TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Responsabilidade Social E Meio Ambiente Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade

Trabalho Universitário: Disciplina: Responsabilidade Social E Meio Ambiente Aula-tema 03: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor MARCELO FERREIRA PAES BARRETO

Anhanguera Educacional

ANO 2013

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta:

Dimensão Ambiental

 Ela se refere ao modelo de produção e consumos de maneira consciente e responsável, respeitando o meio ambiente e preservando ele.

Dimensão Econômica

 Ela se refere a um aumento na produção , porem aplicando estratégia de uma crescente econimia dos recursos naturais.

Dimensão Social

 Visa a implementação de recursos , parar gerar uma sociedade mais justa , onde todos terão direitos iguais.

Pois se faz necessário a irradicação da miséria , pois a mesma produz impactos negativos ao meio ambiente e a existência do Homem.

Dimensão Politica

 Visa uma integração de instituições governamentais e não governamentais com a sociedade e população ,para que juntos planejem e elaborem estratégias e métodos para alcançar uma sociedade consciente ecologicamente.

Dimensão Cultural

 . Ora, não será possível haver mudança no padrão de consumo e no estilo de vida se não ocorrer uma mudança de valores e comportamentos; se o conceito de felicidade não se afastar do consumir para o usufruir; se não se verificar a transferência da instantaneidade da moda para a durabilidade do produto; se não tivermos pressões para a adoção e valorização, por exemplo, do transporte público e, se possível, para o melhor transporte, o não transporte. O desenvolvimento sustentável, aparentemente, supõe uma reforma intelectual e moral.

cultura. Ora, não será possível haver mudança no padrão de consumo e no estilo de vida se não ocorrer uma mudança de valores e comportamentos; uma sublimação do valor ter mais para o valor ter melhor; se a noção de felicidade não se deslocar do consumir para o usufruir; se não se verificar a transferência da instantaneidade da moda para a durabilidade do produto; se não tivermos pressões para a adoção e valorização, por exemplo, do transporte público e, se possível, para o melhor transporte, o não transporte. O desenvolvimento sustentável, aparentemente, supõe uma reforma intelectual e moral, para usar a velha expressão de Gramsci (1975), de maneira a acolher e estimular a adoção de novas tecnologias e novas formas de viver.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta:

• Ambiental

• Econômica

• Social

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta:

A primeira resposta é a esperança depositada no poder de criação e desenvolvimento tecnológico do homem que tem superado limites dos recursos naturais. Criando soluções e técnicas, para contornar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com