TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Por:   •  14/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA – DINTE

DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL INCLUSIVA II

PROFESSOR: CRISTIANE ALVARES

POLO: PORTO FRANCO DARCY RIBEIRO

ALUNO(A):

Atividade 4:

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Sabemos, no entanto, que as diretrizes são formuladas para manter os direitos e a cultura, por tanto podemos entender como e detalhado as diretrizes e como podemos manter a as culturas afro-brasileira e as africanas.

As políticas de reparações, e o reconhecimento, valorização de ações afirmativas, visando isso com a intenção de reparar tantos problemas que foram causados aos descendentes afro e aos próprios africanos, foi criado essas leis para combater o racismo e incluir os negros na sociedade dando-lhe o poder e a oportunidade de fazer parte da política da sociedade.

Esse tal reconhecimento, ajuda no combate ao racimo algo foi tanto massacrado, pois os negros e suas culturas eram abominação, com essas leis podem assegura e proteger a cultura das pessoas negras, assim como apoiar também, fazendo assim uma sociedade homogênea sem divisões de classes.

No sistema de ensino são elaborados assuntos e temas que deixam a entender tanto as duas culturas, sem desprezar nenhuma respeitando uma a outra. Sem que aconteça qualquer desprezo ou qualquer ação que venha ser interpretado como racismo, para isto a leis os assegura.

A educação das relações étnico-raciais no brasil e meio complicado esse assunto pois estamos em meio a uma sociedade onde temos negros, pardos e brancos assim como o IBGE os classifica, pois ao nascer já somos identificados com uma cor, mas nem sempre os indivíduos aceita a sua própria cor, temos então um conflito com pessoas negras que tem preconceito com a sua própria cor ou até mesmo fazendo racismo com outras pessoas negras, por se achar superior a elas, as vezes temos a situação que o negro discrimina o branco, por ele se achar descendente de pessoa negras que foram massacradas por longos séculos por brancos. Ambas as situação temos conflitos em todos os lados, brancos com negros e o inverso também.

Para reverter essa citação e tentar mudar esse quadro, a escola faz um papel muito importante nesse quadro, podendo não mudar a situação mais sim conscientizar trazendo a si a origem e os aspectos bons e ruins de ambos os lados. Trazendo as histórias e momentos marcantes da nossa sociedade. Pois conscientizando o indivíduo podemos montar uma ideia mais racial para que não venha desprezar uma pessoa só por causa de sua cor ou personalidade.

Temos então mais uma chave fundamental da educação que são os professores, pois este precisa dominar o assunto esclarecendo todos os fatos pois nós não podemos deixar que entenda errado um assunto delicado, podendo reverter toda a situação.

As determinações da cultura Afro-brasileira e africana sabemos que são mais que obrigatórias incluir na grade curricular da educação básica, pois no brasil por se trata de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com