TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Civil II

Exames: Direito Civil II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

CASO CONCRETO 1

Quatro amigos fazem planos para passar as férias de 20 dias num resort paradisíaco localizado numa praia particular no Caribe, mas como nenhum dos quatro tem dinheiro suficiente para tornar o sonho realidade, resolvem fazer um empréstimo com o Dr. Eugenio, famoso empresário local. Assim, lá se vão Antonio, Bruno, Carlos e Daniel passear, depois de os quatro terem assinado a nota promissória de 40 mil reais a favor de Dr. Eugenio, que irá vencer em 90 dias. Findo este prazo e preocupado em honrar o compromisso, Antonio procura Dr. Eugenio e salda a totalidade da dívida. Pergunta-se:

a) Como a dívida foi assumida pelos quatro amigos, pode o credor aceitar o pagamento total realizado somente por um dos devedores?

Resposta:

Como podemos ver, o direito das obrigações é um artifício técnico utilizado para reforçar o vínculo, facilitando o cumprimento ou a solução da dívida e nesse caso o direito de receber do Dr. Eugenio e o dever de pagar de Antonio, Bruno, Carlos e Daniel.

O artigo 259 do Código Civil, é bem claro e responde muito bem essa questão quanto ao pagamento da divida pelo Antonio.

LEI No 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002.

...

Art. 259. Se, havendo dois ou mais devedores, a prestação não for divisível, cada um será obrigado pela dívida toda.

Parágrafo único. O devedor, que paga a dívida, sub-roga-se no direito do credor em relação aos outros coobrigados.

...

Ou seja, o credor pode sim aceitar o pagamento total realizado somente por um dos devedores, que nesse caso é o Antonio que irá pagar.

b) Antonio poderá cobrar dos amigos co-devedores a cota de cada um deles exigindo a mesma solidariedade existente em relação à dívida com o Dr. Eugenio?

Resposta:

O artigo 259, 264 e 283 do Código Civil, explica quais as obrigações e deveres do credor e devedor.

LEI No 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002.

...

Art. 259. Se, havendo dois ou mais devedores, a prestação não for divisível, cada um será obrigado pela dívida toda.

Parágrafo único. O devedor, que paga a dívida, sub-roga-se no direito do credor em relação aos outros coobrigados.

...

Art. 264. Há solidariedade, quando na mesma obrigação concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda.

...

Art. 283. O devedor que satisfez a dívida por inteiro tem direito a exigir de cada um dos co-devedores a sua quota, dividindo-se igualmente por todos a do insolvente, se o houver, presumindo-se iguais, no débito, as partes de todos os co-devedores.

...

Ou seja, Antonio pode pagar a divida e na sequencia requestar o seu recebimento dos demais.

CASO CONCRETO 2

Quando souberam da difícil situação financeira de Haroldinho, seus melhores amigos Ricardo e Carlito resolveram juntar uma grana e emprestaram 10 mil reais a Haroldinho optando por uma obrigação solidária ativa. Na data aprazada Haroldinho procurou Carlito e devolveu a ele o dinheiro emprestado sem que Ricardo tomasse conhecimento de nada e sem sua autorização para que fosse Carlito a receber o pagamento. Até porque Ricardo e Haroldinho sabem que Carlito nunca foi muito responsável quando o negócio é dinehiro Ocorre que Carlito sumiu com todo o dinheiro. Duas semanas depois, Ricardo procura Haroldinho exigindo que ele pague sua cota-parte da dívida, alegando ter sido lesando por Carlito e que a dívida era contra os dois e por isso deveria obrigatoriamente ter sido paga aos dois e não a um só. Após a leitura do caso acima, responda:

a) Ricardo está com razão? Porquê?

Resposta

Não, conforme o artigo 269 do Código Civil, Haroldinho cumpriu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com