TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Estados

Casos: Direito Estados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Direito Estados

>> TÓPICOS INTERDISCIPLINARES >> TEMAS TRANSVERSAIS ARTE,

CULTURA E FILOSOFIA >> Temas Transversais Arte,

Cultura e Filosofia

Título

Temas Transversais Arte, Cultura e Filosofia

Número de aulas por semana

1

Número de semana de aula

3

Tema

Temas Transversais Arte, Cultura e Filosofia

ARTE, CULTURA E FILOSOFIA

Por que um profissional do direito necessita entender um pouco de arte, de cultura e de filosofia?

Esta é uma questão que pode ser o elemento disparador do tema do encontro que irá, a partir da resolução de questões da parte de Formação Geral do ENADE, possibilitar ao aluno noções a respeito de temas relativos à arte, à cultura e à filosofia.

A CULTURA é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.

CULTURA É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.

Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.

A Filosofia espera contribuir para uma reflexão mais profunda sobre as questões relativas ao tema e à partir desta, contribuir para a superação de valores de herança colonial que entravam o desenvolvimento da sociedade.

A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas é a de abrir as portas fechadas. (Ernst Fisher, poeta, filósofo e jornalista austríaco, autor da obra A Necessidade da Arte, 1973).

Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquanto fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder.

1. ENADE 2005 FORMAÇÃO

GERAL

QUESTÃO 5

Leia trechos da carta resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos

“(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração.

Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com