TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direção E Controle Da açaõ Empresarial

Ensaios: Direção E Controle Da açaõ Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

Nesta etapa iremos abortar a organização dentro de uma empresa, esta estrutura também é aplicada em entidades, clubes, hospitais. Esta ferramenta nos da parâmetros para organizar todas as etapas da empresa, como veremos a seguir.

2. Organização

Organização é uma atividade básica da administração. Organizar é compor todos os meios para que a ação empresarial seja viável e possa ser realizada com sucesso.

Temos organização como uma unidade ou entidade social, é dirigida para objetivos, uma vez que é desenhada para alcançar resultados, gerar lucros, proporcionar satisfação social, atender a necessidades dos cidadãos, são organizações como empresa, clubes, hospital, segurança, educação cada qual com sua meta, há administração formal e informal.

A organização formal: é a organização planejada é geralmente aprovada pela direção e transmitida para os funcionários através de normas/manuais da empresa.

A organização informal: foma-se com base nas relações de amizade. É constituída de interações e relacionamentos sociais entre as pessoas.

E há a Organização como Função Administrativa, ela faz parte integrante do processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar. As empresas planejam as atividades antes de serem realizadas, como mostra a figura abaixo:

Há quatro componentes da função: organizar as tarefas, as pessoas, órgãos e relações. A abrangência da Organização, se desdobra em 3 níveis: global, departamental e tarefas e operações, conforme figura abaixo.

A interligação entre desenho organizacional, desenho departamental e desenho de cargos e tarefas.

A organização Global – envolve a empresa como uma totalidade.

A organização Departamental – abrange cada departamento ou unidade da empresa

A organização das Tarefas – focaliza cada tarefa, atividade ou operação especificamente.

2. Desenho Organizacional

O Desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração, define como a empresa ira funcionar e como serão alocados os seus recursos. Procura atender a quatro requisitos fundamentais: - como estrutura básica, como mecanismo de operação, como mecanismo de decisão e como mecanismo de coordenação.

As principais características do desenho organizacional são:

Diferenciação: refere-se a divisão do trabalho em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos como horizontal e vertical

Formalização: refere-se a existência de regras e regulamentos, quanto maior a formalização, mais normas, rotinas, procedimentos há. Ela pode ser por cargo, fluxo de trabalho e regras e regulamentos.

Centralização: implica a concentração das decisões no topo da organização, todas as decisões devem ser levadas para a cúpula aprovar ou decidir.

Integração: refere-se aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização para manter convergência de esforços, os esquemas de integração mais utilizados são: hierarquia administrativa, departamentalização, assessoria, comissões e forças-tarefa, regras e procedimentos, objetivos e planos, arranjo físico ou arquitetura.

3. Tipos de Organização

Há três tipos tradicionais de estrutura organizacional: linear, funcional e linha-staff.

3.1 Organização Linear: tem suas origens dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais.

Características da organização linear são: autoridade linear ou única, linhas formais de comunicação, centralização das decisões, formado piramidal,

Vantagens: estrutura simples e de fácil e clara compreensão, clara definição das responsabilidades, facilidade de implantação, estabilidade, ideal para pequenas empresas, ideal para situação de permanência e estabilidade.

Desvantagens: Estabilidade e constância das relações formais, autoridade linear baseada no comando único direto, exagera a função de chefia e de comando, a unidade de comando torna o chefe um generalista, a medida que a empresa cresce, a estrutura linear conduz inexoravelmente ao congestionamento das linhas formais de comunicação e comunicações indiretas.

3.2 Organização Funcional: é pouco frequente nas empresa, este conceito distingue e especializa, somente funciona em um ambiente estável e rotineiro quando quase nada muda.

Características: autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação, descentralização das decisões, ênfase na especialização.

Vantagens: fornece o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização, permite melhor supervisão técnica possível, desenvolve comunicações diretas e sem intermediação, separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução.

Desvantagens: diluição e consequente perda de autoridade de comando, subordinação múltipla, tendência a concorrência entre especialistas, tendência a tensão e conflitos dentro da organização e confusão quanto aos objetivos.

3.3 Organização linha-staff: a estrutura linear se mostrou insuficiente para proporcionar eficiência e eficácia, ao longo do tempo as unidades e posições de linhas se livraram de uma serie de atividades e tarefas não essenciais para poderem se dedicar exclusivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com