os problemas das relações profundas, verdadeiras, significativas entre os seres humanos, enfatizando a relação afetiva, de compreensão e comunicação complexas, nos dois sentidos, baseada na empatia entre o EU e o OUTRO.

No entanto, foi com Kurt Lewin, em 1945, que surgiu a expressão Dinâmica dos Grupos, explicando o conceito de dinâmica no sentido habitual da física, como o oposto à estática.

Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia, ação. Quando Kurt Lewin utilizou essa expressão e começou a pesquisar os grupos, seu objetivo era o de ensinar às pessoas comportamentos novos através de Dinâmica de Grupo, ou seja, através da discussão e de decisão em grupo, em substituição ao método tradicional de transmissão sistemática de conhecimentos.

Trata-se de um instrumento que proporciona a definição de objetivos, sejam individuais ou coletivos, bem como, a revisão constante de metas e ações propostas, não permitindo que os indivíduos se distanciem de seus objetivos e questionem-se a respeito de possíveis modificações em suas ideias. Segundo Almeida (1973) a dinâmica de grupos, acima de tudo, funciona como um processo de democratização: leva os indivíduos a participarem e terem responsabilidades e a desenvolverem o espírito de iniciativa. È também um veículo de socialização à medida que proporciona a convivência. Contribui para a formação e, sobretudo, para expressão de ideias lógicas, objetivas e coerentes.

O que é Dinâmica de Grupo?

Dinâmica de grupo é uma ferramenta de estudo de grupos e também um termo geral para processos de grupo. Em psicologia e sociologia, um grupo são duas ou mais pessoas que estão mutuamente conectadas por relacionamentos sociais. Por interagir e influenciarem-se mutuamente, grupos desenvolvem vários processos dinâmicos que os separam de um conjunto aleatório de indivíduos. Estes processos incluem normas, papéis sociais, relações, desenvolvimento, necessidade de pertencer, influência social e efeitos sobre o comportamento. O campo da dinâmica de grupo preocupa-se fundamentalmente com o comportamento de pequenos grupos. Grupos podem ser classificados como agregados, primários, secundários e grupos de categoria, também aplicado em testes para admissão em empregos.

Podemos dizer que Dinâmica de Grupo é um instrumento técnico que põe em movimento um grupo de pessoas através de situações de ensaios da realidade, que permitirão expressões espontâneas de sentimentos e atitudes, muitas vezes levando a pessoa a uma melhor compreensão de si mesma.

O que é Grupo?

O grupo não é apenas um conjunto de pessoas, mas envolve a interação dinâmica entre pessoas que se percebem psicologicamente como membros de um grupo. Os membros de um grupo se comunicam entre si de maneira direta e face a face, razão pela qual cada membro influência e é influenciado pelos outros membros do grupo. Além disso, o grupo apresenta as seguintes características: uma finalidade, ou seja, um objetivo comum; uma estrutura dinâmica de comunicações; e uma coesão interna.

Importância da Dinâmica de Grupo

A importância da Dinâmica de Grupo no que se refere ao desenvolvimento dos valores individuais e coletivos dentro de um determinado segmento social é amplamente reconhecida. Estamos em busca do autoconhecimento, da responsabilidade, da confiança mútua, da integração grupal, da cooperação, da polidez, da benevolência, da capacidade de liderança, de decisão e de iniciativa. A relação que há entre o jogo e trabalho é indissociável, bastando notar o comportamento de nossos ancestrais primitivos. As atividades laboriosas como a caça e a pesca adquiriam característica de jogo.

A dinâmica de grupo permite, a cada grupo em que é aplicada, vários momentos agradáveis e diferentes, os quais proporcionam resultados positivos, no que diz respeito à integração, aprendizagem, motivação, interesse, reflexão e conscientização. Ao longo da prática, pode-se observar mudança de comportamento dos participantes, novo posicionamento às diversas questões apresentadas, eliminação de barreiras interpessoais de comunicação e desenvolvimento de equipes. Os resultados são excelentes e de grande valor para o grupo.

Características e Responsabilidades do coordenador

O Coordenador da dinâmica de grupo precisa ser competente e ágil para poder avaliar todas as pessoas participantes. Geralmente, além do coordenador, participa um ou dois assistentes, dependendo do tamanho do grupo. As responsabilidades do coordenador são inúmeras; conduzir um encontro é motivo para preocupação.

1- Ter claro qual é o objetivo da dinâmica;

2 - Prévio planejamento;

3 - Levantar as possibilidades de acontecimento, objetivando segurança e tranquilidade no processo de condução do grupo (se poderá causar emoções fortes ou despertar sentimentos profundos ou transferências);

4- Preparação do material;

5 – Não passar crenças ou valores pessoais;

6 – Ser ético, manter o sigilo grupal e estimular este sigilo;

7 – Cuidar com o tempo da dinâmica relacionado ao numero de participantes;

8 – Estimular o contato entre os participantes e a participação em si;

Os Elementos de uma Dinâmica

Objetivos: Quem vai aplicar a dinâmica deve ter claro o que se quer alcançar.

Materiais-recursos: Que ajudem na execução e na aplicação da dinâmica (TV, vídeo, som, papel, tinta, mapas...). Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o projetor, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes.

Ambiente-clima: O local deve ser preparado de acordo, para que possibilite a aplicação da dinâmica (amplo, fechado, escuro, claro, forrado, coberto...), onde as pessoas consigam entrar no que está sendo proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com