TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Do Idoso

Artigo: Direito Do Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 8

No contexto atual jurídico brasileiro, reconhece-se em todos os campos desta ciência a presença do princípio fundamental e constitucional da dignidade da pessoa humana, art. 1º, III da Carda Magna, de forma que está alicerçada à tutela de outros aspectos humanos, dentre eles o da vulnerabilidade.

Esta vulnerabilidade, inerente a todos, apresenta-se de forma potencial em certo grupo de pessoas, devido à fragilidade física, econômica e psíquica, daí perfaz-se o nexo causal com o idoso, aonde o reconhecimento deste quadro chegou a preceitos constitucionais, como se vislumbra o art. 230 da CF.

De forma a resguardar a igualdade material que merece este grupo, haja vista a vulnerabilidade, o legislador brasileiro editou leis como a 8.842/94, que trata da política nacional do idoso, mas firmando pela lei 10.741/03 o Estatuto do Idoso, no intuito de tratar de vários aspectos jurídicos relacionados à condição jurídica do idoso.

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar como a lei 10.741/03 se insere na diretriz da busca de igualdade material para os idosos perante aos demais cidadãos, em razão de sua potencial vulnerabilidade, buscando relacionar direitos e garantias fundamentais que atendam tais prerrogativas, ou seja, mecanismos de efetivação e concretização presentes em qualquer campo jurídico seja administrativo, civil, processual civil ou penal.

1. DO CONCEITO DE IDOSO E SUA PROTEÇÃO ESPECIAL.

Antes é primordial definir-se o assunto que se trata, bem como a construção para esse conceito e a relevância do estudo que se propõe.

Pois, como já abordado preliminarmente, o idoso é merecedor de tratamento especial devido a peculiaridades sobressaltadas nesta fase de vida. Se apontarmos que a vulnerabilidade por si só não é o suficiente, haja vista que à criança e adolescente também apresentam esta problemática, é relevante lembrar o posicionamento de Nogueira da Gama (2008), sobre a necessidade de tratamento especial do idoso, porque à criança e ao adolescente são tutelados o desenvolvimento da capacidade na condução de sua autonomia, ao idoso assiste-se a perda de capacidade e logo de sua autonomia, degradando-o, em razão de contingências naturais, de capaz para incapaz, quadro alarmante e de especial atenção.

Além do supracitado, outro ponto que se reforça a atenção, é a questão socioeconômica, que no sistema capitalista produtivo vê-se o idoso como economicamente improdutivo, o que aponta para um pensamento cultural de desprestígio à velhice. Então não resta duvida da potencial vulnerabilidade e da importância jurídica que merece o idoso. Ou seja, o amparo defendido aqui e de suma proeminência que além de tratamento constitucional e em leis esparsas é previsto sua proteção inclusive no âmbito internacional, como decorre na Declaração Universal de Direitos Humanos, art. XXV, o qual assim dispõe:

Art. XXV – 1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.

Traçado este quadro relevante, aponta-se uma definição de idoso. O conceito legal de idoso está previsto no artigo primeiro da lei 10.741/03, que evidenciou o critério etário (objetivo), ou seja, pessoas com idade igual ou superior à 60 anos. Porém a doutrina trata de outros critérios a serem somados, o psicobiológico – considerando-se à condição psicológica e fisiológica da pessoa por meio de exame individuais – e o econômico-social – referente ao patamar social da pessoa, onde o hipossuficiente carece de mais cuidados do que o autossuficiente.

Um ponto relevante a respeito do conceito, é que o critério etário adotado pelo estatuto não vigora “erga omnes” em todos os campos do direito material, razão pela qual existe uma relativização deste critério para o exercício de determinados direitos, como é o caso previsto no art. 230, § 2º da CF, onde é garantido ao idoso com mais de 65 anos a gratuidade de transportes coletivos urbanos, dentre outros exemplos. Por fim, até mesmo a lei 8.842/94 traz expressamente que se considera idoso a pessoa com mais de 65 anos.

2. DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – ESTATUDO DO IDOSO.

2.1. Disposições gerais ou preliminares.

No titulo I percebe-se ao longo de seus sete artigos que existe verdadeira mesclagem de garantias constitucionais junto aos demais campos do direito e por seguinte orientaram o resto do diploma.

Quanto ao direito civil percebe-se resguardar os direitos da personalidade, art. 2º do próprio estatuto, aliado ao código civil, art. 11 e 12 e constituição, artigo 5º, X. A despeito da família, o art. 3º, V traz a obrigação de zelar pelo idoso, e caso seja observada essa omissão arcará com a disposição do art. 244 do código penal. Ainda sobre a família é voltada atenção especial aos alimentos, art. 3º, caput que será tratado a seguir.

Em âmbito penal o estatuto mostra preocupação com o ergástulo do idoso, colocando-o em cela especial e separada dos demais presos, art. 3º, I. Além de tratar da prevenção, no sentido de resguardar a integridade física e psicológica do idoso, art. 4º, caput e art. 5º e 6º.

No direito administrativo o estatuto deu atenção também ao sentido preventivo, salientando para meio de fiscalização (poder de polícia) ao atendimento preferencial ao idoso em órgãos públicos e entidades privadas, art. 3º, I e VI, além do art. 4º, § 1º. No âmbito da administração pública é garantido ao idoso o acesso à discussão de políticas públicas no emprego do erário, voltado as suas necessidades e meios de acesso aos recursos criados, art. 3º, II, III, VII e VIII, ainda o art. 7º, que reafirma o compromisso dos conselhos nacional, estadual e municipais do idoso como órgão voltado a garantir os direitos do idoso.

2.2. Do direito à vida, liberdade, ao respeito e à dignidade.

Inicialmente à de se falar em estado natural da vida e que na consequência de suas etapas encerra-se na velhice, enfim o processo de envelhecimento é preservado pelo poder público, mas não significa que o restante da sociedade está eximida deste dever, porém de forma secundária.

Ao se defender o fenômeno personalíssimo do envelhecimento, além de se falar no fenômeno biológico, há de se falar também na assistência extra, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com